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Título: Postos de trabalho ocupados por fisioterapeutas : uma menor demanda para a atenção básica
Outros títulos: Workplaces occupied by physiotherapists : less demand for primary care
Autor(es): Fernandes, Juliana Aparecida Elias
Gomes, Marília Miranda Forte
Sousa, Bruna da Silva
Marães, Vera Regina Fernandes da Silva
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9331-4580
https://orcid.org/0000-0001-8584-9676
https://orcid.org/0000-0002-6403-5654
https://orcid.org/0000-0001-6605-0308
Afiliação do autor: Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Saúde
Universidade de Brasília, Faculdade do Gama
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília, Curso de Fisioterapia
Assunto: Prática profissional
Fisioterapia
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Atenção primária à saúde
Data de publicação: 2022
Editora: ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
Referência: FERNANDES, Juliana Aparecida Elias et al. Postos de trabalho ocupados por fisioterapeutas: uma menor demanda para a atenção básica. Ciência & Saúde Coletiva, [S. l.], v. 27, n. 6, p. 2175–2186, jun. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/MScrtJcHYc65KTNVhkL39Zs/#. Acesso em: 14 jun. 2024.
Resumo: Tendo em vista o olhar ampliado de saúde proposto pelo SUS, a abordagem dada ao processo do adoecimento exigiu um prisma voltado à visão biopsicossocial, e não mais ao modelo biomédico, o que levou a um reordenamento na formação dos profissionais de saúde. Assim, as Diretrizes Curriculares Nacionais foram instituídas norteando os projetos pedagógicos dos cursos rumo ao modelo biopsicossocial, de forma que a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde contribui para esse cenário por meio de sua abordagem multidimensional e não reducionista. Entretanto, historicamente, a fisioterapia tem forte influência do modelo biomédico, distanciando-a da atenção básica (AB). Este é um estudo exploratório, descritivo e quantitativo, com fonte de dados secundários obtidos por meio do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde do Brasil, e cujo objetivo foi verificar, dentro de um intervalo de dez anos, em qual nível de assistência à saúde está concentrada a maior parte dos fisioterapeutas e sua representatividade na AB. Os achados indicaram que a AB representa o cenário minoritário dos postos de trabalho ocupados pelos fisioterapeutas, refletindo a hegemonia do modelo biomédico e reforçando o caráter reabilitador dado historicamente à profissão.
Abstract: In view of the expanded view of health proposed by the Unified Health System (SUS), the approach given to the illness process required a prism focused on the biopsychosocial view and no longer on the biomedical model, which led to a reorganization in the training of health professionals. Thus, the National Curriculum Guidelines were established guiding the pedagogical projects of the courses towards the biopsychosocial model, so that the International Classification of Functionality, Disability and Health contributes to this scenario through its multidimensional and non-reductionist approach. However, physiotherapy has historically been strongly influenced by the biomedical model, distancing it from primary care (PC). This is an exploratory, descriptive and quantitative study, with secondary data source obtained through the National Register of Health Establishments in Brazil, whose objective was to verify, within a 10-year interval, at which level of health care most physiotherapists and their representation in PC are concentrated. The findings indicated that PC represents the minority scenario of jobs occupied by physical therapists, reflecting the hegemony of the biomedical model and reinforcing the rehabilitation character historically given to the profession.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Ceilândia (FCE)
Curso de Fisioterapia (FCE-FISIO)
Faculdade de Ciências e Tecnologias em Engenharia (FCTE) – Campus UnB Gama
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde
Licença: (CC BY) Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons.
DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232022276.14692021
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