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ARTIGO_AtelieVoConceicao.pdf581,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorQueiroz, Marijara Souza-
dc.date.accessioned2024-07-05T13:30:59Z-
dc.date.available2024-07-05T13:30:59Z-
dc.date.issued2022-11-11-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Marijara Souza. O Ateliê Vó Conceição e a musealização em processo no Terreiro da Casa Branca. Museologia & Interdisciplinaridade, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 79–93, 2022. DOI: https://doi.org/10.26512/museologia.v11i22.44707. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/44707. Acesso em: 5 jul. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48567-
dc.description.abstractEste artigo analisa a trajetória de Maria Conceição de Oliveira (1911 – 1992), conhecida como Vó Conceição, iniciada em 1938 no Ilê Axé Yá Nassô Oká, Terreiro da Casa Branca, Salvador, Bahia, para a Orixá Nanã. Articula-se essa trajetória ao oficio de costureira e à produção dos trajes de candomblé no próprio Terreiro. Em 2006 o ateliê de costura foi inaugurado como Centro Cultural Vó Conceição, com vistas a dar continuidade aos trabalhos com a comunidade por meio da realização de cursos, palestras, exposição e guarda de trajes e objetos ritualísticos de modo a expressar uma musealização em processo por meio do uso social da memória.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO Ateliê Vó Conceição e a musealização em processo no Terreiro da Casa Brancapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordMusealizaçãopt_BR
dc.subject.keywordTrajespt_BR
dc.subject.keywordCandomblépt_BR
dc.subject.keywordVó Conceiçãopt_BR
dc.subject.keywordMemória socialpt_BR
dc.rights.license(CC BY NC ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/44707. Acesso em: 5 jul. 2024.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26512/museologia.v11i22.44707pt_BR
dc.description.abstract1his article analyzes the trajectory of Ma-ria Conceição de Oliveira (911 – 1992), known as Vó Conceição, started in 1938 at the I Oká Axé Yá Nassô, I Salvador, Bahia, for the Orixá Nanã. This trajectory is linked to the craft of seamstress and the production of candomblé paths in the Terreiro itself. In 2000, the sewing studio was inaugurated as Centro Cultural Vó Conceição, aiming to continue the work with the community through courses, lectures, exhibition and storage of costumes and ritual objects to achieve a musealization in process through the social use of memory.pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)pt_BR
dc.description.unidadeCurso de Museologia (FCI-Museologia)pt_BR
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