Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/48757
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
FernandoMerlimDeOliveira_DISSERT.pdf4,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Uncertainty quantification and reliability analysis of existing concrete bridges using real and updated traffic loads
Outros títulos: Análise da quantificação da incerteza e confiabilidade de pontes existentes de concreto usando cargas de tráfego reais e atualizadas
Autor(es): Oliveira, Fernando Merlim de
Orientador(es): Evangelista Junior, Francisco
Assunto: Trem-tipo
Confiabilidade (Engenharia)
Pontes
Data de publicação: 11-Jul-2024
Referência: OLIVEIRA, Fernando Merlim de. Uncertainty quantification and reliability analysis of existing concrete bridges using real and updated traffic loads. 2023. xiv, 71 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho propõe um método para analisar trens-tipo utilizados em pontes de concreto, comparando-os com o tráfego real, baseado na quantificação da incerteza e na confiabilidade estrutural. Como estudo de caso, foram utilizados os trens-tipo brasileiro e americano, e para tanto, foi considerada a verificação da segurança estrutural através do índice de confiabilidade β. As análises foram aplicadas a pontes com vãos de 20, 30 e 40 metros, e foram estudados os momentos fletores últimos. Para representar o tráfego real, foi admitido um banco de dados conhecido de veículos, que faz uso da identificação de caminhões pesados de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), assumindo que os momentos fletores provenientes destes veículos seguem a mesma função de densidade de probabilidade dos respectivos pesos. Além da análise no momento T=0 quando a pesagem foi realizada, também foram expostas verificações para os pesos extrapolados dos veículos para um período de retorno (T) de 15, 50 e 75 anos. Uma metodologia de extrapolação e simulações Monte Carlo foram utilizadas para obter os pesos extrapolados dos veículos e os respectivos momentos fletores. Os resultados indicam que os índices de confiabilidade obtidos são inferiores ao mínimo exigido por normas internacionais, incluindo valor para o índice de confiabilidade estipulado pela AASHTO LRFD e que foi utilizado nas especificações da referida norma para fins de sua calibração. Incentiva-se assim, melhores práticas de inspeção no que diz respeito ao peso dos veículos e à necessidade de melhorias das normas relativas às cargas de trânsito e/ou pontes. Além disso, no que diz respeito apenas às cargas de tráfego, uma porcentagem maior dos valores característicos das ações variáveis foi excedida na direção desfavorável, se comparada com a recomendação da norma da ABNT dentro do período de retorno estipulado de 50 anos.
Abstract: This work proposes a method to analyze the design traffic load used in concrete bridges comparing it to real traffic based on uncertainty quantification and reliability structural. As a case study, the Brazilian and American design vehicles were used, and for such, it was considered the verification of the structural safety through the reliability index β. The analyses were applied to bridges with spans of 20, 30, and 40 meters, and the ultimate bending moments were studied. To represent the real traffic, a known database of vehicles was admitted, which makes use of the identification of heavy trucks according to the National Department of Transportation Infrastructure (DNIT), assuming that the bending moments induced by these vehicles follow the same probability density function of the respective weights. In addition, to the analysis at time T=0 when the weighing was taken, verifications were also exposed for the extrapolated vehicle weights for a return period (T) of 15, 50, and 75 years. An extrapolation methodology and Monte Carlo simulations were used to obtain the extrapolated vehicle weights and the respective bending moments. The results indicate that the reliability indexes obtained were lower than the minimum required by international codes, including the value for the reliability index stipulated by AASHTO LRFD and that was used in the specifications of this standard for its calibration. Encourages better inspection practices regarding the weight of vehicles and the necessity for improvements of standards relating to traffic loads and/or bridges. Moreover, regarding traffic loads only, a higher percentage of the characteristic values of the live loads were exceeded in the unfavorable direction, if compared to recommended ABNT standard within the stipulated return period of 50 years.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil, Faculdade de Tecnologia, 2024.Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil, Faculdade de Tecnologia, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.