Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | D’Angelo, Biagio | - |
dc.contributor.author | Cunha, Lucas Monteiro Regis | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-12T11:08:30Z | - |
dc.date.available | 2024-07-12T11:08:30Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-12 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-28 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Lucas Monteiro Regis. Codex seraphinianus (1981), de Luigi Serafini, uma enciclopédia visual. 2023. 213 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48791 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Codex Seraphinianus é uma obra paraliterária reconhecida por sua natureza
excêntrica, sui generis, que encadeia ilustrações e uma escrita ilegível, formando uma
estrutura muito semelhante àquela notada em enciclopédias tradicionais. Neste
objeto, examinamos a natureza intertextual e intericônica do Codex Seraphinianus a
fim de embasar sua relevância como entidade fantástica e utópica que contraria visões
reducionistas nas artes e que, ao mesmo tempo, dialoga com a filosofia e sobre as
noções de conhecimento. O aporte teórico para esta pesquisa se firma em estudos
sobre a cultura do saber, o processo lógico por trás da organização do conhecimento,
a relação entre a imagem e a ciência como possibilitadora da construção e da
transmissão do conhecimento, bem como a maneira que a ficção pode estabelecer
seu microcosmo. Nota-se, enfim, que o Codex Seraphinianus estabelece sua própria
cosmogonia alterando e reconstruindo o arcabouço pictórico de seu leitor, induzindo
a interpretação da leitura de um mundo completo ao se apresentar como um objeto
simbólico do projeto de emancipação do Iluminismo, mas que se concretiza como ato
paródico. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Codex seraphinianus (1981), de Luigi Serafini, uma enciclopédia visual | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Codex Seraphinianus | pt_BR |
dc.subject.keyword | Iconicidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Enciclopédias e dicionários | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Codex Seraphinianus is a paraliterary work for its eccentric nature that links
illustrations and illegible writing forming a structure very similar to that noted in
traditional encyclopedias. In this object, we examine the intertextual and intericonical
nature of Codex Seraphinianus in order to support its source as a fantastic and utopian
entity that contradicts reductionist visions in the arts, and that at the same time
dialogues with a philosophy and about the notions of knowledge. The theoretical
support for this research is based on studies on the culture of the saber, the logical
process behind the organization of knowledge, the relationship between image and
science as an enabler of the construction and transmission of knowledge, and how
fiction can establish its microcosm. Finally, it can be noted that the Codex
Seraphinianus subjects its own cosmogony, altering and reconstructing the pictorial
framework of its reader, and that it induces the interpretation of the reading of a world
by presenting itself as a symbolic object of the emancipation of the Enlightenment, but
taking the form of a parody. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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