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Título: Estimativa das emissões de gases de efeito estufa no campus da universidade de Brasília em cenários futuros com veículos autônomos
Autor(es): Arrais, Carolina de Sousa Martins
Gonzales Taco, Pastor Willy
Afiliação do autor: Universidade de Brasília, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental
Grupo de Pesquisa em Comportamento em Transportes e Novas Tecnologias
Universidade de Brasília, Programa de Pós Graduação em Transportes
Grupo de Pesquisa em Comportamento em Transportes e Novas Tecnologias
Assunto: Veículos autônomos
Emissões de gases de efeito estufa
Universidade de Brasília
Data de publicação: 2020
Editora: ANPET
Referência: ARRAIS, Carolina de Sousa Martins; GONZALES TACO, Pastor Willy. Estimativa das emissões de gases de efeito estufa no campus da universidade de Brasília em cenários futuros com veículos autônomos. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA EM TRANSPORTES, 34., 2020, Digital. Anais [...]. [S. l.]: ANPET, 2020. p. 500-511. Disponível em: https://www.anpet.org.br/anais34/documentos/2020/Aspectos%20Econ%C3%B4micos%20Sociais%20Pol%C3%ADticos%20e%20Ambientais%20do%20Transporte/Transporte%20e%20Meio%20Ambiente/5_478_AC.pdf. Acesso em: 14 jun. 2024.
Resumo: Os Veículos Autônomos (VA) são hoje uma realidade tecnológica que promete alterar a economia, o modo de vida e o uso do solo urbano e sua popularização suscita questões em relação aos seus impactos na qualidade do ar. O Campus Darcy Ribeiro (CDR) da Universidade de Brasília recebe diariamente em torno de 25mil automóveis que circulam nas suas vias gerando emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Perante o advento dos VA, o objetivo do artigo é avaliar as emissões de GEE no CDR em quatro cenários: Cenário Base 1, ano de 2016 com tráfego de veículos convencionais; Cenário 2, frota composta por VA movidos a gasolina em 2025; Cenário 3, frota composta por 700 VA elétricos em 2025; e, Cenário 4, frota mista, composta por 50% de VA elétricos e 50% de veículos convencionais. A quantificação das emissões nos quatro cenários foi realizada com uso do software SUMO. O cenário que representou menores emissões foi o Cenário 3, representando uma redução de 78% nas emissões relação ao Cenário Base 1. No entanto, o Cenário 2 apresentou uma redução de cerca de 25% nas emissões de GEE em relação ao Cenário Base 1.
Abstract: The Autonomous Vehicles (AV) are nowadays a technological revolution that promises to change the economy, the lifestyle and the use of urban land, and its popularization raises questions regarding the impacts on the air quality. The Darcy Ribeiro Campus (DRC) on the University of Brasilia (Brasilia DF, Brazil) receives around 25 thousand vehicles on its roads every day, producing greenhouse gas (GHG) emissions. With the advent of AV, the aim of this paper its to evaluate the GHG emission in the DRC in three different scenarios: i) 459 conventional vehicles in 2015; ii) 700 gas-powered AV in 2025; and iii) 700 electrics AV in 2025 and iv) Mixed fleet, with 350 electric powered AV and 350 gas powered conventional vehicles. The measurement of emissions in the four scenarios was performed using the traffic simulation software SUMO. The scenario that showed the biggest reduction on the emissions is composed of electrics AV, scenario iii) presented a 78% reduction comparing with the scenario i). However, the scenario containing gas-powered AVs showed a reduction around 25% in GHG emissions comparing with the scenario i).
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Transportes
Versão da editora: https://www.anpet.org.br/anais34/documentos/2020/Aspectos%20Econ%C3%B4micos%20Sociais%20Pol%C3%ADticos%20e%20Ambientais%20do%20Transporte/Transporte%20e%20Meio%20Ambiente/5_478_AC.pdf
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

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