Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Rafael Cerqueira | - |
dc.contributor.author | Caetano, Mateus Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-29T00:08:57Z | - |
dc.date.available | 2024-07-29T00:08:57Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-28 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-02 | - |
dc.identifier.citation | CAETANO, Mateus Ribeiro. Estudo do comportamento mecânico de solos tropicais e materiais britados de pavimentos rodoviários do Distrito Federal e do estado de Roraima. 2024. 275 f., il. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49253 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A vasta extensão territorial brasileira impõe a necessidade de uma malha rodoviária igualmente
extensa. Um aspecto crucial ao projetar e dimensionar os pavimentos está relacionado aos
fatores regionais, que englobam as condições específicas de geologia, clima e relevo. Esses
elementos resultam em processos de intemperismo capazes de gerar solos com características
distintas. Apesar das diferenças nos processos de intemperismo nas regiões norte, de clima
tropical úmido, e na região central do Brasil, de clima tropical semiúmido, ambas apresentam
solos tropicais, alguns com comportamento laterítico e outros não, devido à ocorrência de
diversos processos de formação e alteração desses solos. Os solos, influenciados por variáveis
como mineralogia, granulometria e grau de intemperismo associado, apresentam
comportamento mecânico diversificado. Por outro lado, materiais britados, com composição
mineralógica relativamente estável, são fortemente influenciados pela granulometria e pelo
índice de forma. Essas considerações levantam questionamentos sobre as abordagens mais
adequadas para estruturas de pavimentos flexíveis rodoviários, uma vez que esses pavimentos
estão intrinsecamente ligados às interações de rigidez entre camadas de diferentes propriedades.
Para um melhor entendimento sobre os aspectos associados aos solos do Distrito Federal (DF)
e o estado de Roraima (RR) e britas graduadas do DF, essa pesquisa procedeu com a análise de
diferentes materiais, objetivando a caracterização micro e macroestrutural, bem como o
comportamento mecanístico desses materiais. Notou-se por meio dos resultados que as
classificações e caracterizações forneceram informações que explicam os diferentes
comportamentos mecânicos dos solos e BGS. Assim, não somente o estado de tensões, mas
também a origem e formação dos materiais afetam o comportamento de deformabilidade. Desta
forma, evidenciou-se a importância de uma visão descentralizada dos ensaios puramente
mecânicos, buscando também informações da gênese dos materiais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Estudo do comportamento mecânico de solos tropicais e materiais britados de pavimentos rodoviários do Distrito Federal e do estado de Roraima | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Solos tropicais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mecânica dos pavimentos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Deformação permanente | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Paula,Gisandra faria de | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The vast territorial expanse of Brazil imposes the need for an equally extensive road network.
A crucial aspect in designing and sizing pavements is related to regional factors, which
encompass specific conditions of geology, climate, and terrain. These elements result in
weathering processes capable of generating soils with distinct characteristics. Despite
differences in weathering processes in the northern regions, with a humid tropical climate, and
in the central region of Brazil, with a semi-humid tropical climate, both exhibit tropical soils,
some with lateritic behavior and others not, due to the occurrence of various processes of
formation and alteration of these soils. Soils, influenced by variables such as mineralogy,
particle size distribution, and the degree of associated weathering, exhibit diverse mechanical
behavior. On the other hand, crushed materials, with a relatively stable mineralogical
composition, are strongly influenced by particle size distribution and the shape index. These
considerations raise questions about the most appropriate approaches for flexible road pavement
structures, as these pavements are intrinsically linked to stiffness interactions between layers
with different properties. For a better understanding of the aspects associated with the soils of
the Federal District (DF) and the state of Roraima (RR), and graded aggregates of the DF, this
research proceeded with the analysis of different materials, aiming at micro and macrostructural
characterization, as well as the mechanistic behavior of these materials. It was noted through
the results that classifications and characterizations provided information that explains the
different mechanical behaviors of soils and graded aggregates. Thus, not only the state of stress,
but also the origin and formation of materials affect deformability behavior. In this way, the
importance of a decentralized view of purely mechanical tests was highlighted, also seeking
information on the genesis of materials. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geotecnia | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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