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Título: Inovação no contexto organizacional : fatores facilitadores e fatores dificultadores
Autor(es): Sousa, Jonilto Costa
Orientador(es): Faria, Maria de Fátima Bruno de
Assunto: Inovação
Tipos de inovação
Comportamento humano
Criatividade
Comportamento organizacional
Data de publicação: 31-Mai-2010
Referência: SOUSA, Jonilto Costa. Inovação no contexto organizacional: fatores facilitadores e fatores dificultadores. 2006. 187 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Social e Trabalho)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: Este estudo investiga o fenômeno da inovação no contexto organizacional, considerando sua natureza multifacetada e multidimensional, com o objetivo de identificar fatores que facilitam ou dificultam o processo de implementação de novas idéias e práticas. Com base na literatura científica pertinente ao tema, são apresentadas e discutidas diversas concepções teóricas acerca da inovação, focalizando sua compreensão como um processo e a caracterização de seus tipos e atributos, bem como iniciativas voltadas à sua gestão. Foi realizada pesquisa qualitativa de caráter exploratório em três organizações brasileiras nas quais foram introduzidas inovações. Os resultados das entrevistas e da análise documental possibilitaram a categorização das inovações nas organizações pesquisadas. Foram identificadas dez categorias de fatores facilitadores e doze categorias de fatores dificultadores à inovação, assim como foram percebidas inter-relações entre tais fatores no processo de implementação de idéias e práticas. Observou-se, ainda, que fatores facilitadores e dificultadores configuram-se de modo específico à organização em que a inovação é inserida, o que exige uma análise das especificidades de cada contexto. Conclui-se que a inovação corresponde a um processo complexo, dinâmico, caracterizado por interações coletivas e certo grau de incerteza, que pode ou não ser bem sucedido devido a implicações de fatores que o facilitam ou que o dificultam no contexto organizacional e que merecem atenção daqueles que gerenciam a inovação. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study investigates innovation into organizational context, considering its multifaceted multidimensional nature, in order to identify factors that favor or constrain the new ideas and practices implementation process. Based on the pertinent literature, several theoretical conceptions concerning innovation are presented, focusing its comprehension as a process and its types and its attributes characterization, as well as initiatives toward its management. An exploratory, qualitative research was conducted in three Brazilian organizations where innovations were introduced. Achieved results with interviews and documental analysis made possible categorizing innovations into the researched organizations. Ten categories for innovation favorable factors and twelve categories for innovation unfavorable factors were identified. Inter-relations could be perceived among those factors in the ideas and practices implementation process. Moreover, favorable and unfavorable factors configuration seems to be specific to the organization where innovation is inserted, so each context demands an analysis for its specificities. Conclusions point innovation as a complex dynamic process, fostered by collective interactions and embedded in a somewhat level of uncertainness, which can be successful or unsuccessful into organizational context, due to environmental factors implications that deserve special attention from those who manage innovation.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2006.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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