Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Carvalho, José Márcio | - |
dc.contributor.author | Cabral, Wanessa Moraes Nogueira | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-04T17:44:14Z | - |
dc.date.available | 2024-07-04T17:44:14Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-04 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-09 | - |
dc.identifier.citation | CABRAL, Wanessa Moraes Nogueira. Consumo de tilápia no Distrito Federal: análise da gestão da qualidade na relação comprador-fornecedor. 2023. 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48544 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O agronegócio brasileiro tem demonstrado, ao longo dos anos, uma significativa
importância para o desenvolvimento do país. Dentro do agronegócio, a aquicultura,
atividade agropecuária, encontra-se em amplo crescimento e vem ganhando espaço
nos últimos anos. Em meio as diversas espécies, a tilápia se destaca como a mais
produzida nacionalmente, contribuindo para que o Brasil alcance o 4º lugar no
ranking mundial dos maiores produtores dessa espécie. Devido à significativa
importância da tilápia e ao potencial mercado consumidor de pescado, esta
dissertação tem por objetivo analisar a relação comprador-fornecedor na gestão da
qualidade da tilápia consumida no Distrito Federal. Esta pesquisa caracteriza-se
como aplicada e descritiva e faz uso de recursos de pesquisa qualitativa. Como
método, aplicou-se 12 entrevistas semiestruturadas em peixarias e restaurantes no
Distrito Federal, em seguida promoveu-se a triangulação entre os dados das
entrevistas e os dados dos roteiros de observação não participante de caráter
presencial e na internet, previamente obtidos, que resultou na caracterização das
operações de serviços das peixarias e restaurantes (compradores) com seus
clientes, na compreensão do relacionamento dos compradores com o seu principal
fornecedor de tilápia e na identificação dos principais fatores de relacionamento e
práticas de gestão da qualidade que são priorizados pelos compradores. Os
resultados indicam que uma parceria bem-sucedida, do ponto de vista dos
compradores, é altamente influenciada quando existe confiança, compromisso e
comunicação, fazendo com que os compradores se tornem satisfeitos com a relação
e queiram manter um relacionamento a longo prazo com o seu principal fornecedor
de tilápia. Adicionalmente, este estudo reconhece que um relacionamento bemsucedido, direcionado para um relacionamento duradouro e de longo prazo, contribui
para que os fornecedores se esforcem em adotar práticas de gestão da qualidade,
por meio de uma melhoria contínua para a qualidade da tilápia e serviços prestados
e no atendimento às especificações previamente acordados com a empresa
compradora. Como esta pesquisa tratou de um tema pouco estudado, pode
contribuir para o desenvolvimento de novos estudos na área, com outras espécies
de significativa relevância para a aquicultura brasileira e em outras regiões do país
onde estão localizados os principais polos de consumo da tilápia. Em termos de
inovação, pretende-se que essa pesquisa contribua para o processo de tomada de
decisão pelas principais organizações envolvidas na produção e comércio de tilápia
no Distrito Federal e na elaboração de políticas públicas para aumento da produção
e consumo dessa espécie. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Consumo de tilápia no Distrito Federal : análise da gestão da qualidade na relação comprador-fornecedor | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aquicultura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tilápia (Peixe) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relações de consumo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Brazilian agribusiness has demonstrated, over the years, a significant importance for
the development of the country. Within agribusiness, aquaculture, an agricultural
activity, is experiencing strong growth and has been highlighted in recent years.
Among the commercial species, tilapia stands out as the most produced nationwide,
contributing with Brazil´s 4th place in the world ranking of the largest tilapia
producers. the Due to the significant importance of tilapia and the potential fish
consumer market, the presente work aims at analyzing the buyer-supplier
relationship in tilapia quality management consumed in the Federal District. This
research is characterized as applied and descriptive, using qualitative research
resources. As a method, 12 semi-structured interviews were applied in fish market
and restaurants located in the Federal District, then interview informations and
observation script data were analysed together which resulted in the characterization
of the fishmongers and restaurants (buyers) service operations with their customers,
in order to understand the relationship between the buyers with their main tilapia
supplierers and in the identification of the main relationship factors and quality
management practices that are prioritized by the buyers. The results indicate that a
successful partnership, from the point of view of buyers, is highly influenced when
there is trust, commitment and communication, becoming buyers satisfied with the
relationship and willing to maintain a long-term partnership with the main tilapia
supplier. Additionally, this study recognizes that a successful relationship, aimed at a
lasting and long-term partnership, contributes to suppliers efforts to adopt quality
management practices, through continuous product and services improvement in
compliance with the specifications previously agreed with the purchasing company.
As this research dealt with a topic that has been little studied, it can contribute to the
development of new studies in the area, with other species of significant relevance
for brazilian aquaculture and in other country regions where the main tilapia
consumption centers are located. In terms of innovation, it is intended that this
research contribute to the decision-making process by the main organizations
involved in the production and tilapia trade in the Federal District and in the
elaboration of public policies to increase the production and consumption of this
species. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Agronegócios | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|