Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Chatelard, Daniela Sheinkman | - |
dc.contributor.author | Rilho, Valéria Machado | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-25T15:06:43Z | - |
dc.date.available | 2024-07-25T15:06:43Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-25 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-28 | - |
dc.identifier.citation | RILHO, Valéria Machado. O olhar en (cena): articulações entre a angústia, a fantasia e a ficção literária. 2023. 132 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49180 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa pesquisa se origina no cenário da clínica psicanalítica com jovens, caracterizada pela
presença massiva da angústia e as formações clínicas dela derivadas. Indaga sobre as
condições que levam os sujeitos ao aprisionamento na cena da angústia em detrimento da
cena da fantasia e do sintoma, e as dificuldades de assumir uma posição desejante decorrente
disso. Busca comprovar a hipótese de que o lugar ao qual se endereça o olhar é a chave
responsável pela mudança de uma cena a outra. Para isso, desenvolve-se através do exame da
função do objeto a, em especial o olhar, como articulador da estrutura da angústia e da
fantasia, tomando três principais referências: o Seminário A angústia, de Lacan; o texto O
criador literário e o fantasiar, de Freud; e o roteiro para teatro, Agatha, de Marguerite Duras. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O olhar en (cena) : articulações entre a angústia, a fantasia e a ficção literária | pt_BR |
dc.title.alternative | Le regard en scène : les articulations entre l’angoisse, le fantasme et la fiction littéraire | pt_BR |
dc.title.alternative | The look (at) scene : articulations between anguish, fantasy and literary fiction | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura - fantasia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ficção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicanálise e literatura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jovens | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research originates in the scenario of psychoanalytic clinics with young people,
characterized by the massive presence of anguish and the clinical forms derived from it. It
inquires about the conditions that lead subjects to be trapped in the scene of anguish to the
detriment of the scene of fantasy and the symptom, and the difficulties of assuming a desiring
position that arises from this. It seeks to prove the hypothesis that the place to which the gaze
is directed is the key responsible for the change from one scene to another. To this end, it is
developed through the examination of the function of the object a, in particular the gaze, as
an articulator of the structure of anguish and fantasy, taking three main references: the
Seminar on Anxiety, by Lacan; the text The Literary Creator and Fantasy, by Freud; and the
theater script, Agatha, by Marguerite Duras. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | Cette recherche prend son origine dans le scénario des cliniques psychanalytiques auprès des
jeunes, caractérisées par la présence massive de l'angoisse et la formation clinique qui en
découle. Elle s'interroge sur les conditions qui conduisent les sujets à être enfermés dans la
scène de l'angoisse au détriment de la scène du fantasme et du symptôme, et sur les difficultés
d'assumer une position désirante qui en découlent. Il cherche à prouver l'hypothèse selon
laquelle le lieu vers lequel le regard est dirigé est la clé responsable du passage d'une scène à l'autre. Pour cela, il est développé à travers l'examen de la fonction de l'objet a, en particulier
du regard, comme articulateur de la structure de l'angoisse et du fantasme, en s'appuyant sur
trois références principales : le Séminaire sur l'Anxiété, de Lacan; le texte Le Créateur
littéraire et la Fantaisie, de Freud; et le scénario de théâtre, Agathe, de Marguerite Duras. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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