Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Nascimento Júnior, Antônio | pt_BR |
dc.contributor.author | Rocha, Danielle Cruz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-16T21:03:23Z | - |
dc.date.available | 2024-02-16T21:03:23Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-16 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-20 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Danielle Cruz. Panorama econômico do ensino à distância em enfermagem no Brasil e o reflexo na qualidade da formação. 2023. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47764 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O cenário pandêmico ocasionado pela COVID-19 obrigou à adaptação de atividades
econômicas, sociais, educacionais, de higiene, entre outras. No contexto da
enfermagem, refletiu-se sobre a eficácia da adoção do ensino na modalidade à
distânica na formação desses profissionais e as implicações para o mercado de
trabalho. Objetivo: analisar as vantagens e desvantagens do ensino à distância para
a formação do profissional de enfermagem, considerando os fatores econômicos e
sociais atinentes à atuação desses agentes. Problema: Considerando que a
Universidade pressupõe um ambiente inclusivo e que a prática da Enfermagem tem
se demonstrado essencial no contexto pandêmico, quais os benefícios e prejuízos
do ensino à distância para a formação e qualificação desses profissionais no
aspecto econômico? Hipóteses: a) O ensino à distância e o capital humano possui
implicação econômica positiva, considerando a flexibilidade na formação continuada;
b) Considerando o contexto pandêmico, é preciso aliar ensino à distância com o
presencial, devido à imprescindibilidade da prática na formação. Metodologia: foi
realizada pesquisa bibliográfica e documental, com o emprego de autores como
OLIVEIRA (2015), SOUZA (2018) e MAAS (2018), e os dados foram analisados
numa abordagem quanti-qualitativa. Resultados: foram identificadas nove
instituições de ensino superior que ofertam a graduação em enfermagem à
distância, todas privadas. As públicas ofertam somente cursos de pós-graduação e
especialização. Conclusão: as instituições identificadas são deficientes na qualidade,
conforme avaliação no ENADE, o que reflete na formação do enfermeiro e em como
a ideia de educação e sua função econômica podem ser prejudiciais por focar
somente capital humano para o mercado de trabalho, negligenciando a qualidade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Panorama econômico do ensino à distância em enfermagem no Brasil e o reflexo na qualidade da formação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Capital humano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Enfermagem - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação acadêmica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The pandemic scenario caused by COVID-19 forced the adaptation of economic,
social, educational, hygiene activities, among others. In the context of nursing, it was
reflected on the effectiveness of the adoption of teaching in the distance modality in
the training of these professionals and the implications for the job market. Objective:
to analyze the advantages and disadvantages of distance learning for the training of
nursing professionals, considering the economic and social factors related to the
performance of these agents. Problem: Considering that the University presupposes
an inclusive environment and that Nursing practice has been shown to be essential in
the pandemic context, what are the benefits and harms of distance learning for the
training and qualification of these professionals in the economic aspect? Hypotheses:
a) Distance learning and human capital have positive economic implications,
considering the flexibility in continuing education; b) Considering the pandemic
context, it is necessary to combine distance learning with face-to-face teaching, due
to the indispensability of practice in training. Methodology: bibliographic and
documentary research was carried out, using authors such as OLIVEIRA (2015),
SOUZA (2018) and MAAS (2018), and the data were analyzed in a quantitativequalitative approach. Results: nine higher education institutions were identified that
offer distance education in nursing, all of which are private. The public ones only offer
postgraduate and specialization courses. Conclusion: the institutions identified are
deficient in quality, as assessed by ENADE, which reflects on the training of nurses
and how the idea of education and its economic function can be harmful because it
focuses only on human capital for the job market, neglecting quality. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|