Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Buzar, Márcio Augusto Roma | pt_BR |
dc.contributor.author | Eye, Rudybert Barros Von | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-09T21:23:21Z | - |
dc.date.available | 2024-08-09T21:23:21Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-09 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-18 | - |
dc.identifier.citation | EYE, Rudybert Barros von. Metodologia e políticas públicas para implementação de infraestrutura escolar em comunidades indígenas. Observando os aspectos de sustentabilidade do ambiente construído. 2023. 392 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49731 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como tema a infraestrutura escolar em comunidades
indígenas, e seu recorte geográfico se concentra na região do Território
Etnoeducacional do Rio Negro – TEE-RN. O Censo Escolar de 2021 indica a
existência, no Brasil, de 3.417 escolas indígenas. Destas, 1.109 (32,46%) funcionam
em galpões e assemelhados (ranchos, barracões etc.), locais precários que não
oferecem condições adequadas para o aprendizado. No TEE-RN, constituído pelos
municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Izabel do Rio Negro e Barcelos, no
estado do Amazonas, localizam-se 159 unidades destas instalações inadequadas.
(MEC/INEP, 2021). Este trabalho realiza o estudo da infraestrutura educacional
existente e demandada, por meio de levantamento de dados in situ, abordando de
maneira crítica os desafios metodológicos e conceituais da elaboração de projetos
para a construção de infraestrutura escolar nas comunidades. A discussão iniciou-se
com a revisão teórica e conceitual da produção técnico-científica relacionada ao tema
da infraestrutura educacional indígena, de modo a gerar contribuição ao conhecimento
sobre o tema. A metodologia utilizou ferramentas qualiquantitativas para o
levantamento de dados relacionados às características étnicas, sociais, ambientais e
educacionais das comunidades e de projetos elaborados anteriormente para a região.
A análise desses dados resultou na identificação de lacunas que, se superadas,
poderiam possibilitar melhorias na concepção de projetos voltados às comunidades
indígenas. O trabalho teve como resultado a consolidação de um arcabouço
metodológico, onde se busca estabelecer aspectos relevantes para o
desenvolvimento dos projetos para aplicação em Territórios Etnoeducacionais,
considerando os aspectos técnicos (de arquitetura e de engenharia), tendo como base
os temas sociais, étnicos e ambientais. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Metodologia e políticas públicas para implementação de infraestrutura escolar em comunidades indígenas : observando os aspectos de sustentabilidade do ambiente construído | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infraestrutura escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arquitetura escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Edificações de ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Povos indígenas - educação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The topic of this research is school infrastructure in indigenous communities, with
a focus on the region of the Ethnoeducational Territory of Rio Negro - TEE-RN. The
2021 School Census indicates the existence of 3,417 indigenous schools in Brazil. Of
these, 1,109 (32.46%) operate in sheds or similar structures (shacks, cabins, etc.),
places that do not offer adequate conditions for learning. One hundred and fifty-nine
(159) units of these precarious facilities are located within the TEE-RN, which comprises the municipalities of São Gabriel da Cachoeira, Santa Izabel do Rio Negro and
Barcelos, in the state of Amazonas (MEC/INEP, 2021). The implementation of school
infrastructure in the TEE-RN region is hindered by the difficulties of access and the
precariousness of data collection about communities’ needs. This research studies existing and demanded educational infrastructure, by means of in situ data collection,
and by critically approaching the methodological and conceptual challenges for the
development of projects for construction of school infrastructure in these communities.
This work’s discussion began with a theoretical and conceptual review of the technicalscientific production related to the topic of indigenous educational infrastructure, in order to contribute to knowledge on the topic. The methodology used qualitative and
quantitative tools to collect data related to the ethnic, social, environmental and educational characteristics of the communities and of previous projects for the area. The
analysis of data collected allowed the identification of gaps, which, if surpassed, could
contribute to better project design for indigenous communities. This study resulted in
the development of a methodological framework, that aims to establish relevant aspects for project design in Ethnoeducational Territories, considering technical solution
(architectural and civil), based on social, ethnic and environmental aspects. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|