Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva Filho, Olavo Leopoldino da | pt_BR |
dc.contributor.author | Campos, Rafael Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-07T18:36:24Z | - |
dc.date.available | 2024-03-07T18:36:24Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-07 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-28 | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Rafael Costa. Ensino de estática para estudante com neurodivergência fundamentado em Vygotsky e Ausubel . 2023. 146 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47984 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação teve como objetivo elaborar uma sequência didática personalizada
sobre estática para um estudante com neuropatia matriculado em um colégio estadual no
município de Águas Lindas de Goiás. Para fundamentação desta pesquisa, foram utilizadas as
teorias de Lev S. Vygotsky e David Ausubel, na perspectiva de que a personalização do
ensino é, para ambos, ainda que por razões diversas, mas conexas, importante na construção
de significados. A metodologia utilizada incluiu o uso de Tecnologias Digitais de Informação
e Comunicação (TDIC), simulações e vídeos para abordar os conteúdos de velocidade,
aceleração, força, torque e equilíbrio, buscando, assim, potencializar as habilidades e o
aprendizado do participante. A organização dos encontros aconteceu em separado do restante
da turma, permitindo que a sequência didática fosse adaptada às necessidades específicas do
envolvido. Os resultados obtidos foram analisados de forma qualitativa e indicam que o
estudante foi capaz, baseado na sua estrutura cognitiva e em suas especificidades, de
desenvolver caminhos de confluência que lhe permitiram apreender o conteúdo proposto. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ensino de estática para estudante com neurodivergência fundamentado em Vygotsky e Ausubel | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Física - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino - metodologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ausubel, David Paul, 1918-2008 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vygotsky, Lev Semenovich, 1896-1934 | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Ferreira, Marcello | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present dissertation aimed to elaborate a personalized didactic sequence about statics for
a student with neuropathy enrolled in a State College in the municipality of Águas Lindas de
Goiás/Brazil. To support this research, the theories of Lev S. Vygotsky and David Ausubel
were used, because, for both, the personalization of teaching is important in the construction
of meanings by the students. The methodology used included the use of digital technologies,
simulations and video to address the contents of speed, acceleration, strength, torque and
balance, thus seeking to enhance the skills and learning of the student. The organization of the
meetings took place separately from the rest of the class, allowing the didactic sequence to be
adapted to him specific needs. The results obtained were analyzed qualitatively and indicate
that the student was able to develop, based on his cognitive structure, confluency paths that
allowed him to apprehend the proposed content. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Mestrado Profissionalizante | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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