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Título: Desempenho urbano em uma cidade planejada : uma leitura pela sintaxe espacial
Autor(es): Pourre, Carlla Brito Furlan
Magalhães, Marcos Thadeu Queiroz
Rocha, Marecilda Sampaio da
Florêncio, Cristina Maria Correia de Mello
Afiliação do autor: Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Assunto: Sintaxe espacial
Segregação espacial
Teoria sistêmica
Mapa axial
Planejamento urbano
Data de publicação: 2022
Editora: ANPUR
Referência: POURRE, Carlla Brito Furlan et al. Desempenho urbano em uma cidade planejada: uma leitura pela sintaxe espacial. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR, 19., Blumenau - SC, 2022. Anais [...]. Blumenau - SC: ANPUR, 2022. Disponível em: https://www.sisgeenco.com.br/anais/enanpur/2022/arquivos/GT3_SEM_6_89_20220525172059.pdf. Acesso em: 26 fev. 2024.
Resumo: O presente artigo visa a investigação dos aspectos configuracionais de uma cidade planejada com características de regularidade espacial, representada pelo desenho urbano em malha ortogonal. Nesse sentido, a cidade de Palmas, capital do estado Tocantins, foi escolhida como estudo de caso. Esta apesar de ter nascido planejada com um perfil reticular, apresenta características segregacionistas similares ao identificado em cidades não planejadas com urbanização dispersa e fragmentada. Para a presente análise, como estratégias metodológicas se utiliza o princípio do pensamento sistêmico de Bunge (1979) e a Teoria da Lógica Social do Espaço proposto por Bill Hillier (1984). Sendo que, para mensuração dos aspectos que aqui interessam, utiliza-se como instrumento de análise o recurso de mapas axiais com as seguintes categorias de análise do sistema: Integração Global, Integração Local e Conectividade. Com isso, o intento é representar a cidade como ela é e o impacto do seu modo de organização espacial na vida das pessoas enquanto caráter de urbanidade materializada na opção de presença ou ausência dos indivíduos no espaço público. Como resultado dessa análise, verificou-se a ineficiência da cidade e seus deslocamentos, agravada por uma acentuada dificuldade de se orientar e localizar dentro do perímetro urbano de Palmas (TO). Isso evidencia que em um sistema urbano, o traçado regular não necessariamente é mais acessível e conectado do que uma malha orgânica, ratificando assim, a necessidade do estudo de aspectos relacionais entre as partes defendido pela teoria sistêmica.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Departamento de Projeto, Expressão e Representação (FAU PRO)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Versão da editora: https://www.sisgeenco.com.br/anais/enanpur/2022/arquivos/GT3_SEM_6_89_20220525172059.pdf
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