Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Café, Ângela Barcellos Coelho | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Glaydson Gomes da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-23T19:35:42Z | - |
dc.date.available | 2024-02-23T19:35:42Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
dc.date.submitted | 2023-03-07 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Glaydson Gomes da. Do rapto da princesa bolachinha a um chá com Clarice Lispector: aproximações estéticas em processos artísticos no âmbito escolar. 2023. 179 f., il. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47860 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo busca compreender como os processos teatrais desenvolvidos no âmbito
escolar podem auxiliar no desenvolvimento do olhar estético das crianças participantes,
com vistas a promover novas experiências, enriquecendo seu repertório cultural e
possibilitando a construção de aprendizagens significativas. Nessa investigação, a figura
do professor-artista surge como o elo que conduz as crianças à uma compreensão mais
apurada de suas sensibilidades e saberes. Como mediador desse processo, cabe ao
professor de teatro promover situações, durante a realização dos jogos teatrais,
brincadeiras, contação de histórias e dramatizações, nas quais as aproximações estéticas
favoreçam reflexões sobre as experiências alcançadas pelas crianças. Como metodologia
se utiliza da Etnografia da prática escolar, da autoetnografia e do Relato de Experiência,
investigando dois processos teatrais distintos: O rapto da princesa Bolachinha e Um chá
com Clarice Lispector, espetáculos realizados em duas escolas distintas, Escola Cenecista
de Brasília e Escola Parque 308 Sul, com crianças dos anos iniciais do Ensino
Fundamental I, a fim de analisar e refletirsobre como esses processos teatrais estimularam
o desenvolvimento de novas experiências para seus participantes e os significados que
esses lhe atribuem. A pesquisa conta com os depoimentos de duas alunas que participaram
dos processos teatrais e da montagem dos espetáculos, favorecendo desse modo uma
compreensão mais profunda sobre o desenvolvimento das aproximações estéticas e suas
reverberações. Procura examinar por meio da descrição dos processos teatrais como as
aulas de teatro podem auxiliar na construção de novas experiências, saberes,
sensibilidades e sentidos que perpassem o âmbito escolar e sejam capazes de possibilitar
uma nova forma de compreensão do mundo às crianças. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Do rapto da princesa bolachinha a um chá com Clarice Lispector : aproximações estéticas em processos artísticos no âmbito escolar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lispector, Clarice, 1925-1977 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Contação de histórias | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study seeks to understand how the theatrical processes developed in the school
environment can help in the development of the aesthetic look of the participating
children, with a view to promoting new experiences, enriching their cultural repertoire
and enabling the construction of meaningful learning. Glaydson Orientando Profartes: In
this investigation, the figure of the artist-teacher emerges as the link that leads children
to a more accurate understanding of their sensibilities and knowledge. As a mediator of
this process, it is up to the theater teacher to promote situations, during the performance
of theatrical games, games, storytelling and dramatizations, in which aesthetic
approaches favor reflections on the experiences achieved by children. Glaydson
Orientando Profartes: It investigates two distinct theatrical processes: The kidnapping of
the Biscuit Princess and Tea with Clarice Lispector, shows performed in two different
schools, Escola Cenecista de Brasília and Escola Parque 308 Sul, with children from the
early years of Elementary School, in order to analyze and reflect about how these
theatrical processes stimulated the development of new experiences for their participants
and the meanings they attribute to them. The research relies on the testimonies of two
students who participated in the theatrical processes and in the setting up of the shows,
thus favoring a deeper understanding of the development of aesthetic approaches and
their reverberations. Glaydson Orientando Profartes: It seeks to examine, through the
description of theatrical processes, how theater classes can help in the construction of
new experiences, knowledge, sensibilities and meanings that permeate the school
environment and are capable of providing children with a new way of understanding the
world. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|