Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Luiz Carlos Pinheiro | - |
dc.contributor.author | Dias, Shirley Fiuza | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T17:50:53Z | - |
dc.date.available | 2024-07-18T17:50:53Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-15 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Shirley Fiuza. A narrativa como farol: educação sob a perspectiva decolonial, antirracista e intercultural em trajetórias de professores de artes na SEDF. 2023. 214 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49015 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa objetiva pensar a partir da escrita narrativa e (auto)biográfica, aspectos
vinculados com a minha trajetória de formação acadêmica, considerando em particular
o exercício docente no contexto da Educação em Artes Visuais. O campo da pesquisa
narrativa e (auto)biográfica foi utilizado como um meio, um método, um farol para
elucidar questões surgidas tanto na minha prática docente como também pela
narrativa de outros docentes colaboradores. Tais experiências foram vinculadas com
registros de memórias perpassadas por diferentes espaços pedagógicos, vivenciados
em diferentes segmentos de escolarização da educação básica, juntamente a
processos formativos. Desse modo, a narrativa docente, vinculada com os aspectos
das histórias de vida e com o exercício docente, propiciou um olhar atento sobre o
campo das relações étnico-raciais alicerçadas na aplicação da Lei 10.639/03 e
11.645/08. Assim, a pesquisa possibilitou conjecturar em como e de que modo o
ensino de artes visuais dialoga com práticas e estéticas decoloniais, bem como o
enfrentamento antirracista, a partir das reflexões surgidas no decorrer das entrevistas
narrativas em seus contextos escolares. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A narrativa como farol : educação sob a perspectiva decolonial, antirracista e intercultural em trajetórias de professores de artes na SEDF | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de arte - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes visuais - ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação antirracista | pt_BR |
dc.subject.keyword | Decolonialidade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Méndez, María del Rosario Tatiana Fernández | - |
dc.description.abstract1 | This research aims to think through narrative and (auto)biographical writing, aspects
linked to my academic training trajectory, considering in particular the teaching practice
in the context of Education in Visual Arts. The field of narrative and (auto)biographical
research was used as a means, a method, a beacon to elucidate issues that arose
both in my teaching practice and also through the narratives of other collaborating
teachers. Such experiences were linked to records of memories permeated by different
pedagogical spaces, experienced in different segments of basic education, together
with training processe. In this way, the teaching narrative, linked to aspects of life
stories and teaching practice, provided an attentive look at the field of ethnic-racial
relations based on the application of Law 10,639/03 and 11,645/08. Thus, the research
made it possible to conjecture how and in what way the teaching of visual arts
dialogues with decolonial practices and aesthetics, as well as anti-racist confrontation,
especially based on the reflections that emerged during the narrative interviews, in
their school contexts. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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