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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/48889
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MarianaCintraRabelo_TESE.pdf5,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTeixeira, Carla Costa-
dc.contributor.authorRabelo, Mariana Cintra-
dc.date.accessioned2024-07-15T22:56:15Z-
dc.date.available2024-07-15T22:56:15Z-
dc.date.issued2024-07-15-
dc.date.submitted2023-06-16-
dc.identifier.citationRABELO, Mariana Cintra. “Uma mudança de cultura muito grande”: políticas da imaginação na institucionalização do projeto piloto do Novo Ensino Médio no Distrito Federal. 2023. 297 f., il. Tese (Doutorado em Antropologia Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48889-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA Reforma do ensino médio de 2016, batizada por Novo Ensino Médio (NEM), tem seu histórico marcado por objeções por parte de membros das comunidades escolares das redes públicas de ensino e da academia brasileira, bem como carrega o simbolismo de ter sido uma política de ensino promovida por grandes institutos privados. Na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), a construção de uma proposta local a ser implantada na rede pública de ensino ficou a cargo da Diretoria de Ensino Médio (DIEM). No contexto de implementação de um projeto piloto a se iniciar em 2020, ganharam centralidade os esforços de definição sobre o que deveria vir a ser os tempos escolares a comporem a parte flexível do currículo, então chamada por Itinerários Formativos. A Reforma pautara que os estudantes deveriam escolher as formas de oferta que cursariam nos Itinerários, de modo que a escolha foi admitida na DIEM enquanto fator que, entre outros, possibilitaria a promoção de uma mudança muito grande da cultura da escola. Nesse cenário, o problema da motivação do jovem para se formar no ensino médio se somava ao fortalecimento do paradigma de que o ensino e as avaliações deveriam garantir e acompanhar as aprendizagens de cada estudante. Em meio a deslocamentos, negociados e disputados, das figuras relacionais do professor e do estudante, despontou uma ética da autorresponsabilidade que permitiria o reenquadramento do papel escolar enquanto instrumento de produção do sujeito unitário a ser subjetivado face seu futuro. A presente tese se debruça sobre os processos de institucionalização do Novo Ensino Médio a partir da realização de etnografia na Diretoria de Ensino Médio (DIEM) da Secretaria de Educação do DF. As análises se desenvolvem na intersecção entre: uma Antropologia das práticas de poder, a partir de uma investigação de inspiração foucaultiana acerca dos dispositivos disciplinares e de segurança acionados no campo empírico; e o campo das etnografias das instituições, que se voltam para o dia a dia das organizações para compreender como se sedimentam e se transformam as configurações institucionais, nos termos de Mary Douglas, em suas dimensões morais, cognitivas e práticas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title“Uma mudança de cultura muito grande” : políticas da imaginação na institucionalização do projeto piloto do Novo Ensino Médio no Distrito Federalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordInstitucionalizaçãopt_BR
dc.subject.keywordNovo Ensino Médiopt_BR
dc.description.abstract1The 2016 secondary education reform, baptized as Novo Ensino Médio (NEM), has a history of objections from members of the public schools and the Brazilian academy. As well it carries the symbolism of having been a policy promoted by big private institutes. At the state department of education of the Federal District (SEEDF), the construction of a local proposal to be implemented in the public system was the responsibility of the Diretoria do Ensino Médio (DIEM) board. In that context, took central efforts the deffinition of what should compose the flexible part of the curriculum, then called Itinerários Formativos. The Reform has stablished that students should choose what they would attend, then choice was admitted as special factor that, among others, would promote a very large change in the school's culture. At the implementation work, the problem of young's motivation to graduate from high school was added to the paradigm that teaching and assessments should guarantee and accompany each student's habilities learning. Those changes caused negociations and disputes about the simbolism of the teacher and of the student, and an ethics of self-responsibility emerged allowing a reframing of the school role: it would be an instrument of a self reification. The present thesis focuses on the processes of institutionalization of the Novo Ensino Médio policy thought an ethnography at the Board of Secondary Education (DIEM). The analyzes are developed from two main references: from an Anthropology of power practices, with a specific foulcautian inspiration to question how de the discipline and the police devices are manage at the empirical field; and form the ethnographic studies realialized in the daylife of organizations and interested on how the institutions are consolidated or transformed, taking Mary Douglas by reference, in their moral, cognitive and practical dimensions.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Sociais (ICS)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Antropologia (ICS DAN)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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