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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPontes, Hamanda Maiara Nascimento-
dc.contributor.authorWeller, Wivian-
dc.date.accessioned2024-06-17T12:18:25Z-
dc.date.available2024-06-17T12:18:25Z-
dc.date.issued2024-06-05-
dc.identifier.citationPONTES, Hamanda Maiara Nascimento; WELLER, Wivian. Experiência escolar no ensino médio noturno: uma análise comparativa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 54, e10374, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410374. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10374. Acesso em: 17 jun. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48280-
dc.description.abstractO artigo analisa a experiência escolar no ensino médio noturno de jovens estudantes matriculadas na modalidade regular. Foram realizados oito grupos de discussão com estudantes mulheres, de duas escolas públicas do Distrito Federal, interpretados a partir do método documentário. Os resultados da análise comparativa constataram que a construção da experiência escolar durante o ensino médio noturno, e o conjunto de práticas que a fundamenta, está estruturada por um quadro de orientação constituído empiricamente na relação de conflito que se estabelece entre um padrão institucionalizado de desenvolvimento da carreira escolar e o habitus das estudantes. O problema do desajuste habitual conecta diferentes estudantes do período noturno a um mesmo espaço conjuntivo de experiência.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.publisherFundação Carlos Chagaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleExperiência escolar no ensino médio noturno : uma análise comparativapt_BR
dc.title.alternativeSchool experience in evening upper secondary education : a comparative analysispt_BR
dc.title.alternativeExperiencia escolar en la escuela secundaria nocturna : un análisis comparativopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.subject.keywordEnsino regular noturnopt_BR
dc.subject.keywordAnálise comparativapt_BR
dc.rights.license(CC BY) Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos da licença Creative Commons do tipo BY.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1980531410374pt_BR
dc.description.abstract1The article examines the school experience of young female students enrolled in the regular curriculum at evening upper secondary education. We conducted eight group discussions with female students from two public schools in the Federal District (Brazil), which were analyzed with the documentary method. The results of the comparative analysis reveal that the construction of school experience during evening upper secondary education, along with its underlying set of practices, is structured by a frame of orientation that is empirically constituted in the conflict relationship between an institutionalized standard of school career development and the habitus of the female students. The problem of habitual misfit connects different evening school students to the same conjunctive space of experience.pt_BR
dc.description.abstract2El artículo analiza la experiencia escolar en la escuela secundaria nocturna de jóvenes estudiantes matriculadas en la modalidad regular. Fueron realizados ocho grupos de discusión con estudiantes mujeres de dos escuelas públicas del Distrito Federal (Brasil), interpretados mediante el método documental. Los resultados del análisis comparativo constataron que la construcción de la experiencia escolar durante la secundaria nocturna, y el conjunto de prácticas que la fundamentan, está estructurada por un marco de orientación constituido empíricamente en la relación de conflicto que se establece entre un patrón institucionalizado de desarrollo de la carrera escolar y el habitus de las estudiantes. El problema del desajuste habitual conecta a diferentes estudiantes del período nocturno a un mismo espacio conectivo de experiencia.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8808-6827pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1450-2004pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
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