Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Corrêa, Antenor Ferreira | - |
dc.contributor.author | Moura, Marinalva Nicácio de | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-12T12:33:44Z | - |
dc.date.available | 2024-07-12T12:33:44Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-12 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-23 | pt_BR |
dc.identifier.citation | MOURA, Marinalva Nicácio de. Entrepresença, performances artísticas com incorporação de dispositivos tecnológicos como potência do sentir. 2022. 308 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48797 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese apresenta-se como um modo de produzir materialidade, arquivo,
investigação e estatuto epistemológico das performances de entrepresença
entrelaçadas a outros referenciais teóricos e artísticos. As questões motivadoras
dessa pesquisa são: a) O que é a entrepresença enquanto sensação
estesiológica? b) É possível provocar sensação de entrepresença ao criar
performance artística com o uso de dispositivos incorporados em vestimentas?
c) De que maneira os dispositivos tecnológicos podem mediar e alargar as
capacidades expressivo/sensitivas de entrepresença em performance artística?
Estas questões levam aos objetivos dessa pesquisa: como objetivo geral
escolheu-se investigar a entrepresença como uma noção estética que se apoia
na estesiologia e que provoca a criação de performances, nas quais o corpo do
performer se apresenta como uma interface que partilha o sensível no espaço
tangível e no ciberespaço; e como objetivo específico elegeu-se criar
performances que incorporam dispositivos tecnológicos em vestimentas como
potência do sentir a entrepresença. Deste modo, constituiu-se a metodologia da
invenção como estratégia de elaboração das performances de entrepresença,
combinando a pesquisa performativa e o método fenomenológico de MerleauPonty. Os dados do estudo foram coletados por meio de cadernos de
apontamentos, ficheiro de imagens, vídeos e fichas cartográficas das
performances. Fez-se uso de procedimentos de apropriação, colagem, remix,
plagiocombinação e arrastão para criar vestimentas que incorporam dispositivos
tecnológicos utilizados para a realização de três grupos performances criados
entre os anos de 2018 e 2022, a saber: Grupo 1) performances que buscam
reconfigurar a presença e não-presença corporal por meio de dispositivos
tecnológicos conectados em rede; Grupo 2) performances que ocupam espaço
tangível e ciberespaço para constituir a entrepresença por meio do Ministério dos
Territórios Sensíveis (MITESE); Grupo 3) performances que configuram a
entrepresença como expressão do Estado Sensível (ESTASE). Como
fechamento da tese, entende-se que as performances de entrepresença que
incorporam dispositivo tecnológico como uma potência do sentir na fronteira do
espaço tangível com o ciberespaço oferecem maleabilidade que redesenha
contornos entre natureza e cultura, entre organismo e máquina, por meio de uma
experiência do corpo performer como interface, simbiose, hibridização,
interconexão de partilha sensível. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Entrepresença, performances artísticas com incorporação de dispositivos tecnológicos como potência do sentir | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Performance artística | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte e tecnologia | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis presents itself as a way of producing materiality, archive,
investigation, and epistemological status of interpresence performances
intertwined with other theoretical and artistic references. The questions that
motivate this research are: a) What is the interpresence as an estesiological
sensation? b) Is it possible to provoke a sensation of interpresence when creating
performances with the use of devices incorporated on clothes? c) In which ways
the technological devices can intermediate and broad up the sensitive/expressive
capabilities of the interpresence in performance art? These questions lead to the
goals of this research: as a general objective, we chose to investigate the
interpresence as an aesthetic notion that is supported by esthetics and that
provokes the creation of performances, in which the performer's body presents
itself as an interface that shares the sensitive in the physical space and in
cyberspace; and as a specific objective, we chose to create performances that
incorporate technological devices in clothing as a potency to feel the
interpresence. In this way, the methodology of invention was constituted as a
strategy for the elaboration of the interpresence performances, combining
performative research and Merleau-Ponty's phenomenological method. The data
of the study were collected through notebooks, image files, videos, and
cartographic sheets of the performances. Use was made of appropriation,
collage, remix, plagiocombination, and arrastão to create garments that
incorporate technological devices used for the realization of three performance
groups created between the years 2018 and 2022, namely: Group 1) arts
performances that seek to reconfigure bodily presence and non-presence
through networked technological devices; Group 2) arts performances that
occupy physical space and cyberspace to constitute interpresence through the
Ministry of Sensible Territories (MITESE); Group 3) art performances that
configure interpresence as an expression of the Sensible State (ESTASE). As a
conclusion of the thesis, it is understood that the interpresence performances that
incorporate technological device as a potency of feeling on the border between
physical space and cyberspace offer malleability that redraws contours between
nature and culture, between organism and machine, through an experience of
the performer body as interface, symbiosis, hybridization, interconnection of
sensitive sharing. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | Cette thèse se présente comme un moyen de produire la matérialité, l'archive,
l'investigation et le statut épistémologique des performances de présence entredeux entrelacées avec d'autres références théoriques et artistiques. Les
questions qui motivent cette recherche sont les suivantes: a) Qu'est-ce que la
présence entre-deux en tant que sensation esthétique? b) Est-il possible de
provoquer une sensation de présence lors de la création d'une performance
artistique en utilisant des dispositifs incorporés dans les vêtements? c) De quelle
manière les dispositifs technologiques peuvent-ils médiatiser et amplifier les
capacités expressives/sensorielles de la présence dans la performance
artistique? Ces questions conduisent aux objectifs de cette recherche : comme
objectif général, nous avons choisi d'étudier la présence entre-deux en tant que
notion esthétique basée sur l'esthétique et qui provoque la création de
performances, dans lesquelles le corps du performeur se présente comme une
interface qui partage le sensible dans l'espace tangible et dans le cyberespace ;
et comme objectif spécifique, nous avons choisi de créer des performances qui
intègrent des dispositifs technologiques dans les vêtements comme un moyen
de ressentir la présence entre-deux. Ainsi, la méthodologie de l'invention a été
constituée comme une stratégie d'élaboration des performances de l'entreprésence, combinant la recherche performative et la méthode
phénoménologique de Merleau-Ponty. Les données de l'étude ont été collectées
à travers des carnets, des fichiers d'images, des vidéos et des fiches
cartographiques des performances. Il a été fait usage de procédures
d'appropriation, de collage, de remixage, de plagiocombinaison et de dragging
pour créer des costumes qui incorporent des dispositifs technologiques utilisés
pour la réalisation de trois groupes de performances créés entre les années 2018
et 2022, à savoir: Groupe 1) des performances qui cherchent à reconfigurer la
présence et la non-présence corporelle à travers des dispositifs technologiques
en réseau; Groupe 2) des performances qui occupent l'espace tangible et le
cyberespace pour constituer l'entre-deux à travers le Ministère des Territoires
Sensibles (MITESE); Groupe 3) des performances qui configurent l'entre-deux
comme une expression de l'État Sensible (ESTASE). En conclusion de la thèse,
il est entendu que les performances de l'entre-présence qui intègrent le dispositif
technologique comme une puissance de sensation à la frontière de l'espace
tangible avec le cyberespace offrent une malléabilité qui redessine les contours
entre la nature et la culture, entre l'organisme et la machine, à travers une
expérience du corps de l'interprète comme interface, symbiose, hybridation,
interconnexion du partage sensible. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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