Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lameiras, Rodrigo de Melo | pt_BR |
dc.contributor.author | Sobral, Rafael de Almeida | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-15T20:58:47Z | - |
dc.date.available | 2024-07-15T20:58:47Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-15 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-12 | - |
dc.identifier.citation | SOBRAL, Rafael de Almeida. Análise numérica-experimental de uma ponte metroviária de concreto: estudo de caso. 2023. xv, 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil) — Universidade De Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48879 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil, Faculdade de Tecnologia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O monitoramento de estruturas está crescendo em importância devido às demandas da
sociedade sobre segurança, confiabilidade e gerenciamento econômico da infraestrutura
envelhecida. Após a demanda inicial de construção, é natural que haja preocupação por parte
dos gestores para temas relativos ao monitoramento, detecção, estimativa e previsão de danos
e vida útil das estruturas. No contexto das grandes cidades brasileiras, que apresentam parte de
sua infraestrutura rodoviária e metroviária com muitos anos de utilização, há necessidade de
avaliação mais detalhada da integridade das grandes estruturas, como pontes e viadutos, que
não pode ser completamente atendida apenas com inspeções visuais. Nesse sentido, o
monitoramento de vibração e a modelagem estrutural analisando as características dinâmicas e
estáticas da estrutura tornou-se uma excelente técnica de investigação para avaliação e previsão
da integridade estrutural de grandes estruturas. Sendo agora um campo de estudo e aplicação
maduro, tem vários benefícios, como fácil implementação e uma consistência razoável nos
parâmetros medidos. Este trabalho apresenta a análise numérica-experimental modelagem da
ponte em concreto protendido sobre o Córrego Vicente Pires do Sistema Metroviário de
Brasília, visando a identificação de parâmetros modais como frequências naturais e formas
modais, e de padrões de deslocamento e deformação. Também foi realizado testes de impulso
e vibração ambiente realizados em uma laje em escala real e um sistema profissional com de
um sistema multinó sem fio SHM baseado em vibração de baixo custo, baseado na plataforma
Arduino, para identificação de parâmetros modais em infraestruturas civis e comparado com
um sistema profissional de acelerômetros, o mesmo utilizado no monitoramento da ponte
metroviária. Os dados obtidos do sistema proposto nos testes de impulso permitiram estimar
frequências naturais dentro de 2%, e valores de Modal Assurance Criteria (MAC) em torno de
0,3 a 0,9, em relação aos estimados com o sistema profissional. No entanto, o sistema de baixo
custo não foi capaz de produzir dados utilizáveis em testes de vibração ambiente. Pode se
concluir que os resultados experimentais e numéricos apresentaram boa correlação e que as
condições atuais da ponte estão de acordo com as hipóteses básicas de projeto. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise numérica-experimental de uma ponte metroviária de concreto : estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pontes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Integridade estrutural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise modal | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The monitoring of structures is growing in importance due to society's demands on safety,
reliability and economic management of aging infrastructure. After the initial demand for
construction, it is natural that there is concern on the part of managers for issues related to the
monitoring, detection, estimation and prediction of damage and useful life of structures. In the
context of large Brazilian cities, which have part of their road and subway infrastructure with
many years of use, there is a need for a more detailed assessment of the integrity of large
structures, such as bridges and viaducts, which cannot be completely met only with visual
inspections. In this sense, vibration monitoring and structural modeling analyzing the dynamic
and static characteristics of the structure has become an excellent monitoring technique for
evaluating and predicting the structural integrity of large structures. Being now a mature field
of study and application, it has several benefits, such as easy implementation and a reasonable
consistency in the measured parameters. This work presents the numerical-experimental
analysis modeling of the bridge in prestressed concrete over the Vicente Pires Stream of the
Brasilia Subway System, aiming at the identification of modal parameters such as natural
frequencies and modal forms, and patterns of displacement and deformation. Impulse and
ambient vibration tests were also carried out on a full-scale slab and a high-grade system with
a low-cost vibration-based SHM wireless multinode system, based on the Arduino platform,
for identification of modal parameters in civil infrastructures and compared with a professional
accelerometer system, The same used in the monitoring of the subway bridge. The data
obtained from the proposed system in the impulse tests allowed to estimate natural frequencies
within 2%, and Modal Assurance Criteria (MAC) values around 0.3 to 0.9, in relation to those
estimated with the high-grade system. However, the low-cost system was not able to produce
usable data in ambient vibration tests. It can be concluded that the experimental and numerical
results showed a good correlation and that the current conditions of the bridge are in accordance
with the basic design hypotheses. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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