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2023_MonicaLuciaMolinaSaldarriaga_TESE.pdf3,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorMari, Marcelo-
dc.contributor.authorSaldarriaga, Mónica Lucía Molina-
dc.date.accessioned2024-07-18T16:43:21Z-
dc.date.available2024-07-18T16:43:21Z-
dc.date.issued2024-07-18-
dc.date.submitted2023-03-31-
dc.identifier.citationSALDARRIAGA, Mónica Lucía Molina. Contradiscursos del mito de identidad en la obra de Libia Posada a la luz de la semiotica de la cultura. 2023. 208 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49009-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2023.pt_BR
dc.description.abstractOs imaginários e os elementos que definem a identidade dos grupos sociais são configurados a partir de estruturas simbólicas produtos da linguagem, os quais se difundem por meio de manifestações culturais, que funcionam como despóticos de memória coletiva na semiosfera. Esta pesquisa teve como objetivo analisar como a produção artística de Libia Posada contrasta com os discursos hegemônicos sobre a identidade colombiana, por meio da análise semiótica das obras “Evidencia Clínica II (2007)” e “Signos Cardinales” (2008), gerando uma reflexão a partir do referencial teórico e a perspectiva metodológica proposta pela Semiótica da Cultura. Como resultado, esta análise está estruturada em quatro componentes: o primeiro trará da motivação e o problema de pesquisa como uma introdução. A segunda evidencia as delimitações teóricas conceituais da tese em que se definem os conceitos de cultura, semiosfera, identidade e retrato, bem como a relação entre arte e medicina que caracteriza a produção do artista colombiana. No terceiro componente são trabalhadas as estruturas simbólicas que se entrelaçam e definem a poética do artista, e no último são apresentadas reflexões que mostram como as obras de Posada questionam os discursos que, sobre o tema do território, da identidade, a condição do humano, marcaram a história do povo colombiano. Esse processo de análise abre a possibilidade de pensar as obras como dispositivos de reconhecimento social daqueles que tem sido sistematicamente invisibilizados, negados e apagados da história social e política do país, por meio dos discursos que nascem na instituição e são naturalizados no cotidiano.pt_BR
dc.language.isospapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleContradiscursos del mito de identidad en la obra de Libia Posada a la luz de la semiotica de la culturapt_BR
dc.title.alternativeContradiscursos do mito de identidade na obra da Libia Posada à luz da semiótica da culturapt_BR
dc.title.alternativeCounterdiscurses of the myth of identity in the work of Libia Posada in the light of the semiotics of culturept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordSemióticapt_BR
dc.subject.keywordIdentidade culturalpt_BR
dc.subject.keywordColômbiapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The imaginaries and elements that define the identity of social groups are configured from symbolic structures that are products of language, which are disseminated through cultural manifestations, which function as collective memory devices within the semiosphere. This research aimed to analyze how the artistic production of Libia Posada contrasts with the hegemonic discourses on Colombian identity, through the semiotic analysis of the works “Evidencia Clínica II (2007)” and “Signos Cardinales (2008)”, generating a reflection from the theoreticalmethodological perspective proposed by the Semiotics of Culture. As a result, this analysis is structured into four components: the first deals with motivation and the research problem as an introduction. The second, evidence the conceptual theoretical delimitations of the thesis in which the concepts of culture, semiosphere, identity and portrait, are defined, as well as the relationship between art and medicine that is characteristic of the production of the Colombian artist. The symbolic structures that intertwin and define the artist´s poetics ate worked on in the third component, and in the last component reflection are presented that show how Posada´s works question, instigate and cast doubt on the discourses that, about territory, identity, the condition of human, have marked the history of the Colombian people. This process of analysis opens the possibility of thinking about the works as devices for the social recognition of those who have been systematically made invisible, denied, and erased from the social and political history of the country, through the discourses that are born in the institution and are naturalized in the everyday.pt_BR
dc.description.abstract2Los imaginarios y los elementos que delimitan la identidad de los grupos sociales se configuran a partir de estructuras simbólicas productos del lenguaje, que se difunden a través de las manifestaciones culturales, las cuales funcionan como dispositivos de la memoria colectiva al interior de la semiosfera. Esta investigación tuvo como objetivo analizar como la producción artística de Libia Posada se contrapone a los discursos hegemónicos sobre la identidad colombiana, a través del análisis semiótico de las obras “Evidencia Clínica II (2007)” y “Signos Cardinales (2008)”, generando una reflexión desde la perspectiva teórico metodológica propuestas por la Semiótica de la Cultura. Como resultado, este análisis se estructuro en cuatro componentes: el primero aborda la motivación y el problema de investigación a modo de introducción. El segundo, evidencian las delimitaciones teórico conceptuales de la tesis en las que se definen los conceptos de cultura, semiósfera, identidad y retrato, al igual que la relación arte y medicina que es característica de la producción de la artista colombiana. Las estructuras simbólicas que se entretejen y delimitan la poética de la artista, son trabajados en el tercer componente, y en el último componente se presentan las reflexiones que evidencian como las obras de Posada cuestionan, indagan y ponen en duda los discursos que, sobre el territorio, la identidad, la condición de lo humano, han marcado la historia del pueblo colombiano. Este proceso de análisis abre la posibilidad de pensar las obras como dispositivos de reconocimiento social de aquellos que sistemáticamente han sido invisibilizados, negados y borrados de la historia social y política del país, a través de los discursos que nacen en la institución y se naturalizan en lo cotidiano.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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