Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Andrade, Vanessa Carvalho de | pt_BR |
dc.contributor.author | Gomes, Thatyusce Bonfim | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-07T18:36:24Z | - |
dc.date.available | 2024-03-07T18:36:24Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-07 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-28 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Thatyusce Bonfim. A descoberta da natureza elétrica dos raios: uma abordagem histórico-investigativa. 2023. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física )— Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47986 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma sequência didática construída a partir da
utilização de uma narrativa histórica na modalidade investigativa. O episódio histórico
trabalhado é a descoberta da natureza elétrica dos raios, protagonizada por Benjamin
Franklin no século XVIII. A intenção da proposta é fomentar a discussão de aspectos
inerentes à natureza da ciência e, assim, contribuir para que os alunos construam uma
visão menos distorcida do fazer científico. A utilização de narrativas investigativas
possibilita que o aluno seja colocado em uma simulação de produção científica fiel à
realidade e, com isso, seja capaz de refletir e internalizar os aspectos inerentes à
prática do cientista. Ademais, a sequência tem o objetivo de introduzir os conceitos de
carga elétrica e descarga elétrica sob a contextualização da temática dos raios em
tempestades e da funcionalidade dos para-raios. A proposta conta também com
atividades experimentais, práticas e demonstrativas, que buscam auxiliar na
visualização e no entendimento dos fenômenos por parte dos alunos, bem como
despertar o interesse no assunto abordado. A sequência em questão foi aplicada em
duas turmas de nono ano do ensino fundamental de uma escola particular do Distrito
Federal e obteve resultados satisfatórios. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A descoberta da natureza elétrica dos raios : uma abordagem histórico-investigativa | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Natureza da Ciência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Eletricidade - história | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino investigativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Raios | pt_BR |
dc.subject.keyword | Franklin, Benjamin | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work presents a didactic sequence built from the use of a historical case
study in the investigative modality. The historical episode was the discovery of the
electrical nature of lightning, carried out by Benjamin Franklin in the 18th century. The
intention of the proposal is to encourage the discussion of aspects inherent to the
nature of science and thus contribute to students building a less distorted view of
scientific work. The use of investigative narratives allows the student to be placed in a
simulation of scientific production faithful to reality and, with this, be able to reflect and
internalize the aspects inherent to the scientist's practice. In addition, the sequence
aims to introduce the concepts of electrical charge and electrical discharge under the
context of the theme of lightning in storms and the functionality of lightning rods. The
proposal also has experimental, practical and demonstrative activities, which seek to
help students visualize and understand the phenomena, as well arouse interest in the
subject addressed. The sequence in question was applied in two classes of the ninth
grade of elementary school in a private school in the Federal District and obtained
satisfactory results. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Mestrado Profissionalizante | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|