Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Amorim, Cláudia Naves David | pt_BR |
dc.contributor.author | Sousa, Juliana Andrade Borges de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-09T18:37:47Z | - |
dc.date.available | 2024-08-09T18:37:47Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-09 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-03 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Juliana Andrade Borges de. O planejamento docente no ensino universitário: uma proposta para o ensino de Iluminação nos cursos de Arquitetura e Urbanismo nas Universidades Federais. 2023. 744 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49718 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O planejamento no ensino universitário é essencial no alcance dos objetivos de
aprendizagem; no entanto, envolve conhecimentos pedagógicos que normalmente não
fazem parte do repertório docente no ensino superior. No contexto dos cursos de
Arquitetura e Urbanismo, o planejamento tem um papel especialmente importante por
envolver conhecimentos de natureza aplicada, o que se estende ao campo disciplinar da
Iluminação – crucial na formação dos discentes, por se tratar de um aspecto que afeta
diretamente a experiência e a percepção do espaço. Esta tese tem como objetivo geral
investigar o planejamento e os conhecimentos pedagógicos presentes na prática da
docência no ensino de Iluminação nas faculdades de Arquitetura e Urbanismo de
universidades federais brasileiras, propondo uma reflexão sobre a importância de um
planejamento que promova a realização dos objetivos de formação universitária e que
favoreça a apreensão e síntese de conhecimentos pelos discentes. Partiu-se da hipótese
de que a teoria das tipologias de conteúdo de aprendizagem proposta por Zabala (2007)
pode auxiliar na resposta às questões de planejamento do ensino de iluminação no
âmbito da Arquitetura e Urbanismo, na medida em que, ao considerar a necessidade da
presença dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, os docentes podem
incorporar em seu planejamento de ensino as questões técnicas e os objetivos da
formação universitária, que se relacionam especialmente aos conteúdos atitudinais.
Adotou-se metodologia de pesquisa qualitativa, que contemplou Revisão Sistemática de
Literatura, pesquisa documental - envolvendo a análise de ementas, Projetos
Pedagógicos de Curso (PPCs) e Planos de Curso - e pesquisa de campo, realizada por
meio de entrevistas com docentes de universidades federais selecionadas. As análises
levaram aos seguintes resultados: há grande compatibilidade entre o que se ensina nas
disciplinas voltadas para iluminação nos cursos de Arquitetura e Urbanismo das
universidades federais brasileiras em comparação com o contexto mundial; há uma
tendência à desvalorização do processo de planejamento, percebida na perspectiva
abstrata e reducionista do tema nos discursos docentes entrevistados e nas deficiências
identificadas nos PPCs; as abordagens didáticas adotadas tendem a promover o diálogo
entre teoria e prática - ao contrário do que mencionam diversos autores sobre o ensino
das disciplinas de matriz tecnológica – e ao mesmo tempo, demonstram considerar as
diferentes tipologias de conteúdo de aprendizagem, mas não de forma intencional e
planejada, especialmente no que se refere à dimensão atitudinal (dimensão na qual se
pode desenvolver os objetivos de formação universitária); à medida que os docentes
ganham mais experiência na disciplina, passam a dar maior ênfase aos aspectos
subjetivos e sensíveis da iluminação (aspecto ligado ao âmbito atitudinal); é necessário
promover junto aos docentes de Arquitetura e Urbanismo uma formação pedagógica
que os permitam conceber o planejamento de forma mais concreta, para que
aumentem a efetividade das atividades propostas. Como produto, apresenta-se um
protocolo para desenvolvimento de Plano de Curso que leva em consideração as
discussões presentes ao longo do trabalho. Entende-se que as contribuições
decorrentes desta tese podem ser aplicadas no ensino de diversas áreas do ensino
superior, não se limitando exclusivamente à área de Arquitetura e Urbanismo, nem ao
campo disciplinar específico da Iluminação. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O planejamento docente no ensino universitário : uma proposta para o ensino de Iluminação nos cursos de Arquitetura e Urbanismo nas Universidades Federais | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Iluminação - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação superior - planejamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores universitários | pt_BR |
dc.subject.keyword | Iluminação (Arquitetura e decoração) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Planning in university education is essential in achieving learning objectives; however, it
involves specific pedagogical knowledge that is typically not part of the teaching
repertoire in higher education. In the context of Architecture and Urbanism courses,
planning plays a particularly important role because it involves knowledge of applied
nature, which extends to the disciplinary field of Lighting – crucial in the students'
education, as it directly affects the experience and perception of space. The general
objective of this thesis is to investigate the planning and pedagogical knowledge present
in the teaching practice of Lighting in federal universities' Architecture and Urbanism
faculties in Brazil, proposing a reflection on the importance of planning that promotes
the achievement of university education goals and facilitates the acquisition and
synthesis of knowledge by students. The hypothesis was that the theory of learning
content typologies proposed by Zabala (2007) can assist in addressing the planning
questions of lighting education in the field of Architecture and Urbanism, as it considers
the need for the presence of conceptual, procedural, and attitudinal contents. In their
teaching planning, educators can incorporate technical issues and objectives of
university education, especially related to attitudinal contents. A qualitative research
methodology was adopted, which included documentary research and field research.
Documentary research involved a Systematic Literature Review and the analysis of
syllabi, Course Pedagogical Projects (PPCs), and Course Plans. Field research was
conducted through interviews with educators from selected federal universities. The
analysis led to the following results: there is significant compatibility between what is
taught in lighting-related subjects in Architecture and Urbanism courses at Brazilian
federal universities compared to the global context; there is a tendency to undervalue
the planning process, perceived in the abstract and reductionist perspective of the
theme in the interviewed educators' discourse and the deficiencies identified in the
PPCs; the adopted teaching approaches tend to promote dialogue between theory and
practice – contrary to what several authors mention about teaching technology-related
subjects – and at the same time, they demonstrate consideration for different types of
learning content, but not intentionally and systematically, especially concerning the
attitudinal dimension (a dimension in which university education goals can be
developed); as educators gain more experience in the subject, they tend to emphasize
the subjective and sensitive aspects of lighting (related to the attitudinal dimension); it
is necessary to provide pedagogical training to Architecture and Urbanism educators
that enables them to conceive planning more concretely, in order to enhance the
effectiveness of proposed activities. As a product, a protocol for Course Planning
development is presented, taking into account the discussions throughout the work. It
is understood that the contributions resulting from this thesis can be applied to teaching
various areas of higher education, not limited exclusively to the field of Architecture and
Urbanism or the specific disciplinary field of Lighting. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|