http://repositorio.unb.br/handle/10482/48273
Titre: | Análise de cenários da implantação de veículos autônomos rodoviários de carga no contexto brasileiro |
Auteur(s): | Alves, Marcelo Carvalho Tavares Gonzales Taco, Pastor Willy |
metadata.dc.contributor.affiliation: | Universidade de Brasília, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental Grupo de Pesquisa Comportamento em Transportes e Novas Tecnologias Universidade de Brasília, Grupo de Pesquisa Comportamento em Transportes e Novas Tecnologias Grupo de Pesquisa Comportamento em Transportes e Novas Tecnologias |
Assunto:: | Veículos autônomos Transporte de carga |
Date de publication: | 2020 |
Editeur: | ANPET |
Référence bibliographique: | ALVES, Marcelo Carvalho Tavares; GONZALES TACO, Pastor Willy. Análise de cenários da implantação de veículos autônomos rodoviários de carga no contexto brasileiro, In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA EM TRANSPORTES, 34., 2020, Digital. Anais [...]. [S. l.]: ANPET, 2020. p. 1972-1979. Disponível em: https://www.anpet.org.br/anais34/documentos/2020/Modelos%20e%20T%C3%A9cnicas%20de%20Planejamento%20de%20Transportes/Modelagem%20Aplicada%20ao%20Transporte%20de%20Cargas/8_351_CT.pdf. Acesso em: 14 jun. 2024. |
Résumé: | Os veículos autônomos são um assunto que vem chamando atenção nos últimos anos por ser tratar de uma mudança tecnológica disruptiva que vem se mostrando possível. As indústrias deste ramo vêm recebendo altos investimentos de empresas ligadas a tecnologia que buscam viabilizar a produção desses veículos até 2025. Várias são as implicações dos veículos autônomos para transporte de carga e a procura por identificar os impactos positivos ou negativos, está sendo motivo de diversos estudos. Assim, o artigo realiza uma análise de cenários possíveis de implantação de veículos autônomos rodoviários de carga no contexto brasileiro. Os resultados da pesquisa mostram que segundo a percepção dos respondentes, existe uma resistência perante a implantação dos veículos autônomos rodoviários de carga num futuro próximo de curto e médio prazo. Para intervalos de 25 e 40 anos, apenas nos cenários mais favoráveis há uma percepção positiva para implantação desses veículos no Brasil. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
metadata.dc.relation.publisherversion: | https://www.anpet.org.br/anais34/documentos/2020/Modelos%20e%20T%C3%A9cnicas%20de%20Planejamento%20de%20Transportes/Modelagem%20Aplicada%20ao%20Transporte%20de%20Cargas/8_351_CT.pdf |
Collection(s) : | Trabalhos apresentados em evento |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.