Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Leite, Jaciara Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Patrícia Manso de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-26T21:06:45Z | - |
dc.date.available | 2024-02-26T21:06:45Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-30 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Patrícia Manso de. Educação física nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o que as crianças têm a nos dizer?. 2023. 163 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47899 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo procurou analisar a Educação Física nos anos iniciais do ensino
fundamental, com base no Programa Educação com Movimento da SEEDF, e refletir
criticamente sobre esse cenário. Buscamos problematizar as seguintes questões de
pesquisa: por que ainda não está universalizada a Educação Física nos anos iniciais
do ensino fundamental no DF, com a presença de professores de Educação Física?
E, ainda, sobre a Educação Física nos anos iniciais, o que as crianças têm a nos
dizer? São objetivos específicos: elaborar e desenvolver proposta pedagógica de
Educação Física voltada para os anos iniciais do ensino fundamental, realizar Estado
da Arte acerca da produção acadêmica sobre o Programa Educação com Movimento
no âmbito da pós-graduação buscando identificar limites e avanços do referido
Programa e compreender o que as crianças expressam sobre a escola pública e a
Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental. Tendo como
fundamentação a pedagogia histórico-crítica, a abordagem crítico-superadora e a
sociologia da infância, recorremos à abordagem qualitativa, considerando essencial
compreender e ouvir as crianças, subsidiadas por uma intervenção imbricada em uma
proposta pedagógica que visa não só apresentar aos estudantes o que é a escola
pública e a EF neste contexto, como também construir junto com eles esses
conhecimentos. Foram realizadas observações participantes, produção de desenhos,
análise documental e, ainda, entrevistas subsidiadas por uma intervenção imbricada
em uma proposta pedagógica. As crianças participantes da pesquisa são de uma
escola pública de Samambaia, região administrativa do Distrito Federal, totalizando
18 estudantes, matriculados no 5º ano, entre 10 e 12 anos de idade. O estudo justificase pela necessidade de compreender o que as crianças expressam sobre a Educação
Física nos anos iniciais e, além disso, contribuir com o debate acerca da legitimidade
da Educação Física, sob a perspectiva de universalização deste componente
curricular voltado para as crianças em todas as etapas da educação básica. Os
resultados nos mostram aprofundamento e ampliação da compreensão com relação
aos temas abordados, considerando fortemente as falas e expressões das crianças
com a proposta de um trabalho pedagógico fundamentado nos conhecimentos
científicos, que buscaram ser compartilhados de modo interessante, com respeito ao
grau de apropriação das crianças. Os estudantes realizaram novas relações, com um
novo olhar, demonstrando apropriação do conhecimento e das reflexões. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação física nos anos iniciais do Ensino Fundamental : o que as crianças têm a nos dizer? | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Educação com Movimento (PECM) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present study sought to analyze and reflect critically on Physical Education in the
early years of elementary school, from the Education with Movement Program of
SEEDF. We seek to problematize the following research questions: Why is physical
education not yet universalized in the Early Years of elementary school in the Federal
District, with the presence of physical education teachers? And yet, Physical Education
in the Early Years, what do children have to tell us? Healthy specific objectives:
elaborate and develop a pedagogical proposal of Physical Education focused on the
Early Years of Elementary School and understand what children express about public
school and Physical Education in the Early Years of Elementary School. Based on
Historical-Critical Pedagogy, Overcoming Critical Pedagogy and Sociology of
Childhood, we resort to a qualitative approach, considering it essential to understand
and listen to children, subsidized by an imbricated intervention in a pedagogical
proposal that aims to present and build together with the children what is the public
school and PE in this context, participant observations, the production of drawings,
documentary analysis and also interviews subsidized by an intervention imbricated in
a pedagogical proposal were carried out. The children participating in the research are
from a public school in Samambaia, administrative region of the Federal District, in a
total of 18 students, enrolled in the 5th year and aged between 10 and 12 years. The
study is justified by the need to understand what children express about Physical
Education in the Early Years and also contribute to the debate about the legitimacy of
Physical Education and the perspective of universalization of this curricular component
aimed at children in all stages of basic education. The results show us deepening and
broadening of the understanding in relation to the topics addressed, strongly
considering the children's speeches and expressions with the proposal of a
pedagogical work based on scientific knowledge and that sought to be shared in an
interesting way, and respecting the degree of appropriation of the children. The
students made new relationships, with a new look, demonstrating appropriation of
knowledge and reflections. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|