Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/48794
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LuisMullerPosca_TESE.pdf91,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorD’Angelo, Biagio-
dc.contributor.authorPosca, Luís Müller-
dc.date.accessioned2024-07-12T12:02:33Z-
dc.date.available2024-07-12T12:02:33Z-
dc.date.issued2024-07-12-
dc.date.submitted2023-04-25-
dc.identifier.citationPOSCA, Luís Müller. Boa vista imaginada: representação da cidade pela arte e imagem mediada pelos olhares cidadãos. 2023. 335 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48794-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2023.pt_BR
dc.description.abstractNesta pesquisa, que tem como base a teoria dos Imaginários Urbanos, investigamos a percepção social de Boa Vista – RR por meio dos imaginários dos cidadãos dessa cidade. De caráter transdisciplinar, nosso estudo desenvolve-se através de uma abordagem qualiquantitativa, coletando percepções cidadãs através de um estruturado questionário base, cujas informações são organizadas em um banco de dados imaginados, para, posteriormente, quantificá-las em estatísticas e, por fim, interpretá-las qualitativamente através de imagens e obras que reflitam sobre a representação do imaginário dessa urbe. Esse processo investigativo parte de uma revisão teórica sobre o espaço urbano da Capital de Roraima, uma cidade planejada e que é constantemente marcada pelos trânsitos nacionais e internacionais, devido à sua condição de território fronteiriço, o que confere a Boa Vista processos constantes de alteração na paisagem e hibridação cultural em seu tecido urbano. Trata também do encontro com o Projeto Cidades Imaginadas, em especial, acerca da metodologia de trabalho com Imaginários Urbanos presentes nas obras de Silva (2001, 2006 e 2014) em diálogo com outras teorias e autores advindos da geografia, dos estudos sociais, psicanálise, outros, até chegar às adaptações metodológicas e os procedimentos adotados para alcançarmos os objetivos de nossa investigação. Como resultado, além das reflexões teóricas sobre Boa Vista e seus imaginários urbanos, a investigação foi aplicada com cidadãos boa-vistenses dentro de uma amostra de pesquisa, um banco com os dados imaginados foi criado, organizado e analisado de forma a enquadrar as percepções da coletividade cidadã de Boa Vista dentro da concepção triádica dos imaginários urbanos – Cidade, cidadãos e outridades (percepções dos outros). Ademais, estes dados enquadrados, também, foram revelados e interpretados por artistas e obras de artes visuais na exposição Retratos de Boa Vista imaginada (2023). Por fim, através deste percurso teórico, metodológico e artístico fomos capazes de evocar representações únicas da cidade de Boa Vista extraídas única e exclusivamente dos imaginários de sua coletividade cidadã.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleBoa vista imaginada : representação da cidade pela arte e imagem mediada pelos olhares cidadãospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordImaginários urbanospt_BR
dc.subject.keywordAmbiente urbano .pt_BR
dc.subject.keywordRepresentação visualpt_BR
dc.contributor.advisorcoGarrossini, Daniela Fávaropt_BR
dc.description.abstract2En esta investigación, que se basa en la teoría de los Imaginarios Urbanos, investigamos la percepción social de Boa Vista – RR por medio de los imaginarios de los ciudadanos desta ciudad. Con carácter transdisciplinario, nuestro estudio se desarrolla a través de un enfoque cuali-cuantitativo, recogiendo las percepciones de los ciudadanos a través de un cuestionario base estructurado, cuya información se organiza en una base de datos imaginaria, para luego cuantificarlas en estadísticas y, por último, interpretarlas cualitativamente a través de imágenes y obras que reflexionan sobre la representación del imaginario de esta ciudad. Este proceso investigativo parte de una revisión teórica del espacio urbano de la Capital de Roraima, ciudad planificada y constantemente marcada por el tráfico nacional e internacional, debido a su condición de territorio fronterizo, lo que le otorga a Boa Vista constantes procesos de cambio en la hibridación paisajística y cultural en su tejido urbano. Se trata también del encuentro con el Proyecto Cidades Imaginadas, en particular, sobre la metodología de trabajo con Imaginarios Urbanos presente en las obras de Silva (2001, 2006 y 2014) en diálogo con otras teorías y autores provenientes de la geografía, los estudios sociales, psicoanálisis, otros, hasta llegar a las adaptaciones metodológicas y los procedimientos adoptados para alcanzar los objetivos de nuestra investigación. Como resultado, además de las reflexiones teóricas sobre Boa Vista y sus imaginarios urbanos, la investigación se aplicó con ciudadanos de Boa Vista dentro de una muestra de investigación, se creó, organizó y analizó un banco con los datos imaginados para enmarcar las percepciones de la colectividad ciudadana de Boa Vista dentro de la concepción triádica de imaginarios urbanos – Ciudad, ciudadanos y otros. Además, estos datos enmarcados también fueron revelados e interpretados por artistas y obras de artes visuales en la exposición “Retratos de Boa Vista Imaginada” (2023). Finalmente, a través de este recorrido teórico, metodológico y artístico, pudimos evocar representaciones únicas de la ciudad de Boa Vista, extraídas única y exclusivamente del imaginario de sus ciudadanos.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.