Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Maria do Carmo Couto da | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferreira, César Augusto de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-22T20:05:30Z | - |
dc.date.available | 2024-02-22T20:05:30Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-22 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-10 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, César Augusto de Oliveira. Através da câmera: a disciplina arte na escola pública em tempos de ensino remoto emergencial e algumas proposições. 2023. 52 f. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47848 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo a descrição e análise de atividades didáticas executadas no
contexto da pandemia mundial de COVID-19 na disciplina Arte em uma escola pública
da periferia de Valparaíso de Goiás no ano letivo de 2021 com alunos dos dois anos finais
do Ensino Fundamental, assim como apresentar uma proposta pedagógica para o ensino
de artes utilizando a fotografia nos últimos anos do Ensino Fundamental. Os alunos foram
recebidos em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) contendo salas temáticas,
com a primeira ação desenvolvida pelo professor sendo a personalização da página da
sala de aula, seguido da utilização dos fóruns para reunir as participações escritas e
produções estéticas, utilizando vídeos autorais curtos que poderiam ser acessados de
forma assíncrona. O segundo bimestre passou para a modalidade síncrona de aulas
utilizando a plataforma Spatial.chat, onde desenvolveu-se o trabalho com fotografia. No
entanto, a baixíssima quantidade de alunos presentes e a necessidade de engajar os alunos
que não podiam estar nas aulas levou de volta ao formato assíncrono no terceiro bimestre
com vídeos do professor de até 15 minutos e que geraram maior participação nos fóruns.
Uma vez que a escola cria uma delicada rede de relações que vai entrelaçando, todos os
dias, as rotinas, os humores e as histórias e realidades de toda a comunidade escolar, pôdese perceber a fotografia como ferramenta para desenvolvimento do olhar artístico, a
fruição de arte, a expressão e a criação artística, com os participantes sendo provocados
a reflexões e novos olhares a partir das fotografias apresentadas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Através da câmera : a disciplina arte na escola pública em tempos de ensino remoto emergencial e algumas proposições | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino remoto emergencial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fotografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prática de ensino | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article aims to describe and analyze the didactic activities performed in the context
of the global pandemic of COVID-19 in the Art subject in a public school in the periphery
of Valparaíso de Goiás in the school year of 2021, with students from the last two years
of elementary school, as well as to present a pedagogical proposal for teaching art using
photography in the last years of the elementary school. The students were received in a
Virtual Learning Environment (VLE) containing thematic rooms, with the first action
developed by the teacher being the customization of the classroom page, followed by
using forums to gather written participations and aesthetic productions, using short
authorial videos that could be accessed asynchronously. The second bimester moved to
the synchronous format of classes using the Spatial.chat platform, where the work with
photography was developed. However, the very low number of students present and the
need to engage students who could not be in class led back to the asynchronous format in
the third bimester with teacher videos of up to 15 minutes, which generated more
participation in the forums. Once the school creates a delicate network of relationships
that every day interweaves the routines, the moods, and the stories and realities of the
entire school community, it was possible to perceive photography as a tool for the
development of the artistic eye, the enjoyment of art, artistic expression and creation, with
the participants being provoked to reflect and develop new perspectives based on the
photographs they presented. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|