Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Alice Melo | - |
dc.contributor.author | Araújo, Cândida Ivi Marcovich de | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-10T01:40:35Z | - |
dc.date.available | 2024-07-10T01:40:35Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-09 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-30 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Cândida Ivi Marcovich de. A influência do jogo digital em abordagem investigativa para o ensino de biologia no Ensino Médio remoto. 2022. 106 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48669 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um estudo de como a metodologia Aprendizagem Baseada em
Design pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de Biologia de estudantes
do Ensino Médio de uma Instituição de Ensino da Rede Pública do Distrito Federal. A
questão problematizadora é como manter o interesse e o engajamento dos estudantes,
assim o objetivo é analisar como a metodologia pode contribuir no ensino de Biologia por
meio de criação e aplicação de jogos digitais sobre vírus e fungos utilizando uma
abordagem investigativa. Os jogos foram divididos em três fases e o diferencial foi um
feedback explicativo para cada alternativa de cada questão, onde o estudante assimila de
forma lúdica o assunto de uma forma bem próxima a sua realidade. Os jogos foram
apresentados no formato formulários Google e foram aplicados duas vezes com temas
diferentes. Os resultados das duas aplicações foram parecidos e os jogos parecem ter
influenciado positivamente os estudantes, o feedback explicativo foi apontado como a
principal ferramenta para melhorar o entendimento e em geral, os estudantes acharam
divertido e motivador. Por intermédio dos dados obtidos nesta pesquisa, é possível
reconhecer que os estudantes conseguiram uma maior motivação na realização de
atividades relacionadas ao conteúdo de vírus e fungos, por estar em formato de jogo.
Aponta-se a relevância desse estudo, pois abordagem metodológica se encaixa
perfeitamente no Novo Ensino Médio, podendo compor os Itinerários Formativos, Disciplinas
Eletivas e atividades baseadas em metodologias ativas, facilitando o engajamento e
protagonismo dos estudantes no ensino de Biologia. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A influência do jogo digital em abordagem investigativa para o ensino de biologia no Ensino Médio remoto | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de biologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gamificação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino investigativo | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Gati, Christiano Del Cantoni | - |
dc.description.abstract1 | This study intends to analyze how the Design-Based Research methodology can
contribute to the biology teaching-learning process of high school students from a
Public Education Institution, in the Federal District. The problematizing question is
how to maintain the interest and engagement of students, so the objective is to
analyze how the methodology can contribute to the teaching of Biology through the
creation and application of digital games about viruses and fungi using an
investigative approach. The games were divided into three phases and the
differential was an explanatory feedback for each alternative in each question, where
the student assimilates the subject playfully in a manner that is very close to their
reality. The games were presented in Google forms format and were applied twice
with different themes. The results of the two applications were similar and the games
seem to have positively influenced the students, the explanatory feedback was
pointed out as the main tool to improve understanding and, in general, the students
found it fun and motivating. Through the data obtained in this research, it is possible
to recognize that the students achieved greater motivation in carrying out activities
related to the content of viruses and fungi, due to the game format. The relevance of
this study lies in the methodological approach that fits perfectly in the New High
School, being able to compose the Training Itineraries, Elective Subjects, and
activities based on active methodologies, facilitating the engagement and
protagonism of students in the teaching of Biology. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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