Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Pontes, Hamanda Maiara Nascimento | - |
dc.contributor.author | Weller, Wivian | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-17T12:18:25Z | - |
dc.date.available | 2024-06-17T12:18:25Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-05 | - |
dc.identifier.citation | PONTES, Hamanda Maiara Nascimento; WELLER, Wivian. Experiência escolar no ensino médio noturno: uma análise comparativa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 54, e10374, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410374. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10374. Acesso em: 17 jun. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48280 | - |
dc.description.abstract | O artigo analisa a experiência escolar no ensino médio noturno de jovens estudantes matriculadas
na modalidade regular. Foram realizados oito grupos de discussão com estudantes mulheres, de
duas escolas públicas do Distrito Federal, interpretados a partir do método documentário. Os
resultados da análise comparativa constataram que a construção da experiência escolar durante
o ensino médio noturno, e o conjunto de práticas que a fundamenta, está estruturada por um
quadro de orientação constituído empiricamente na relação de conflito que se estabelece entre
um padrão institucionalizado de desenvolvimento da carreira escolar e o habitus das estudantes.
O problema do desajuste habitual conecta diferentes estudantes do período noturno a um mesmo
espaço conjuntivo de experiência. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Carlos Chagas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Experiência escolar no ensino médio noturno : uma análise comparativa | pt_BR |
dc.title.alternative | School experience in evening upper secondary education : a comparative analysis | pt_BR |
dc.title.alternative | Experiencia escolar en la escuela secundaria nocturna : un análisis comparativo | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino regular noturno | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise comparativa | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY) Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos da licença Creative Commons do tipo BY. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.1590/1980531410374 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The article examines the school experience of young female students enrolled in the regular
curriculum at evening upper secondary education. We conducted eight group discussions with
female students from two public schools in the Federal District (Brazil), which were analyzed
with the documentary method. The results of the comparative analysis reveal that the construction
of school experience during evening upper secondary education, along with its underlying set of
practices, is structured by a frame of orientation that is empirically constituted in the conflict
relationship between an institutionalized standard of school career development and the habitus
of the female students. The problem of habitual misfit connects different evening school students
to the same conjunctive space of experience. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El artículo analiza la experiencia escolar en la escuela secundaria nocturna de jóvenes estudiantes
matriculadas en la modalidad regular. Fueron realizados ocho grupos de discusión con
estudiantes mujeres de dos escuelas públicas del Distrito Federal (Brasil), interpretados mediante el
método documental. Los resultados del análisis comparativo constataron que la construcción de la
experiencia escolar durante la secundaria nocturna, y el conjunto de prácticas que la fundamentan,
está estructurada por un marco de orientación constituido empíricamente en la relación de
conflicto que se establece entre un patrón institucionalizado de desarrollo de la carrera escolar y el
habitus de las estudiantes. El problema del desajuste habitual conecta a diferentes estudiantes del
período nocturno a un mismo espacio conectivo de experiencia. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-8808-6827 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-1450-2004 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|