Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Silvia Renata Magalhães Lordello Borba | - |
dc.contributor.author | Alencastro, Luiza de Fátima dos Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-30T18:55:01Z | - |
dc.date.available | 2024-07-30T18:55:01Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-27 | - |
dc.identifier.citation | ALENCASTRO, Luiza de Fátima dos Santos de. Brincar, cultura e cuidado: promoção de saúde mental de crianças. 2023. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49343 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este projeto se propôs a investigar estratégias de promoção da saúde mental de
crianças a partir do brincar, da arte e da cultura da infância. Os objetivos específicos
deste trabalho foram: mapear indicadores de promoção de saúde mental por meio do
brincar e das experiências culturais; investigar os impactos da pandemia da COVID-19
na saúde mental de crianças; e mapear a rede pública ampliada de atenção a crianças e
adolescentes no território. Para alcançar esses objetivos, foram criados dois grupos focais
em uma brinquedoteca comunitária localizada na periferia do Distrito Federal, sendo um
grupo com as crianças da instituição e outro com a equipe de profissionais. O estudo foi
transversal e de abordagem qualitativa e a dissertação foi organizada no formato de
artigos. O primeiro artigo, de natureza teórico-conceitual, versa sobre a promoção da
saúde mental de crianças, apresentando a relação desse campo com o brincar e as
experiências culturais. O artigo propõe a construção de uma práxis que seja pautada em
um projeto político e ético no qual as dimensões de diversidade e pluralidade sejam
respeitadas, da mesma maneira, que a necessidade do brincar e das experiências culturais
para a população infantojuvenil seja reconhecida. O segundo artigo analisa os resultados
encontrados na pesquisa realizada com as crianças frequentadoras da brinquedoteca. Os
resultados, analisados de acordo com a análise temática, apontam indicadores de
promoção de saúde mental expressos nas falas das crianças sobre o brincar como fonte de
saúde, aprendizado e laboratório dos afetos. Ademais, os resultados trouxeram dados
sobre os impactos da crise sanitária no brincar, na corporalidade, no desenvolvimento e na saúde das crianças daquele território. O último artigo aborda a pesquisa realizada com
onze profissionais da brinquedoteca. Os dados coletados foram analisados segundo a
análise temática e os resultados apontam o brincar enquanto linguagem das crianças e
ferramenta de diálogo e de fortalecimento de vínculos, assim como a dimensão de
aprendizagem presente no brincar e a intencionalidade política dos educadores ao propor
atividades lúdicas e brincadeiras. A respeito dos impactos da pandemia na saúde mental
das crianças, os resultados demonstram o agravamento dos casos de adoecimento
psíquico e o aumento na condição de vulnerabilidade de crianças e adolescentes.
Observou-se a ausência de equipamentos públicos voltados para o cuidado em saúde
mental de crianças e adolescentes no território e, diante dos resultados obtidos, é urgente
cobrar e exigir do poder público a construção de serviços que desenvolvam ações
específicas em saúde mental, como o CAPSi, ambulatórios em saúde mental e ações de
saúde mental na atenção primária. Outra proposta que surgiu a partir dos dados da
pesquisa foi a construção de dispositivos voltados ao fortalecimento da cultura do brincar
e da infância como parte da rede pública ampliada de atenção para crianças e
adolescentes. Concluímos que é necessário formar uma rede de atuação compartilhada e
colaborativa que crie práticas emancipatórias por meio do brincar, da arte e da cultura
para ser vetor de resistência e transformação subjetiva e social. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Brincar, cultura e cuidado : promoção de saúde mental de crianças | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - saúde mental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lúdico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This project proposed to investigate strategies to promote children's mental health based
on play, art and childhood culture. The specific objectives of this work were: to map
mental health promotion indicators through play and cultural experiences; investigate the
impacts of the COVID-19 pandemic on the mental health of children; and map the
expanded public care network for children and adolescents in the territory. To achieve
these objectives, two focus groups were carried out in a public playroom located on the
outskirts of the Federal District, one group with the institution's children and another with
the professional team. The study was cross-sectional and had a qualitative approach and
the dissertation was organized in the format of articles. The first article, of a theoreticalconceptual nature, deals with the promotion of children's mental health, presenting the
relationship of this field with playing and cultural experiences. The article proposes the
construction of a praxis that is based on a political and ethical project in which the
dimensions of diversity and plurality are respected, in the same way, that the need for
play and cultural experiences for the child and youth population is recognized. The
second article analyzes the results found in the focus group carried out with five children
who frequent the playroom. The results, analyzed according to thematic analysis, point to
indicators of mental health promotion expressed in the children's speeches about playing
as a source of health, learning and a laboratory of affections. In addition, the results
brought about the impacts of the health crisis on playing, on corporality, on development
and on the health of children in this territory. The last article addresses the focus group
carried out with eleven playroom professionals. The collected data were analyzed according to thematic analysis and the results point to playing as a language for children
and a tool for dialogue and strengthening bonds, as well as the learning dimension
present in playing and the political intention of educators when proposing playful
activities and pranks. Regarding the impacts of the pandemic on children's mental health,
the results demonstrate the worsening of cases of psychic illness and an increase in the
condition of vulnerability of children and adolescents. There was a lack of public
equipment aimed at mental health care for children and adolescents in the territory and,
given the results found, it is urgent to charge and demand from the public authorities the
construction of services that develop specific actions in mental health, such as the
CAPSi. Another proposal that emerged from the research results was the construction of
devices aimed at strengthening the culture of playing and childhood as part of the
expanded public care network for children and adolescents. We conclude that it is
necessary to form a network of shared and collaborative action that creates emancipatory
practices through play, art and culture to be a vector of resistance and subjective and
social transformation. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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