Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bianco, Nelia Rodrigues Del | pt_BR |
dc.contributor.author | Lessa, Alessandra Siqueira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T14:14:55Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T14:14:55Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-04 | - |
dc.identifier.citation | LESSA, Alessandra Siqueira. Comunicação pública, transparência e participação: a atuação das Ouvidorias no Poder Legislativo. 2022. 235 f. Tese (Doutorado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48952 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2023.Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A tese buscou delimitar o ponto de interseção entre os conceitos de transparência e
participação no âmbito das ouvidorias públicas, sugerindo que o cruzamento entre esses dois
eixos ocorre pela via da comunicação. Nesse sentido, a aplicação do princípio da
transparência orienta as ouvidorias a acionarem mecanismos de comunicação pública para que
estas promovam a publicidade das informações, a prestação de contas e a participação do
cidadão nas democracias. Do mesmo modo, as leis que dizem respeito à atuação da ouvidoria
pública delimitam os requisitos para que essa participação ocorra, sendo necessário viabilizar
dispositivos para o acesso, a interação e a influência dos cidadãos junto aos órgãos do poder
público, o que também é propiciado por meio de instrumentos de comunicação. Chega-se,
então, a partir da revisão bibliográfica da literatura proveniente de teorias da Comunicação
Pública, do Direito e da Ciência Política, ao pressuposto deste trabalho: a ouvidoria é
orientada pelo princípio da transparência a utilizar instrumentos de comunicação para
promover a participação social na administração pública. Partindo dessa discussão primordial,
a pesquisa analisou os documentos normativos e institucionais que regulam e informam sobre
a atividade de ouvidoria parlamentar. Na sequência, buscou-se identificar como ocorre o uso
de instrumentos de comunicação pública nos sites institucionais das ouvidorias de casas
legislativas brasileiras vis a vis a teoria estudada. A atuação comunicacional dessas ouvidorias
nas páginas dos respectivos sites institucionais foi analisada a partir da perspectiva da
sociologia da ação pública (LASCOUMES; LE GALÈS, 2012), que atribui importância a
instrumentos, ideias, indivíduos e interesses que compõem uma instituição. Nessa fase, foram
observados os instrumentos de informação e de diálogo (DUARTE, 2009) que promovem a
transparência das ouvidorias a partir da publicação de conteúdos nas páginas dos parlamentos
na internet. A coleta de informações nessa etapa auxiliou na produção de indicadores para
avaliar o nível de transparência das ouvidorias parlamentares a partir do uso dos instrumentos
de comunicação nos sites institucionais. Os indicadores foram criados com base em
metodologia produzida pelo Senado Federal (BRASIL, 2015), com a finalidade avaliar a
transparência do poder legislativo. Como resultado da aplicação do Índice, o estudo constatou
a ampla diferença de escores entre as duas ouvidorias que compõem o legislativo federal e
aquelas situadas no Distrito Federal e nos estados, tendo as primeiras obtido as melhores
pontuações. Diferentemente da Câmara e do Senado, 17 casas legislativas estaduais não
disponibilizam informação a respeito das normas que regulam a atividade de ouvidoria. Além
disso, o Índice revelou que nenhuma das casas legislativas analisadas publica as providências
adotadas diante das manifestações apresentadas pela sociedade. Conclui-se, desse modo, que,
além de aprimorar os mecanismos para acesso e interação, as ouvidorias legislativas ainda
precisam atender ao requisito de publicidade de uma prestação de contas que atenda aos
desígnios da lei, informando sobre como as manifestações influenciaram as decisões políticas
e administrativas das casas legislativas. Assim, retoma-se o pressuposto deste trabalho,
considerando que, para além de ser vetor de transparência para toda administração pública, a
própria ouvidoria deve ser transparente para viabilizar a melhor participação do cidadão no
poder público. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Comunicação pública, transparência e participação : a atuação das Ouvidorias no Poder Legislativo | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ouvidorias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Poder Legislativo - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transparência pública | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The thesis sought to delimit the point of intersection between the concepts of transparency
and participation in the scope of public ombudsman offices, suggesting that the crossing
between these two axes occurs through communication. In this sense, the application of the
principle of transparency directs ombudsman-in-law to trigger public communication
mechanisms to promote the publicity of information, accountability and citizen participation
in democracies. Similarly, the laws that concern the performance of the public ombudsman
delimit the requirements for this participation to occur, and it is necessary to enable devices
for access, interaction and influence of citizens with the organs of the public authorities,
which is also provided through communication instruments. It is, then, from the literature
review derived from theories of Public Communication, Law and Political Science, to the
presupposition of this work: the ombudsman is guided by the principle of transparency to use
communication instruments to promote social participation in public administration. Based on
this primordial discussion, the research analyzed the normative and institutional documents
that regulate and inform about the activity of parliamentary ombudsman. Next, we sought to
identify how the use of public communication instruments occurs in the institutional websites
of the ombudsman's office of Brazilian legislative houses vis-in-view of the theory studied.
