Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Rômulo José da Costa | pt_BR |
dc.contributor.author | Mendonça, Fernanda Antônia Fontes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T20:38:13Z | - |
dc.date.available | 2024-07-31T20:38:13Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-31 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-14 | - |
dc.identifier.citation | MENDONÇA, Fernanda Antônia Fontes. Resiliência - Segurança para encontrar novos caminhos.. 2023. 162 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49403 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O vocábulo resiliência tem ascendência na palavra latina resílio, resilire, que
significa "recuar". O conceito foi desenvolvido e introduzido em pesquisas por Holling,
na década de 1970, que apresentou o termo como uma medida de habilidade dos sistemas
de absorver mudanças e perturbações. O conceito passou a ser empregado na gestão
organizacional das cidades e ampliado para a mobilidade urbana como a capacidade de
um sistema de manter a sua funcionalidade sob interrupções, tempo e recursos necessários
para restaurar o nível de desempenho. Os sistemas que compõem a cidade precisam estar
em equilíbrio. O Sistema Viário é um desses elementos e que até então não havia sido
estudado valendo-se do conceito de resiliência. Essa tese se propôs o desafio de conceber
uma forma de mensurar, avaliar e analisar o sistema viário de duas cidades, mensurando
a resiliência e fazendo a comparação entre elas. A cidade está sempre sujeita a
externalidades, ou seja, eventos que podem alterar o seus funcionamento, como por
exemplo desastres naturais, ou antrópicos, que causam problemas em sua infraestrutura.
Essas falhas podem estar diretamente ligadas ao sistema viário. A partir do uso de
metodologias para análise de redes, como a teoria dos grafos, e ações executáveis, que
visaram obter uma solução para determinado problema matemático, uma ferramenta de
análise espacial e dados disponíveis foi feita a verificação do Sistema Viário das cidades
de Quirinópolis e Jaraguá. Os resultados obtidos mostraram que, independe do tipo da
malha urbana da cidade, se ela é ortogonal ou radio concêntrica, o que traz um maior
entrave para a mobilidade, quando o assunto é deslocamento, é a falta de vias que
permitam manter a circulação com a mesma velocidade para que o tempo de percurso não
seja alterado de forma substantcial. Avaliar a resiliência no sistema viário é um
instrumento de suporte ao planejamento que permite que a cidade continue funcionando
mesmo quando parte de seu sistema viário principal seja interrompido. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Resiliência : segurança para encontrar novos caminhos. | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema viário | pt_BR |
dc.subject.keyword | Resiliência urbana | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Resilience has its roots in the Latin word resilire meaning to “draw back”. The
concept was developed and introduced by Holling, in the 70’s, who presented the term as
a measure of the ability of systems to absorb changes and perturbations. The concept
began to be used in the organizational management of cities and extended to urban
mobility as the ability of a system to maintain its functionality under interruptions, time
and resources necessary to restore the level of performance. The systems that make up
the city need to be in balance. The Road System is one of these elements and that until
then had not been studied using the concept of resilience. This thesis set itself the
challenge of conceiving a way to measure, evaluate and analyze the road system of two
cities, measuring resilience and making a comparison between them. The city is always
subject to externalities such as natural or anthropogenic disasters, which cause problems
in its infrastructure. These failures can be directly linked to the road system. From the use
of methodologies for network analysis, such as graph theory, and executable actions,
which aimed to obtain a solution to a certain mathematical problem, a spatial analysis
tool and available data, the verification of the Road System of the cities of Quirinópolis
was carried out. and Jaraguá. The results obtained showed that, regardless of the type of
urban fabric of the city, whether it is orthogonal or radio-concentric, what brings a greater
obstacle to mobility, when the subject is displacement, is the lack of roads that allow to
maintain circulation with the same speed so that the travel time is not changed
substantially. Evaluating resilience in the road system is an instrument that supports
planning, allowing a city to continue running even when part of its main road system is
interrupted. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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