Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Costa, Ileno Izídio da | - |
dc.contributor.author | Silva, Franciele Costa | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-30T16:35:58Z | - |
dc.date.available | 2024-07-30T16:35:58Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-20 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Franciele Costa. ‘Eu acredito é na rapaziada’: permanência de estudantes negros/as e periféricos/as na universidade. 2023. 108 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49318 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa dissertação tem como tema a permanência de estudantes negros/as e periféricos/as na
universidade pública. Entende-se que a presença dessas e desses novos atores no âmbito da
educação superior tem se ampliado a cada dia, em função das lutas históricas dos movimentos
negros e sociais que reverberaram em políticas federais e também no âmbito das universidades,
apesar das violências como o racismo. Verifica-se a relevância da Lei 12.711 de 2012, que
institui a obrigatoriedade de todas as universidades e institutos públicos de reservar 50% das
vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, de renda per capita baixa e que se encontrem
nos critérios de raça para estudantes negros, indígenas e pessoas com deficiência. Diante dessa
grande vitória, faz-se o questionamento de que políticas e ações favorecem a permanência desses
e dessas estudantes. Utilizou-se o método de revisão integrativa dos artigos que tivessem como
descritores estudantes negros, universidade e permanência, em seguida pela apresentação do
Decreto que institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil e a legislação referente a
essa medida, recentemente publicada e aprovada no âmbito da Universidade de Brasília – UnB.
A análise foi realizada a partir da busca de articulação dos fatores que sejam necessários para a
permanência de estudantes negros/as e periféricos na universidade, dentro de uma perspectiva
interseccional que visa a compreensão das dinâmicas institucionais e desafios dessas pessoas
para a conclusão de seus cursos e presença saudável na universidade para além da permanência
material, que é essencial. Alguns resultados a partir da articulação com a escrevivência cunhada
por Conceição Evaristo, de relatos pessoais e de estudantes apontam para a necessidade,
portanto, de pesquisas de campo para se chegar à singularidade e particularidade do fenômeno
e escuta direta desses e dessas estudantes que vivenciam a realidade da universidade e são alvo
dessas políticas de assistência. De modo que sejam também participantes e protagonistas nessa
construção, validação das ações que tem sido importante nesse processo, e também de propor
novas áreas em que possivelmente haja lacunas de ação por parte da universidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | ‘Eu acredito é na rapaziada’ : permanência de estudantes negros/as e periféricos/as na universidade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes negros | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidades | pt_BR |
dc.subject.keyword | Permanência escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation thematizes the permanence of black and peripheral students in the public
university. It is understood that the presence of these and these new actors in the field of higher
education has expanded every day, due to the historical struggles of black and social movements
that reverberated in federal policies and also in the scope of universities, despite violence such
as racism. The relevance of Law 12.711 of 2012 is verified, which establishes the obligation of
all universities and public institutes to reserve 50% of the vacancies for students from public
schools, with low per capita income and who meet the criteria of race for black, indigenous
students and people with disabilities. In the face of this great victory, the question arises as to
what policies and actions favor the permanence of these students. The method of integrative
reviewing the articles was used, which had as descriptors black students, university and
permanence, then the presentation of the Decree that institutes the National Student Assistance
Program and the legislation related to this measure, recently published and approved within the
scope of the University of Brasília – UnB. The analysis was carried out from the search for
articulation of the factors that are necessary for the permanence of black and peripheral students
in the university, within an intersectional perspective that aims to understand the institutional
dynamics and challenges of these people for the completion of their courses and healthy
presence in the university beyond the material permanence, which is essential. Some results
from the articulation with the escrevivência coined by Conceição Evaristo, from personal reports
and reports of others students point to the need, therefore, for field research to arrive at the
singularity and particularity of the phenomenon and to listen directly to these students who
experience the reality of the university and are the target of these care policies. So that they are
also participants and protagonists in this construction, validation of the actions that have been
important in this process, and also to propose new areas in which there may be gaps in action
on the part of the university. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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