Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lignelli, César | - |
dc.contributor.author | Bittes, Rodrigo Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T21:54:11Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T21:54:11Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2023 | - |
dc.identifier.citation | BITTES, Rodrigo Ribeir. Música, atuação e cena na 5ª dentição da Universidade Antropófaga do Teatro Oficina. 2023. 214 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48991 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como tema o estudo de diferentes elementos presentes no
trabalho da 5ª dentição da Universidade Antropófaga do Teatro Oficina, realizado em
2022 na cidade de São Paulo. Aspectos da música, atuação e cena são discutidos e
analisados em primeira pessoa por um pesquisador que participou do laboratório de
experimentos musicais, cantos e composições – também chamado de núcleo 5. São
utilizadas como ferramentas de pesquisa: a gravação do espetáculo; fotos dos ensaios e
de encontros dentro e fora do núcleo 5; o diário de bordo do pesquisador; o texto e o
roteiro que compõem o anexo deste trabalho; as composições musicais do núcleo 5 – bem
como as suas gravações e partitura. A partir dessas ferramentas, pretende-se alcançar os
objetivos da pesquisa que consistem em: documentar e analisar essa dentição em
específico e o rito resultante chamado Cacilda y Carmem: deusas encontram-se na
clandestinidade. Para tanto, faz-se uma breve recuperação histórica do Teatro Oficina, o
relato das experiências de ensaio do Núcleo 5 e o estudo do espetáculo. Também se
pretende apontar uma perspectiva de como ou de quais formas música, atuação e cena
foram trabalhados no Núcleo 5 da 5ª dentição da Universidade Antropófaga. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Música, atuação e cena na 5ª dentição da Universidade Antropófaga do Teatro Oficina | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro Oficina | pt_BR |
dc.subject.keyword | Composição musical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teattro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo criativo | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to study the different elements present at the work of the
5th edition of the Anthropophagus University at Oficina Theatre, that took place in 2022
in São Paulo, Brazil. Music, acting and scene are analyzed and discussed in first hand by
a researcher who was part of the laboratory of musical experiments, singing and
songwriting – also known as group 5. As tools, this research uses: the video recording of
the play; photos of rehearsals and meetings within and out of group 5; the researcher’s
logbook; the text and the script that are in the appendix of this work; the songs written by
group 5 – as well as their recordings and music sheets. By using these tools, this research
intends to fulfill its goals: the documentation and analysis of this edition in particular and
the resulting play called Cacilda y Carmem: deusas encontram-se na clandestinidade.
For such, a brief historical record of Oficina Theatre, an experience report of group 5 and
the study of the play will be made. The research also intends to answer how music, acting
and scene were structured and worked in the group 5 of the 5th edition of the
Anthropophagus University. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|