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Título: O processo administrativo eletrônico e os impactos na gestão de documentos arquivísticos : um estudo sobre o caso da Universidade de Brasília
Autor(es): Nunes, Renan Maia
Orientador(es): Sousa, Renato Tarciso Barbosa de
Assunto: Arquivologia
Gestão de documentos
Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
Tecnologia da informação e comunicação
Universidade de Brasília (UnB)
Data de publicação: 17-Jul-2024
Referência: NUNES, Renan Maia. O processo administrativo eletrônico e os impactos na gestão de documentos arquivísticos: um estudo sobre o caso da Universidade de Brasília. 2023. 166 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que maneira a utilização do processo administrativo eletrônico, na Universidade de Brasília, impactou nos procedimentos e operações técnicas da gestão de documentos, de modo a compreender se a gestão de documentos se alterou no ambiente digital. A metodologia adotada nesta pesquisa é caráter descritivo e qualitativo, trata-se de um estudo de caso a partir da realidade observada na Universidade de Brasília. A análise comparativa do contexto anterior a implementação do processo administrativo eletrônico, com o contexto posterior a sua implementação, teve como referencial principal a atuação dos arquivistas da Coordenação de Gestão de Documentos do Arquivo Central no desenvolvimento das funções arquivísticas criação, classificação, avaliação e descrição. Para compreender os aspectos relacionados à governança arquivística foi realizada uma entrevista com o Diretor do Arquivo Central. Como resultado, observou-se que o contexto de produção de documentos arquivísticos digitais requer do arquivista a reflexão sobre os fundamentos da área e a melhor maneira de aplicá-los no tratamento de documentos digitais. Considerando o problema desta pesquisa, podese concluir que a gestão de documentos não se alterou no ambiente digital, ela teve que se adequar ao novo ambiente, tendo em vista as especificidades do documento arquivístico digital. O processo administrativo eletrônico fomentou novas reflexões teóricas e metodológicas sobre como realizar os procedimentos e operações técnicas da gestão de documentos no ambiente digital do Sistema Eletrônico de Informações(SEI).Considerando o objetivo geral da pesquisa, conclui-se que os principais impactos do processo administrativo eletrônico na gestão de documentos da UnB foram a maior qualificação da gestão de documentos realizada pela universidade, a maior aproximação de todos os servidores da universidade com prática arquivística, ao utilizarem o SEI e o fomento à discussão sobre a gestão do documento arquivístico digital em sentido amplo no contexto da UnB.
Abstract: This research aims to analyze how the use of the electronic administrative process at the University of Brasilia impacted on the procedures and technical operations of records management, in order to understand whether records management has changed in the digital environment. The methodology adopted in this research is descriptive and qualitative, it is a case study from the reality observed at the University of Brasilia. The comparative analysis of the context prior to the implementation of the electronic administrative process with the context after its implementation had as its main reference the performance of the archivists of the Coordenação de Gestão de Documentos in the development of archival functions creation, classification, evaluation and description. To understand the aspects related to archival governance, an interview was conducted with the Director of Arquivo Central. As a result, it was observed that the context of production of digital archival documents requires the archivist to reflect on the fundamentals of the area and the best way to apply them in the treatment of digital records. Considering the problem of this research, it can be concluded that the records management did not change in the digital environment, it had to adapt to the new environment, in view of the specificities of the digital records. The electronic administrative process fostered new theoretical and methodological reflections on how to perform the procedures and technical operations of records management in the digital environment in the Sistema Eletrônico de Informações(SEI). Considering the general objective of the research, it is concluded that the main impacts of the electronic administrative process on the management of records of UnB were the greater qualification of records management carried out by the university, the greater approximation of all university workers with archival practice when using the SEI and the promotion of discussion on the management of the digital records in a broad sense in the context of UnB.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
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