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2023_MariliaCaetanoRodriguesMorais.pdf7,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSá, Guilherme José da Silva e-
dc.contributor.authorMorais, Marília Caetano Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-03-21T15:06:57Z-
dc.date.available2024-03-21T15:06:57Z-
dc.date.issued2024-03-21-
dc.date.submitted2023-12-04-
dc.identifier.citationMORAIS, Marília Caetano Rodrigues. Seguindo práticas de colecionamento e de exposição de acervos Iny (Karajá): rastros de uma exposição “antiga” do Museu Nacional (RJ). 2023. 229 f., il. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48018-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação investiga as práticas de colecionamento e de exposição dos acervos Iny do Museu Nacional (UFRJ), partindo especificamente de uma experiência expositiva “antiga”, anterior ao incêndio de 2018, intitulada “Os Karajás: Plumária e Etnografia”, que esteve em exibição de 2012 até ser interrompida de forma abrupta pelo trágico evento. A pesquisa busca compreender como essas práticas se desenvolveram ao longo de diferentes momentos de produção de coleções e exposições etnográficas e como elas se relacionam com as discussões contemporâneas sobre práticas “do passado” que devem ser abandonadas e práticas “do futuro” que são desejadas. As escolhas metodológicas, impactadas pela pandemia da Covid-19 que transformou radicalmente as possibilidades de investigação etnográfica, especialmente entre 2020 e 2022, consistem em seguir os rastros deixados pela mencionada exposição por meio de uma abordagem etnográfica que se baseia em arquivos e recursos digitais, envolvendo atores, humanos e não-humanos, que desempenharam papéis relevantes em diversas etapas, desde a formação das coleções até a produção da exposição. Além disso, pretende-se resgatar a memória e mapear os eventos significativos associados à produção da exposição, rastreando a trajetória de objetos que migraram das aldeias para o museu e, posteriormente, da reserva técnica para o espaço expositivo. Também se almeja apresentar perspectivas institucionais, antropológicas e Iny (Karajá) relacionadas às coleções e à exposição, contextualizando essa experiência em termos de políticas institucionais, produção antropológica e protagonismo indígena. Por meio da narrativa etnográfica, são destacadas as complexidades do acervo, as possibilidades curatoriais da época e as controvérsias que permearam essa experiência. O estudo contribui para o entendimento das práticas de colecionamento e exposição de acervos indígenas em um museu universitário, com perfil acadêmico e científico, promovendo uma reflexão crítica sobre o passado e o futuro dessas práticas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSeguindo práticas de colecionamento e de exposição de acervos Iny (Karajá) : rastros de uma exposição “antiga” do Museu Nacional (RJ)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAntropologiapt_BR
dc.subject.keywordMuseu Nacional do Rio de Janeiropt_BR
dc.subject.keywordKarajápt_BR
dc.subject.keywordIndígenas - etnografiapt_BR
dc.description.abstract1Following practices of collecting and exhibiting Iny (Karajá) collections: Traces from a Past Exhibition at the National Museum (RJ). 2023. 229 p. Dissertation (Master's) - Department of Anthropology, Institute of Social Sciences, University of Brasília, Brasília. This dissertation investigates the practices of collecting and exhibiting Iny collections at the "old" National Museum, specifically focusing on an exhibition experience that predates the 2018 fire, titled “The Karajás: Feathers and Ethnography”, which was on display from 2012 until it was abruptly interrupted by the tragic event. The research seeks to understand how these practices developed during different moments of ethnographic collection and exhibition production and how they relate to contemporary discussions about “past” practices that should be abandoned and “future”practices that are desired. The methodological choices, impacted by the Covid-19 pandemic, which radically transformed the possibilities of ethnographic research, especially between 2020 and 2022. The approach involves following the traces left by the mentioned exhibition through an ethnographic method based on archival materials and digital resources, involving human and non-human actors who played relevant roles in various stages, from the formation of collections to the production of the exhibition. Additionally, it aims to recover the memory and map significant events associated with the exhibition's production, tracing the trajectory of objects that migrated from villages to the museum and later from the technical reserve to the exhibition space. The study also intends to present institutional, anthropological, and Iny (Karajá) perspectives related to collections and the exhibition, contextualizing this experience in terms of institutional policies, anthropological production, and indigenous protagonism. Through ethnographic narrative, the complexities of the collection, the curatorial possibilities of the time, and the controversies that permeated this experience are highlighted. The study contributes to the understanding of the practices of collecting and exhibiting indigenous collections within an academic and scientific university museum, promoting a critical reflection on the past and future of these practices.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Sociais (ICS)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Antropologia (ICS DAN)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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