Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4910
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao Adriana Dias final_reduzido.pdf5,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAmorim, Cláudia Naves David-
dc.contributor.authorDias, Adriana-
dc.date.accessioned2010-06-04T19:07:40Z-
dc.date.available2010-06-04T19:07:40Z-
dc.date.issued2010-06-04-
dc.date.submitted2009-10-05-
dc.identifier.citationDIAS, Adriana. Avaliação das condições de conforto térmico e acústico de salas de aula em escola de tempo integral: estudo de caso da Escola Padre Josimo em Palmas (TO). 2009. 141 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/4910-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2009.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho expõe a necessidade de obtenção do conforto térmico e acústico em Escolas de Tempo Integral (ETIs) em Palmas - TO. Escolheram-se dois parâmetros: térmico e acústico. O térmico em decorrência das elevadas temperaturas constantes durante o ano e no contexto acústico, em função dos conflitos gerados pelas inúmeras atividades esportivas e artísticas oferecidas nas ETIs, de forma simultânea às do currículo formal. O conforto térmico e acústico podem interferir positivamente no processo de crescimento intelectual dos alunos, pois estão diretamente relacionados ao desempenho do ensino-aprendizagem dos usuários das referidas escolas. Para tanto, coletaram-se os dados de temperatura, umidade e dos níveis de ruídos no interior das salas de aula em horário crítico. Aplicou-se questionário aos professores e demais funcionários da escola, com perguntas abertas e fechadas, relacionadas ao conforto térmico e acústico da edificação. Posteriormente, analisou-se o projeto arquitetônico, considerando-se a implantação do edifício, a forma e a disposição, os materiais aplicados e as aberturas, juntamente com os fatores climáticos de Palmas. De posse dos dados, cruzaram-se as informações coletadas com os parâmetros estabelecidos nas Normas Brasileiras (NBRs) vigentes. Com base nestes elementos, assim como nos conceitos expostos dos renomados autores referentes ao tema, elaboraram-se sugestões para projeto arquitetônico de ETIs em Palmas. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis work presents the necessity to obtain the thermal and acoustic comfort in the full time schools in Palmas – TO. Two standards were.chosen: thermal and acoustic. This was due to the current high temperatures in Palmas and acoustic context, which are conflicts generated by the various artistic and sportive activities offered simultaneously with the formal curriculum in the full time school. The thermal and acoustic comfort. can interfere positively in the intelectual developing of the students because it is related to the teaching and learning performance of the users of the mentioned schools. So that it was possible, temperature and humidity data were registered, and also the sound levels in the classrooms in their peaks. A questionnaire with opened and closed questions related to thermal and acoustic comfort was applied to the teachers and staff. After that, the architectural project was analysed taking into consideration the building implantation, the form and display, materials and also the openings along with the climatic factors in Palmas. Having the available data, these pieces of information were co-related with stablished standarts in the Brazilian Rules (NBRs). Furthermore, reliable authors concepts related to this subject were also used in order to help the suggested architectural project of full time schools in Palmas.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAvaliação das condições de conforto térmico e acústico de salas de aula em escola de tempo integral : estudo de caso da Escola Padre Josimo em Palmas (TO)en
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordEscolas - edifíciosen
dc.subject.keywordAcústica arquitetônicaen
dc.subject.keywordArquitetura e climaen
dc.location.countryBRAen
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.