Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Carolina Pescatori Candido da | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Pedro Augusto do | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-08T20:36:22Z | - |
dc.date.available | 2024-03-08T20:36:22Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-08 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-23 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Nascimento. O lugar da escola na paisagem urbana: uma abordagem urbanística sobre as unidades de vizinhança, a segregação urbana e as desigualdades educacionais em Brasília. 2023. 423 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48001 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese relaciona os conceitos de segregação urbana, segregação socioespacial e
segregação escolar pelo viés do lugar das escolas públicas na paisagem urbana. Neste
estudo, utilizamos Brasília como estudo de caso, discutindo a atual dinâmica das unidades
de vizinhança, princípio urbanístico recorrentemente aplicado às cidades-satélites da capital
federal, visando investigar como os mecanismos de espoliação e reserva de localização
atuam na segregação socioespacial. A pesquisa examina criticamente o papel da escola
pública na paisagem urbana e o modo como as escolhas projetuais urbanísticas
relacionadas ao paradigma da Unidade de Vizinhança afetam as relações entre cidade,
bairro, vizinhança e escola. Para tanto, recorremos a uma metodologia mista, qualitativa e
quantitativa, combinando: análise histórica das unidades de vizinhança do Plano Piloto, bem
como sua influência no posicionamento de equipamentos públicos de ensino em outros
bairros da cidade – Ceilândia, Sudoeste e Águas Claras; além de um mapeamento do fluxo
diário de alunos da rede pública de ensino de Brasília, por meio da análise do cadastro de
matrículas da rede pública de ensino do Distrito Federal. Objetivou-se construir uma
cartográfica com imagens legíveis do espaço que facilitem a articulação das abordagens
quantitativas e qualitativas dos efeitos da segregação, uma estratégia de pesquisa e de
análise pouco recorrente entre os estudos que tratam da temática. O estudo demonstra que
as unidades de vizinhança funcionam como planejado em comunidades periféricas,
enquanto em bairros de maior renda a centralidade da escola se dissolve, pois, essas
populações optam preferencialmente por escolas privadas. Ademais, existem famílias dos
bairros periféricos que reconhecem o efeito vizinhança em suas unidades de vizinhança, e
criam mecanismos para transpor as barreiras e acessar escolas onde os mecanismos
institucionais são menos nocivos. Mesmo sendo essas estratégias onerosas em termos de
gasto de tempo, pois impõem às crianças percorrer rotineiramente longas distâncias. Os
resultados encontrados reforçam a tese de que a segregação urbana é um processo
espaço-temporal complexo e que a análise desse fenômeno por perspectivas não
tradicionais, como a análise histórica dos mecanismos de produção do espaço e a leitura
das alterações da dinâmica da cidade pelo fluxo diário de pessoas até a escola, pode
contribuir com a construção de estudos urbanos e do pensamento sobre a segregação
urbana. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O lugar da escola na paisagem urbana : uma abordagem urbanística sobre as unidades de vizinhança, a segregação urbana e as desigualdades educacionais em Brasília | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Unidade de vizinhança | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Segregação social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arquitetura escolar | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis relates the concepts of urban segregation, socio-spatial segregation and school segregation through the lens of the place of public schools in the urban landscape. In this study, we use Brasília as a case study, discussing the current dynamics of neighborhoodunits, an urban principle recurrently applied to satellite cities of the federal capital, aiming to investigate how the mechanisms of spoliation and location reservation act on socio-spatial segregation. The research critically examines the role of public schools in the urbanlandscape and the way in which urban design choices related to the Neighborhood Unit paradigm affect the relationships between city, neighborhood, neighborhood and school. To this end, we used a mixed, qualitative and quantitative methodology, combining: historical analysis of neighborhood units in the Plano Piloto, as well as their influence on the positioning of public teaching equipment in other neighborhoods of the city – Ceilândia, Sudoeste and Águas Claras; in addition to mapping the daily flow of students from the public education network in Brasília, through the analysis of the enrollment register of the public education network in the Federal District. The objective was to build a cartography with legible images of the space that facilitate the articulation of quantitative and qualitative approaches to the effects of segregation, a research and analysis strategy that is not very common among studies that deal with the topic. The study demonstrates that neighborhood units function as planned in peripheral communities, while in higher-income neighborhoods the centrality of the school dissolves, as these populations preferably opt for private schools. Furthermore, there are families from peripheral neighborhoods who recognize the neighborhood effect in their neighborhood units, and create mechanisms to overcome barriers and access schools where institutional mechanisms are less harmful. Even though these strategies are costly in terms of time expenditure, as they require children to routinely travel long distances. The results found reinforce the thesis that urban segregation is a complex spatio-temporal process and that the analysis of this phenomenon from nontraditional perspectives, such as the historical analysis of the mechanisms of space production and the reading of changes in the city's dynamics due to the flow diary of people to school, can contribute to the construction of urban studies and thinking about urban segregation. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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