Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Veiga, Ilma Passos Alencastro | - |
dc.contributor.author | Gomes, Mírian Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-29T20:58:33Z | - |
dc.date.available | 2024-07-29T20:58:33Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-29 | - |
dc.date.submitted | 1998 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Mírian Silva. A prática pedagógica na 5ª série de uma escola pública: os desafios do ensino de História. 1997. 145 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 1997. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49303 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 1997. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta reflexão sobre a prática pedagógica do professor de História aos alunos de 5a série representou o caminho para a busca de possíveis respostas aos questionamentos que vêm me acompanhando nesses quase trinta anos na área educacional. A opção pela disciplina História teve relação com a minha formação acadêmica. Não tive como objetivo analisar os conteúdos de História desenvolvidos em sala de aula, mas como os professores trabalharam com os alunos de 5a série, ou seja, se essa prática contribuiu para a efetivação de um ensino repetitivo e acrítico, ou ao contrário, reflexivo e crítico.Para analisar a prática pedagógica nesse sentido, busquei na Proposta Curricular os aspectos teórico-metodológicos que deveríam nortear as atividades pedagógicas do professor, na tentativa de verificar como o currículo escolar estava sendo operacionalizado no interior da sala de aula. A Secretaria de Educação e a Fundação Educacional do Distrito Federal, quanto ao aspecto pedagógico, destacam que vêm adotando uma filosofia que caracteriza a tendência crítica e que o ensino de História deve provocar no aluno reflexão de natureza histórica, encaminhando-o para outras reflexões na escola e na vida. Para a realização deste estudo, escolhi o Centro Interescolar CASEB, escola pública do Distrito Federal, que atende a alunos de 5a à 8a séries, cuja história de sua criação está inserida na própria história da cidade, pelo fato de ter sido o embrião do ensino público em Brasília. Diante da perspectiva de analisar a prática pedagógica no ensino de História aos alunos de 5a série, optei pela metodologia qualitativa, tendo em vista a necessidade de estar em contato direto com a instituição escolar e com a sala de aula, vivenciando, assim, o contexto onde se dá a relação professor-aluno, através da mediação do conhecimento. Com a metodologia qualitativa, utilizei o Estudo de Caso, vivenciando as três fases que caracterizam esse tipo de pesquisa, como a fase exploratória, a da coleta de dados e a da análise e interpretação dos dados, podendo analisar o contexto da instituição escolar e os documentos relacionados ao desenvolvimento da prática pedagógica do professor e à própria instituição, compreendendo, assim, os depoimentos dos interlocutores em função dos objetivos deste estudo. Na primeira parte deste estudo, mostrei o desenvolvimento de minhas atividades na área educacional, os questionamentos e os objetivos para a realização dessa caminhada. Na segunda parte, apresentei a metodologia utilizada, o modo como foi vivenciada cada fase deste estudo e as dificuldades enfrentadas em diversos momentos. A fundamentação teórica necessária em relação à História como ciência e disciplina curricular; ao currículo escolar e à prática pedagógica repetitiva e reflexiva encontra-se na terceira parte deste estudo. Na quarta parte, apresentei a Proposta Curricular para o ensino de Io e 2o graus para as escolas públicas do Distrito Federal, analisando alguns pontos considerados fundamentais para a prática pedagógica do professor. Destaquei, nessa parte, uma reflexão especial aos alunos de 5a série no contexto da escola, mostrando as suas dificuldades ao ingressar naquela série, a percepção dos envolvidos no processo educativo desses alunos, a visão do aluno em relação à escola, a percepção e reação deles diante da História ensinada, bem como suas sugestões para o ensino de História na série em estudo. Apresentei, também, como ocorreu a prática pedagógica do professor de História que, embora em alguns momentos tenha tentado caminhar no sentido da reflexão, demonstrou o predominou de um ensino repetitivo e acrítico, apesar da Proposta Curricular mencionar um ensino com uma visão crítica e reflexiva. Diante dessa prática pedagógica observada, destaquei aspectos que poderão ser revistos pelo professor e pela direção da escola, em função da qualidade do ensino e para a formação de cidadãos críticos, reflexivos e conscientes de sua participação no desenvolvimento do processo histórico. Finalmente, no balanço dessa trajetória, reconheço que valeu o esforço pelo meu crescimento como profissional e como ser humano, pois, apesar das dificuldades encontradas pelo caminho, pretendo continuar buscando outras possíveis respostas para o que não ficou suficientemente claro até este momento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A prática pedagógica na 5ª série de uma escola pública : os desafios do ensino de História | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | História - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This reflexion about the History teacher's pedagogical practice towards the students from the 5th grade represented the way that leads to the search of possible answers to the questions which have been following me for almost thirty years within the educational area. The option for History as a subject is related to my academical background. It was not my intention to analise the historical contents developed in class, but how teachers work with 5th graded students, in other words, if this practice contributed to the accomplishment of a critical and reflective thinking. To analise the pedagogical practice in that sense, I went through the “Curricular Proposal” to find the theorical methodological aspects which shouldconduct the teacher’s pedagogical activities, in the attempt to verify how the school curriculum was being used in the classroom. The Educational Secretaryship and the Educational Foundation of theFederal District, in relation to the pedagogical aspect, state that have been adopting a critical philosophy towards the student who is supposed to develop a reflexive conscientiousness not only about History but also about life. My studies were developed at CASEB, a public school at the Federal District, which provides schooling to students from 5th to the 8th grades. CASEB is famous for its traditional background, as the oorigin of public teaching in Brasilia. Considering the necessity of being in direct contact with the school and the classroom, I have decided for the qualitative methodology, aiming at the teacher student context, through the mediation of knowledge. XIIIThe “Case Study” was used with that methodology with special attention to the three important scientific steps: the exploratory phase, the collecting phase and the organizing phase. The educational context and the documents related to the developement of the teacher’s pedagogical practice and also to the school itself were analised under the interlocutor’s depositions. The first part of this study shows the development, the questioning, and the objectives of my activities. The second part deals with the methodology itself andhow it has been faced with its difficulties and obstacles. The third part brings the necessary theoretical foundation in relation to History as a curricular science and discipline, in relation to the school curriculum and also to the repetitive and reflexive pedagogical practice. The fourth part approaches the Curricular Proposal to the first and second levels of the public schools in Federal District, highlighting the main points considered fundamental to the teacher’s pedagogical practice. In this part it is shown the difficulty faced by 5th graded students when entering a new phase and all the aspects related to that abrupt change, specially in relation to History. Many aspects within this study will be able to be re-analised by the teachers and principal in the attempt of turning students into critical, reflexive, conscious and participating citizens of the historical process. Finally, it is necessary to state here that the search continues, for the questions which have not been answered throughout the “journey”. | pt_BR |
dc.contributor.email | mrsgomes@terra.com.br | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|