Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Romeiro, Luiz Antonio Soares | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Grazyelle Pinheiro | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T18:13:09Z | - |
dc.date.available | 2024-07-31T18:13:09Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-31 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-04 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Grazyelle Pinheiro. Direito autoral de músicos no YouTube: regulamentação de distribuição pecuniária. 2024. 113 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49380 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta um panorama geral acerca dos direitos autorais musicais,
assim como a forma de arrecadação e distribuição de retribuições pecuniárias pelo
Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), com foco em lives
patrocinadas. Assim, o texto dissertativo introduz o tema com a legislação brasileira
de direitos autorais e esclarece como ocorre a proteção das obras musicais, bem
como contextualiza o conflito entre ECAD e Youtube com a cobrança paralela e
retroativa das lives patrocinadas. A pesquisa realizada é um estudo de caso e tem
caráter essencialmente qualitativo, com a descrição e a interpretação do fenômeno
estudado, com ênfase em estudo documental, ao mesmo tempo em que foi feito o
cruzamento dos levantamentos com toda a pesquisa bibliográfica já realizada. Como
produto tecnológico, tem-se o material didático para fora do Profnit, em forma de
cartilha de direitos autorais para músicos. Os resultados esperados são que as
comunidades musical, acadêmica e a sociedade como um todo sejam beneficiadas
com o conhecimento gerado acerca das atribuições do ECAD e as formas de
retribuição de autores e titulares de direitos conexos de obras musicais,
principalmente pela execução pública de suas obras na internet e no Youtube. Como
conclusão, verificou-se que é possível haver uma dupla cobrança pelo ECAD se
houver fato gerador diferente, bem como que é ilegal a cobrança retroativa das lives
patrocinadas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Direito autoral de músicos no YouTube: regulamentação de distribuição pecuniária | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direitos autorais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Propriedade intelectual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation presents a general overview of musical copyrights, as well as the way
in which monetary compensation is collected and distributed by the Central Collection
and Distribution Office (ECAD), with focus on sponsored lives. Thus, the dissertation
text introduces the topic with Brazilian copyright legislation and clarifies how musical
works are protected, as well as contextualizing the conflict between ECAD and
Youtube with the parallel and retroactive charging for sponsored lives. The research is
a case study and has an essentially qualitative character, with the description and
interpretation of the phenomenon studied, with an emphasis on documentary study, at
the same time that the surveys were crossed with all the bibliographic research already
carried out. As a technological product, there is teaching material outside of Profnit, as
a copyright primer for musicians. The expected results are that the musical and
academic communities and society will benefit from the knowledge generated about
ECAD's attributions and the forms of retribution for authors and holders of rights related
to musical works, mainly through public performance of his works on the internet and
on YouTube. As a conclusion, it was found that it is possible to have a double charge
by ECAD if there is a different triggering event, and that retroactive charging for
sponsored lives is illegal. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|