Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bugarin, Maurício Soares | pt_BR |
dc.contributor.author | Biscarde, Filipe Ricardo Batista | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-20T18:12:16Z | - |
dc.date.available | 2024-02-20T18:12:16Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-20 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-30 | - |
dc.identifier.citation | BISCARDE, Filipe Ricardo Batista. Precatórios Federais de 2022: a decomposição do “Meteoro” das contas públicas quanto à frequência, impacto financeiro e tempo de formação. 2023. xi, 155 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47795 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa analisa os precatórios incluídos na Lei Orçamentária Anual (LOA) da
União para 2022, a partir da perspectiva da ciência econômica. Esses precatórios são
obrigações reconhecidas pela Justiça Federal em favor de particulares e têm crescido
em volume de recursos e percentual de participação no Orçamento Federal. O objetivo
geral do estudo é classificar e descrever, de forma multinível e sob a perspectiva do
assunto processual, os aspectos relacionados aos precatórios estudados, identificando o
fato gerador mais oneroso, o Tribunal que mais condenou o Erário e o tempo médio para
formação dos títulos. Como método, decidiu-se pela utilização da técnica descritiva, com
delineamento de pesquisa documental e bibliográfica, de abordagem quantitativa e uso
de estatística descritiva a partir do banco de dados oriundo do Poder Judiciário. O estudo
sugere que 95% dos precatórios distribuem-se em quatro grandes grupos de assuntos:
previdenciário, administrativo, processual e tributário; os precatórios de natureza
previdenciária representaram o maior volume de inscrição (59%) e os administrativos
foram os que mais oneraram a administração (37%); o TRF3 foi o tribunal que mais
condenou o erário em volume de autuações (28%), enquanto o TRF1 liderou no quesito
impacto financeiro (31%); considerando toda Justiça Federal, o tempo médio de formação
dos precatórios foi de aproximadamente 12 anos, sendo o TRF da 4ª região o mais ágil
com média de 8,5 anos; na perspectiva do ramo do direito, os precatórios previdenciários
foram os que consumiram menor lapso temporal em sua formação (7,4 anos) e os
administrativos os que apresentaram maior média (20,5 anos). Concluiu-se, após o
cotejamento dos resultados em relação à base comparativa anterior, que a metodologia
proposta merece se consolidar como linha de base para estudos futuros e pode colaborar
com o sistema gerencial, orientando a tomada de decisões que objetivem a diminuição
dos custos relacionado aos precatórios. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Precatórios Federais de 2022 : a decomposição do “Meteoro” das contas públicas quanto à frequência, impacto financeiro e tempo de formação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Precatórios | pt_BR |
dc.subject.keyword | Despesa pública - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Finanças públicas - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lei Orçamentária Anual (LOA) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The research examines the court-ordered debt payments included in the Annual
Budget Law (LOA) of the Federal Government for 2022, from the perspective of economic
science. These court-ordered debt payments are obligations recognized by the Federal
Justice in favor of individuals and have grown in volume of resources and percentage of
participation in the Federal Budget. The general objective of the study is to classify and
describe, in a multilevel way and from the fact perspective of the procedural subject, the
aspects related to the court-ordered debt payments, identifying the events with the
greatest impact on the treasury, the Court that condemned the Treasury the most, and
the average waiting time of the court decisions. As a method, it was decided to use the
descriptive technique, with a documental and bibliographic research design, quantitative
approach, and use of descriptive statistics based on the database from the Judiciary. The
study suggests that 95% of court-ordered debt payments are distributed among four major
subject groups: social security, administrative, procedural, and tax; social security courtordered debt payments represented the largest registration volume (59%), and
administrative court-ordered debt payments were the most expensive (37%); TRF3 was
the Court that condemned the Treasury the most in terms of the number of cases (28%),
while TRF1 led in financial impact (31%); considering the entire Federal Justice, the
average time for the formation of court-ordered debt payments was approximately 12
years, with the 4th Region TRF being the most agile with an average of 8.5 years; from
the perspective of the legal field, social security court-ordered debt payments were the
ones that consumed the shortest time span in their formation (7.4 years), and
administrative court-ordered debt payments were the were the longest ones (20.5 years).
It was concluded, after comparing the results with the previous comparative base, that the
proposed methodology deserves to be consolidated as a baseline for future studies and
can collaborate with the management system, guiding decision-making that aims to
reduce costs related to court-ordered debt payments. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|