Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gonzales Taco, Pastor Willy | - |
dc.contributor.author | Mahema, Kevin Masinda | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-11T04:05:26Z | - |
dc.date.available | 2024-06-11T04:05:26Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-11 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-30 | - |
dc.identifier.citation | MAHEMA, Kevin Masinda. Componentes para classificação de corredores rodoviários inteligentes no Brasil. 2023. 139 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48200 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Transportes, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nos transportes inteligentes, o grande desafio é alcançar um sistema de transporte eficiente
para o transporte de pessoas e bens. Com o surgimento dos Veículos Autônomos (VAs)
novos desafios contextuais e operacionais trazem a necessidade de um desenvolvimento
coordenado entre os atores envolvidos na implantação dessas novas tecnologias e os
componentes necessários à operação conjunta de VAs, pedestres, infraestruturas e
dispositivos tecnológicos com a capacidade de se comunicar entre si de forma eficiente e
segura. As vantagens e benefícios advindos da operação dos VAs nas rodovias, em tráfego
misto ou segregado, não serão possíveis sem o desenvolvimento de uma infraestrutura
rodoviária de qualidade e inteligente. Diante dessa nova realidade, surge a necessidade de
identificar quais são os componentes necessários para a implementação de uma infraestrutura
inteligente capaz de receber os VAs e dar atendimento a sua incorporação no sistema de
transporte. Nesse sentido esta dissertação tem como objetivo identificar os componentes que
caracterizam uma rodovia inteligente no contexto brasileiro e classificá-los segundo seu grau
de importância. A partir de uma revisão sistemática da literatura foram identificadas cinco
principais metodologias de classificação de rodovias inteligentes: i) road infrastructure
support levels for automated driving; ii) smart road classification; iii) classification of
readiness of European highways for adopting connected, automated and electric vehicles; iv)
connected roadway classification system; e, v) road infrastructure ready for mixed vehicles
traffic flows. Com base nas metodologias foi elaborado um questionário que foi aplicado a
diversos especialistas que atuam na área de transportes, seja na gestão pública, na consultoria,
na academia e na empresa privada. Foi realizada uma análise geral e uma específica segundo
segmentos de atuação dos especialistas. Os componentes mais importantes na visão geral dos
especialistas por ordem de importância foram: conectividade, segurança, infraestrutura física,
infraestrutura digital, automação veicular e usuário. A partir desses componentes, surge a
necessidade de se discutir o que seria o caminho a ser seguido para implementar e classificar
um Corredor Rodoviário Inteligente (CRI) no Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Componentes para classificação de corredores rodoviários inteligentes no Brasil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rodovias - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte rodoviário | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In intelligent transportation, the great challenge is to achieve an efficient transportation
system for the transport of people and goods. With the emergence of Autonomous Vehicles
(AVs) new contextual and operational challenges bring the need for a coordinated
development between the actors involved in the deployment of these modern technologies
and the components necessary for the joint operation of AVs, pedestrians, infrastructure, and
technological devices with the ability to communicate with each other efficiently and safely.
The advantages and benefits arising from the operation of AVs on highways, in mixed or
segregated traffic, will not be possible without the development of a quality and intelligent
road infrastructure. In face of this new reality, the need arises to identify which components
are necessary for the implementation of an intelligent infrastructure capable of receiving the
AVs and meet their incorporation into the transportation system. In this sense, this
dissertation aims to identify the components that characterize an intelligent highway in the
Brazilian context and classify them according to their degree of importance. Based on a
systematic literature review, five main methodologies were identified to classify intelligent
highways: i) road infrastructure support levels for automated driving; ii) smart road
classification; iii) classification of readiness of European highways for adopting connected,
automated and electric vehicles; iv) connected roadway classification system; and v) road
infrastructure ready for mixed vehicles traffic flows. Based on the methodologies, a
questionnaire was prepared and applied to several specialists who work in the transportation
area, whether in public management, consulting, academia, and private enterprise. A general
and a specific analysis was performed according to the segments in which the specialists
work. The most important components in the general vision of the specialists were:
connectivity, security, physical infrastructure, digital infrastructure, vehicle automation, and
user. Based on these components, the need arises to discuss what would be the path to be
followed to implement and classify an Intelligent Road Corridor (IRC) in Brazil | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Transportes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|