Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barrios González, Alia Maria | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Edilene Francisco de | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-29T18:25:59Z | - |
dc.date.available | 2024-06-29T18:25:59Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-29 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-08 | - |
dc.identifier.citation | CARVAHO, Edilene Francisco de. Percepção do(a) professor(a) regente sobre a formação e orientação colaborativa do(a) professor(a) da sala de recursos. 2023. 156 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48471 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Sala de Recursos (SR) é uma política pública
efetivada gradativamente em todo o Brasil a partir da implementação da Política Nacional de Educação
Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. No Distrito Federal, ele é desenvolvido por meio de
parceria com o Ministério de Educação e Cultura (MEC) e com a Secretaria de Estado de Educação do
Distrito Federal (SEEDF). Os professores especialistas atuantes na Sala de Recursos Generalista
(SRG) são profissionais capacitados e com inúmeras atribuições, como a de formação e orientação dos
professores regentes pertencentes ao Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) em escolas classes do
Distrito Federal (DF). A fundamentação teórica pauta-se na Teoria Histórico-Cultural, segundo Vygotsky
(2001, 2002, 2003), bem como na legislação que versa sobre o percurso da Educação Especial à
Educação Inclusiva no contexto do AEE no Brasil e os documentos norteadores do AEE em SRG no
DF. Em relação ao objetivo da pesquisa, buscou-se analisar a possível efetividade e identificar
necessidades de ajustes nas ações interventivas realizadas pelo professor de SRG, nos momentos de
formações continuadas, para o fazer pedagógico de professores regentes do BlA. Com o intuito de
atingir os objetivos propostos, destaca-se que a pesquisa foi de natureza qualitativa, com a participação
de 12 professoras pertencentes ao quadro de atuação em duas escolas-polo, tendo como instrumentos
de pesquisa o memorial e as entrevistas semiestruturadas. O método de análise das informações
obtidas foi o hermenêutico-dialético, de Minayo (1992). Os resultados apontam uma efetividade nas
atribuições de formador e orientador do profissional do AEE em SRG, ressaltando seu impacto positivo
no trabalho dos professores regentes e no atendimento dos estudantes com deficiência. Entretanto, as
participantes do estudo apontaram questões relativas à disponibilidade de tempo para a realização
dessas atribuições. Assim, um dos ajustes sinalizados abrange a possibilidade de o professor especialista atuar em um único contexto escolar. Para isso, faz-se necessário rever a documentação
que prevê a itinerância sobre o AEE em SRG no DF. O estudo possibilitou a proposta de dois produtos
técnicos, um relatório técnico conclusivo referente à pesquisa, e um curso de aperfeiçoamento sobre o
Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Generalista em uma perspectiva
colaborativa. Considera-se, com base no estado do conhecimento e nos resultados obtidos, a
necessidade de mais pesquisas sobre o tema AEE em SRG, visando ao aperfeiçoamento das
atribuições desse profissional e à expansão do conhecimento acerca destas atribuições na comunidade
escolar interna e externa para um fazer pedagógico colaborativo que envolva todos os agentes da
educação e que amplie as possibilidades de desenvolvimento global dos estudantes com deficiência. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Percepção do(a) professor(a) regente sobre a formação e orientação colaborativa do(a) professor(a) da sala de recursos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atendimento educacional especializado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria histórico-cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Salas de recursos generalistas | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Specialized Educational Assistance (SEA) in Resource Rooms (RR) is a public policy gradually
implemented throughout Brazil following the implementation of the National Special Education Policy
from the Perspective of Inclusive Education. In the Federal District, it is developed through a partnership
with the Ministry of Education (ME) and the State Department of Education of the Federal District
(SDEFD). The specialist teachers working in the Generalist Resource Room (GRR) are trained
professionals with numerous responsibilities, such as training and guiding regular teachers belonging to
the Initial Literacy Block (ILB) in schools in the Federal District. The theoretical foundation is based on
the Historical-Cultural Theory, according to Vygotsky (2001; 2002; 2003), as well as the legislation that
deals with the path from Special Education to Inclusive Education in the context of AEE in Brazil and the
documents guiding SEA in RR in Federal District (FD). In relation to the objective of the research, we
sought to analyze the possible effectiveness and identify needs for adjustments in the interventional
actions carried out by the GRR teacher, in moments of continued training, for the pedagogical practice
of ILB's teaching teachers. In order to achieve the proposed objectives, it is highlighted that the research
was qualitative in nature, with the participation of 12 teachers working in two hub schools, using the
memorial and semi-structured interviews as research instruments. The method of analyzing the
information obtained was hermeneutic-dialectic, by Minayo (1992). The results indicate effectiveness in
the role of trainer and advisor of the SEA professional in RR, highlighting its positive impact on the work
of regular teachers and in the care of students with disabilities. However, the study participants
highlighted issues regarding the availability of time to carry out these assignments. Thus, one of the
adjustments highlighted includes the possibility of the specialist teacher working in a single school
context. To do this, it is necessary to review the documentation which provides for itinerancy over the
SEA in RR in DF. The study made it possible to propose two technical products, a conclusive technical
report regarding the research, and an improvement course on Specialized Educational Assistance in
the Generalist Resource Room from a collaborative perspective. Based on the state of knowledge and
the results obtained, it is considered the need for more research on the topic of SEA in RR, aiming to
improve the responsibilities of this professional, as well as the expansion of knowledge about these
responsibilities in the internal school community and external for collaborative pedagogical practice that
involves all education agents and that expands the possibilities for the global development of students
with disabilities. | pt_BR |
dc.contributor.email | edilenefranciscodecarvalho@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|