The communication allocated to these ombudsman's office on the pages of the respective
institutional sites was analyzed from the perspective of the sociology of public action
(LASCOUMES; LE GALÈS, 2012), which attaches importance to instruments, ideas,
individuals and interests that make up an institution. In this phase, the information and
dialogue instruments (DUARTE, 2009) were observed that promote the transparency of the
ombudsman's services from the publication of content on the pages of parliaments on the
Internet. The collection of information in this stage helped in the production of indicators to
assess the level of transparency of parliamentary ombudsman's services from the use of
communication tools in institutional websites. The indicators were created based on a
methodology produced by the Federal Senate (BRASIL, 2015), with the purpose of evaluating
the transparency of the legislative power. As a result of the application of the Index, the study
found the wide difference in scores between the two ombudsman's agencies that make up the
federal legislature and those located in the Federal District and the states, with the former
obtaining the best scores. Unlike the House and Senate, 17 state legislative houses do not
provide information about the rules that regulate ombudsman activity. In addition, the Index
revealed that none of the legislative houses analyzed publishes the measures adopted in the
face of the manifestations presented by society. Thus, it is concluded that, in addition to
improving the mechanisms for access and interaction, the legislative ombudsman still needs
to meet the requirement of publicity of an accountability that meets the design of the law,
informing about how the demonstrations influenced the political and administrative decisions
of the legislative houses. Thus, the assumption of this work is resumed, considering that, in
addition to being a vector of transparency for all public administration, the ombudsman itself
must be transparent to enable the better participation of the citizen in the public power. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | La tesis buscó delimitar el punto de intersección entre los conceptos de transparencia y
participación en el ámbito de las defensorías públicas, sugiriendo que el cruce entre estos dos
ejes se produce a través de la comunicación. En este sentido, la aplicación del principio de
transparencia ordena al defensor del pueblo a activar mecanismos de comunicación pública
para promover la publicidad de la información, la rendición de cuentas y la participación
ciudadana en las democracias. Del mismo modo, las leyes que se refieren a la actuación del
defensor público delimitan los requisitos para que esta participación se produzca, y es
necesario habilitar dispositivos de acceso, interacción e influencia de los ciudadanos con los
órganos de los poderes públicos, lo que también se proporciona a través de instrumentos de
comunicación. Es, entonces, desde la revisión bibliográfica derivada de las teorías de la
Comunicación Pública, el Derecho y la Ciencia Política, hasta la presuposición de este
trabajo: el defensor del pueblo se guía por el principio de transparencia para utilizar
instrumentos de comunicación para promover la participación social en la administración
pública. A partir de esta discusión primordial, la investigación analizó los documentos
normativos e institucionales que regulan e informan sobre la actividad del defensor del pueblo
parlamentario. A continuación, se buscó identificar cómo se produce el uso de instrumentos
de comunicación pública en los sitios web institucionales de la defensoría del pueblo de las
cámaras legislativas brasileñas en vista de la teoría estudiada. La comunicación asignada a
estas defensorías del pueblo en las páginas de los respectivos sitios institucionales fue
analizada desde la perspectiva de la sociología de la acción pública (LASCOUMES; LE
GALÈS, 2012), que concede importancia a los instrumentos, ideas, individuos e intereses que
conforman una institución. En esta fase se observaron los instrumentos de información y
diálogo (DUARTE, 2009) que promueven la transparencia de los servicios de la Defensoría
del Pueblo a partir de la publicación de contenidos en las páginas de los parlamentos en
Internet. La recopilación de información en esta etapa ayudó a la producción de indicadores
para evaluar el nivel de transparencia de los servicios del Defensor del Pueblo Parlamentario a
partir del uso de herramientas de comunicación en los sitios web institucionales. Los
indicadores fueron creados con base en una metodología elaborada por el Senado Federal
(BRASIL, 2015), con el propósito de evaluar la transparencia del poder legislativo. Como
resultado de la aplicación del Índice, el estudio encontró la amplia diferencia de puntajes entre
las dos dependencias de la Procuraduría que conforman la legislatura federal y las ubicadas en
el Distrito Federal y los estados, obteniendo las primeras las mejores calificaciones. A
diferencia de la Cámara de Representantes y el Senado, 17 cámaras legislativas estatales no
proporcionan información sobre las reglas que regulan la actividad del defensor del pueblo.
Además, el Índice reveló que ninguna de las cámaras legislativas analizadas publica las
medidas adoptadas frente a las manifestaciones presentadas por la sociedad. Así, se concluye
que, además de mejorar los mecanismos de acceso e interacción, el defensor del pueblo
legislativo aún necesita cumplir con el requisito de publicidad de una rendición de cuentas
que cumpla con el diseño de la ley, informando sobre cómo las manifestaciones influyeron en
las decisiones políticas y administrativas de las cámaras legislativas. Así, se retoma el
supuesto de este trabajo, considerando que, además de ser un vector de transparencia para
toda la administración pública, el propio defensor del pueblo debe ser transparente para
posibilitar la mejor participación del ciudadano en el poder público. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|