Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/48471
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_EdileneFranciscoDeCarvalho_DISSERT.pdf2,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarrios González, Alia Maria-
dc.contributor.authorCarvalho, Edilene Francisco de-
dc.date.accessioned2024-06-29T18:25:59Z-
dc.date.available2024-06-29T18:25:59Z-
dc.date.issued2024-06-29-
dc.date.submitted2023-12-08-
dc.identifier.citationCARVAHO, Edilene Francisco de. Percepção do(a) professor(a) regente sobre a formação e orientação colaborativa do(a) professor(a) da sala de recursos. 2023. 156 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48471-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Sala de Recursos (SR) é uma política pública efetivada gradativamente em todo o Brasil a partir da implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. No Distrito Federal, ele é desenvolvido por meio de parceria com o Ministério de Educação e Cultura (MEC) e com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Os professores especialistas atuantes na Sala de Recursos Generalista (SRG) são profissionais capacitados e com inúmeras atribuições, como a de formação e orientação dos professores regentes pertencentes ao Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) em escolas classes do Distrito Federal (DF). A fundamentação teórica pauta-se na Teoria Histórico-Cultural, segundo Vygotsky (2001, 2002, 2003), bem como na legislação que versa sobre o percurso da Educação Especial à Educação Inclusiva no contexto do AEE no Brasil e os documentos norteadores do AEE em SRG no DF. Em relação ao objetivo da pesquisa, buscou-se analisar a possível efetividade e identificar necessidades de ajustes nas ações interventivas realizadas pelo professor de SRG, nos momentos de formações continuadas, para o fazer pedagógico de professores regentes do BlA. Com o intuito de atingir os objetivos propostos, destaca-se que a pesquisa foi de natureza qualitativa, com a participação de 12 professoras pertencentes ao quadro de atuação em duas escolas-polo, tendo como instrumentos de pesquisa o memorial e as entrevistas semiestruturadas. O método de análise das informações obtidas foi o hermenêutico-dialético, de Minayo (1992). Os resultados apontam uma efetividade nas atribuições de formador e orientador do profissional do AEE em SRG, ressaltando seu impacto positivo no trabalho dos professores regentes e no atendimento dos estudantes com deficiência. Entretanto, as participantes do estudo apontaram questões relativas à disponibilidade de tempo para a realização dessas atribuições. Assim, um dos ajustes sinalizados abrange a possibilidade de o professor especialista atuar em um único contexto escolar. Para isso, faz-se necessário rever a documentação que prevê a itinerância sobre o AEE em SRG no DF. O estudo possibilitou a proposta de dois produtos técnicos, um relatório técnico conclusivo referente à pesquisa, e um curso de aperfeiçoamento sobre o Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Generalista em uma perspectiva colaborativa. Considera-se, com base no estado do conhecimento e nos resultados obtidos, a necessidade de mais pesquisas sobre o tema AEE em SRG, visando ao aperfeiçoamento das atribuições desse profissional e à expansão do conhecimento acerca destas atribuições na comunidade escolar interna e externa para um fazer pedagógico colaborativo que envolva todos os agentes da educação e que amplie as possibilidades de desenvolvimento global dos estudantes com deficiência.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePercepção do(a) professor(a) regente sobre a formação e orientação colaborativa do(a) professor(a) da sala de recursospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordTeoria histórico-culturalpt_BR
dc.subject.keywordSalas de recursos generalistaspt_BR
dc.description.abstract1Specialized Educational Assistance (SEA) in Resource Rooms (RR) is a public policy gradually implemented throughout Brazil following the implementation of the National Special Education Policy from the Perspective of Inclusive Education. In the Federal District, it is developed through a partnership with the Ministry of Education (ME) and the State Department of Education of the Federal District (SDEFD). The specialist teachers working in the Generalist Resource Room (GRR) are trained professionals with numerous responsibilities, such as training and guiding regular teachers belonging to the Initial Literacy Block (ILB) in schools in the Federal District. The theoretical foundation is based on the Historical-Cultural Theory, according to Vygotsky (2001; 2002; 2003), as well as the legislation that deals with the path from Special Education to Inclusive Education in the context of AEE in Brazil and the documents guiding SEA in RR in Federal District (FD). In relation to the objective of the research, we sought to analyze the possible effectiveness and identify needs for adjustments in the interventional actions carried out by the GRR teacher, in moments of continued training, for the pedagogical practice of ILB's teaching teachers. In order to achieve the proposed objectives, it is highlighted that the research was qualitative in nature, with the participation of 12 teachers working in two hub schools, using the memorial and semi-structured interviews as research instruments. The method of analyzing the information obtained was hermeneutic-dialectic, by Minayo (1992). The results indicate effectiveness in the role of trainer and advisor of the SEA professional in RR, highlighting its positive impact on the work of regular teachers and in the care of students with disabilities. However, the study participants highlighted issues regarding the availability of time to carry out these assignments. Thus, one of the adjustments highlighted includes the possibility of the specialist teacher working in a single school context. To do this, it is necessary to review the documentation which provides for itinerancy over the SEA in RR in DF. The study made it possible to propose two technical products, a conclusive technical report regarding the research, and an improvement course on Specialized Educational Assistance in the Generalist Resource Room from a collaborative perspective. Based on the state of knowledge and the results obtained, it is considered the need for more research on the topic of SEA in RR, aiming to improve the responsibilities of this professional, as well as the expansion of knowledge about these responsibilities in the internal school community and external for collaborative pedagogical practice that involves all education agents and that expands the possibilities for the global development of students with disabilities.pt_BR
dc.contributor.emailedilenefranciscodecarvalho@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.