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Título: Docência negra : etnografando experiências de professoras negras do Direito
Autor(es): Avelar, Laís da Silva
Orientador(es): Prando, Camila Cardoso de Mello
Assunto: Negros
Questões raciais
Questões de gênero
Docentes
Data de publicação: 5-Jul-2024
Referência: AVELAR, Laís da Silva. Docência negra: etnografando experiências de professoras negras do Direito. 2023. 327 f. , il.Tese (Doutorado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O tema desta tese é a docência de professoras negras do Direito. A partir de entrevistas de profundidade busquei compreender como as experiências pessoais e profissionais de mulheres negras atravessam a sua constituição como professora e a sua atuação docente no Direito. Neste processo, a docência negra tornou-se um conceito central da pesquisa e foi costurado e recosturado a partir de dois momentos de campo: o acompanhamento síncrono de um ciclo de entrevistas realizado, em 2021, pelo Coletivo Luiza Bairros, com cinco docentes negras com atuação em cursos diversos do ensino superior brasileiro, e um segundo momento que aconteceu a partir de entrevistas com três professoras do Direito. Docência negra foi um conceito construído ao longo da pesquisa e aqui está sendo entendido como um fazer profissional marcado pela condição negra no mundo. Por conta dessa complexidade, o que esta tese propõe é, a partir das narrativas das interlocutoras, compreender posições, achados, dimensões possíveis do fazer-docente negro. Neste trabalho, a docência negra no Direito, mas também fora dele, é narrada por mulheres-negras-docentes como uma experiência de traumas, mas também de rasuras.
Abstract: The theme of this thesis is the teaching of black law professors. Using in-depth interviews, I sought to understand how the personal and professional experiences of black women permeate their constitution as teachers and their teaching work in Law. In this research process, black teaching became a central concept of the research and was stitched and restitched from two moments in the field: the synchronous monitoring of a cycle of interviews carried out, in 2021, by Coletivo Luiza Bairros, with five teachers black women working in different courses in Brazilian higher education, and a second moment that took place based on interviews with three law professors. Thus, black teaching is being understood as a professional activity marked by the black condition in the world. Due to this complexity, what this thesis proposes is, based on the narratives of the interlocutors, to understand positions, findings, and possible dimensions of black teaching. Thus, black teaching in Law, but also outside it, is narrated by black women teachers as an experience of trauma, but also of erasures.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Direito (FD)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Direito
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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