Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Maria Julia Martins | - |
dc.contributor.author | Costa, Idelma Lopes da | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-10T01:57:23Z | - |
dc.date.available | 2024-07-10T01:57:23Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-09 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-28 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Idelma Lopes da. Molusco invasor gigante africano (Achatina fulica Bowdich, 1822): uma proposta de sequência didática investigativa no ensino de biologia. 2022. 76 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48671 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Temas atuais e de relevância no cotidiano do aluno, quando incorporados as
discussões na sala de aula, costumam envolver o estudante no processo
pedagógico, facilitando a prática docente e a aquisição do conhecimento. O ensino
investigativo, uma abordagem didática baseada no questionamento, na resolução de
problemas e na comunicação usando os processos da investigação científica
cumpre o papel de tornar o ensino uma prática bem-sucedida. Subsidiado na
necessidade de usar estratégias eficazes no Ensino de Biologia o presente projeto,
teve como principal objetivo criar uma sequência didática para abordar temas como
Moluscos e Bioinvasão na disciplina de Biologia, utilizando um modelo vivo, o
caramujo gigante africano (Achatina fulica). O projeto, elaborado segundo os pilares
da metodologia de pesquisa qualitativa, foi desenvolvido com alunos do Ensino
Médio do Colégio Estadual Tancredo de Almeida Neves em Goiânia (GO), Foi
proposta uma sequência didática investigativa, intitulada: “Caramujo Gigante
Africano, um molusco bioinvasor”. Com vistas a atender os objetivos propostos a
sequêndia didática foi composta das seguintes etapas: interpretação e compreensão
de textos jornalísticos, aula de campo nas dependências da escola, construção de
um terrário para inserção e observação do caramujo, infográfico informativo e
avaliação dos conhecimentos adquiridos através de questionário. As interpretações,
impressões, pontos de vista, questionários, registros orais e escritos, permitiram
compreender as percepções dos alunos, durante e após a sequência didática. Sobre
o uso de modelos biológicos vivos para aquisição de conceitos, esta sequência
mostrou-se perfeitamente possível e simples de se realizar em qualquer outro
ambiente escolar, não carecendo de gastos com aquisição de materiais ou de
estruturas específicas. As aulas com modelos biológicos vivos deram um caráter
mais estimulante às aulas de biologia. Durante todo o percurso das aulas foi
observado que os alunos se envolveram no processo, tornando os verdadeiros
protagonistas na construção do conhecimento. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Molusco invasor gigante africano (Achatina fulica Bowdich, 1822) : uma proposta de sequência didática investigativa no ensino de biologia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Espécies exóticas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Didática - ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de biologia | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Current and relevant topics in the student's daily life, when incorporated into
the discussions in the classroom, usually involve the student in the pedagogical
process, facilitating teaching practice and the acquisition of knowledge. Investigative
teaching, a didactic approach based on questioning, problem solving and
communication using the processes of scientific investigation, fulfills the role of
making teaching a successful practice. Supported by the need to use effective
strategies in Biology Teaching, the main objective of this project was to create a
didactic sequence to address topics such as Molluscs and Bioinvasion in the
discipline of Biology, using a live model, the giant African snail (Achatina fulica). The
project, developed according to the pillars of qualitative research methodology, was
developed with high school students from Colégio Estadual Tancredo de Almeida
Neves in Goiânia (GO)”. In order to meet the proposed objectives, the didactic
sequence was composed of the following steps: interpretation and understanding of
journalistic texts, field class on the school premises, construction of a terrarium for
insertion and observation of the snail, informative infographic and evaluation of the
knowledge acquired through of questionnaire. The interpretations, impressions,
points of view, questionnaires, oral and written records, allowed us to understand the
students' perceptions, during and after the didactic sequence. Regarding the use of
live biological models for the acquisition of concepts, this sequence proved to be
perfectly possible and simple to perform in any other school environment, without the
need for expenses with the acquisition of materials or specific structures. The classes
with live biological models gave a more stimulating character to the biology classes.
Throughout the course of the classes, it was observed that the students were
involved in the process, becoming the true protagonists in the construction of
knowledge. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|