Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Teixeira, Carla Costa | - |
dc.contributor.author | Rabelo, Mariana Cintra | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-15T22:56:15Z | - |
dc.date.available | 2024-07-15T22:56:15Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-15 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-16 | - |
dc.identifier.citation | RABELO, Mariana Cintra. “Uma mudança de cultura muito grande”: políticas da imaginação na institucionalização do projeto piloto do Novo Ensino Médio no Distrito Federal. 2023. 297 f., il. Tese (Doutorado em Antropologia Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48889 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Reforma do ensino médio de 2016, batizada por Novo Ensino Médio (NEM), tem seu
histórico marcado por objeções por parte de membros das comunidades escolares das redes
públicas de ensino e da academia brasileira, bem como carrega o simbolismo de ter sido uma
política de ensino promovida por grandes institutos privados. Na Secretaria de Estado de
Educação do Distrito Federal (SEEDF), a construção de uma proposta local a ser implantada
na rede pública de ensino ficou a cargo da Diretoria de Ensino Médio (DIEM). No contexto de
implementação de um projeto piloto a se iniciar em 2020, ganharam centralidade os esforços
de definição sobre o que deveria vir a ser os tempos escolares a comporem a parte flexível do
currículo, então chamada por Itinerários Formativos. A Reforma pautara que os estudantes
deveriam escolher as formas de oferta que cursariam nos Itinerários, de modo que a escolha foi
admitida na DIEM enquanto fator que, entre outros, possibilitaria a promoção de uma mudança
muito grande da cultura da escola. Nesse cenário, o problema da motivação do jovem para se
formar no ensino médio se somava ao fortalecimento do paradigma de que o ensino e as
avaliações deveriam garantir e acompanhar as aprendizagens de cada estudante. Em meio a
deslocamentos, negociados e disputados, das figuras relacionais do professor e do estudante,
despontou uma ética da autorresponsabilidade que permitiria o reenquadramento do papel
escolar enquanto instrumento de produção do sujeito unitário a ser subjetivado face seu futuro.
A presente tese se debruça sobre os processos de institucionalização do Novo Ensino Médio a
partir da realização de etnografia na Diretoria de Ensino Médio (DIEM) da Secretaria de
Educação do DF. As análises se desenvolvem na intersecção entre: uma Antropologia das
práticas de poder, a partir de uma investigação de inspiração foucaultiana acerca dos
dispositivos disciplinares e de segurança acionados no campo empírico; e o campo das
etnografias das instituições, que se voltam para o dia a dia das organizações para compreender
como se sedimentam e se transformam as configurações institucionais, nos termos de Mary
Douglas, em suas dimensões morais, cognitivas e práticas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | “Uma mudança de cultura muito grande” : políticas da imaginação na institucionalização do projeto piloto do Novo Ensino Médio no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Institucionalização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Novo Ensino Médio | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The 2016 secondary education reform, baptized as Novo Ensino Médio (NEM), has a history
of objections from members of the public schools and the Brazilian academy. As well it carries
the symbolism of having been a policy promoted by big private institutes. At the state
department of education of the Federal District (SEEDF), the construction of a local proposal
to be implemented in the public system was the responsibility of the Diretoria do Ensino Médio
(DIEM) board. In that context, took central efforts the deffinition of what should compose the
flexible part of the curriculum, then called Itinerários Formativos. The Reform has stablished
that students should choose what they would attend, then choice was admitted as special factor
that, among others, would promote a very large change in the school's culture. At the
implementation work, the problem of young's motivation to graduate from high school was
added to the paradigm that teaching and assessments should guarantee and accompany each
student's habilities learning. Those changes caused negociations and disputes about the
simbolism of the teacher and of the student, and an ethics of self-responsibility emerged
allowing a reframing of the school role: it would be an instrument of a self reification. The
present thesis focuses on the processes of institutionalization of the Novo Ensino Médio policy
thought an ethnography at the Board of Secondary Education (DIEM). The analyzes are
developed from two main references: from an Anthropology of power practices, with a specific
foulcautian inspiration to question how de the discipline and the police devices are manage at
the empirical field; and form the ethnographic studies realialized in the daylife of organizations
and interested on how the institutions are consolidated or transformed, taking Mary Douglas by
reference, in their moral, cognitive and practical dimensions. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Antropologia (ICS DAN) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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