Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Carvalho, Alexandre Tolentino de | - |
dc.contributor.author | Gontijo, Cleiton Hércules | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-24T13:50:16Z | - |
dc.date.available | 2024-05-24T13:50:16Z | - |
dc.date.issued | 2020-01-24 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Alexandre Tolentino de; GONTIJO, Cleyton Hércules. Discursos nas aulas de matemática e a construção de barreiras para o desenvolvimento da criatividade compartilhada. Cenas Educacionais, Caetité, v. 3, p. e7469, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/7469. Acesso em: 24 maio. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48124 | - |
dc.description.abstract | Cientes que as salas de aula estão atravessadas por relações assimétricas de poder percebidas nos
discursos e construídas e reproduzidas por meio deles, discutimos, no presente trabalho, os efeitos
que essas relações de poder exercem sobre o desenvolvimento de habilidades criativas em
matemática e sobre a criatividade compartilhada em matemática quando os alunos trabalham em
grupos. Portanto, o objetivo desse estudo foi analisar as barreiras para a criatividade compartilhada
em matemática que emergem nos discursos originados nos momentos de interação de alunos do 5º
ano do ensino fundamental quando solucionavam problemas matemáticos abertos, recorrendo,
para tanto, à Análise do Discurso Crítica (ADC). Identificamos as seguintes barreiras presentes nas
falas dos alunos: Excesso de críticas, Críticas antecipadas, Descrédito de alunos tidos como ruins em
matemática, Medo de participar, Falta de avaliação crítica de ideias, Ideias ignoradas, Intolerância
ao erro e autoimagem negativa. Conclui-se que a configuração da turma, com poucas interações
durante a aula e com escassas oportunidades para internalização dos conceitos matemáticos
trabalhados, interferiu diretamente nas relações de poder instituídas na turma estudada e
emergidas nos discursos analisados, resultando em situações desfavoráveis para a aprendizagem
efetiva de todos devido à produção de barreiras para a ciatividade compartilhada em matemática.
Então, lança-se dois desafios ao docente atual: a) oferecer oportunidades para o desenvolvimento
dos conhecimentos matemáticos de forma criativa e b) instalar espaços de aprimoramento da
criatividade compartilhada por meio da remoção de barreiras. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) do Departamento de Ciências Humanas, Campus VI, da Universidade do Estado da Bahia. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Discursos nas aulas de matemática e a construção de barreiras para o desenvolvimento da criatividade compartilhada | pt_BR |
dc.title.alternative | Discourses in math classes and building barriers to the development of shared creativity | pt_BR |
dc.title.alternative | Discursos en clases de matemáticas y la construcción de barreras para el desarrollo de la creatividad compartida | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Criatividade em matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Discurso | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática - estudo e ensino | pt_BR |
dc.rights.license | Licença Creative Commons Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada. Fonte: https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/7469. Acesso em: 24 maio. 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Aware that classrooms are traversed by asymmetrical power relations perceived in the discourses and constructed and reproduced through them, we discuss in this paper the effects that these power relations have on the development of creative mathematical skills and shared creativity in math when students work in groups. Therefore, the aim of this study was to analyze the barriers to shared creativity in mathematics that emerge in the discourses originated in the interaction moments of 5th grade students whensolving open mathematical problems, using the Critical Discourse Analysis (ADC). We identified the following barriers in student discourse: Excessive criticism, Early criticism, Disbelief of students perceived as bad in math, Fear of participating, Lack of critical evaluation of ideas, Ignored ideas, Intolerance to error and negative self-image. It is concluded that the class configuration, with few interactions during the class and with few opportunities to internalize the worked mathematical concepts, directly interfered with the power relations established in the studied class and emerged in the analyzed discourses, resulting in unfavorable situations for effective learning due to the production of barriers to shared creativity in mathematics. Thus, there are two challenges for the current teacher: a) offer opportunities for the development of mathematical knowledge creatively and b) install spaces for enhancing shared creativity through the removal of barriers. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | http://orcid.org/0000-0002-8770-1314 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | http://orcid.org/0000-0001-6730-8243 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Matemática (IE MAT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|