Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cabello, Andrea Felippe | pt_BR |
dc.contributor.author | Santana, Ana Paula Magalhães Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-15T20:57:07Z | - |
dc.date.available | 2024-02-15T20:57:07Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-15 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-25 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Ana Paula Magalhães Silva. Análise da inserção do ensino híbrido na graduação da Universidade de Brasília. 2023. 99 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47748 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O método tradicional na sala de aula precisa ser complementado com novas
modalidades de ensino, uma vez que as mudanças no mundo estão cada vez mais imprevisíveis
e a forte expansão do uso social das tecnologias digitais de informação e comunicação
(TDIC’s), gerou e continua gerando mudanças que provocam a ruptura de fronteiras entre o
espaço físico e virtual, criando um espaço híbrido de conexões. Nesse entendimento, o ensino
híbrido é apresentado como nova proposta metodológica que amplia a construção de uma
prática pedagógica que potencializa o aprendizado dos alunos num contexto tecnológico
contemporâneo, sem abandonar o uso da sala de aula tradicional. O objetivo da dissertação é
analisar a viabilidade da inserção do ensino híbrido no projeto pedagógico dos cursos de
graduação da Universidade de Brasília, descrevendo quais os instrumentos relacionados à essa
metodologia são passíveis de uso atualmente na Universidade, abordando o ensino híbrido de
forma a conceituar e caracterizar os seus modelos e propostas dentro da esfera das metodologias
ativas, identificando impasses e premissas na sua implementação, além de indicar o modelo
mais apropriado junto aos cursos de graduação da Universidade de Brasília. Esse modelo
proposto trata-se da sala de aula invertida, modelo híbrido sustentado, é uma metodologia ativa
que propõe que o educando aprenda por meio da articulação entre espaços e tempos online e
presenciais, de forma síncrona e assíncrona que segue a tendência de mudança na gestão
educacional. Por meio dos dados conclui-se com a análise dos dados que Universidade de
Brasília tem potencial para a inserção do ensino híbrido na proposta da sala invertida nos cursos
de graduação, uma vez que segundo a literatura, a universidade atende aos requisitos de
infraestrutura física e tecnológica, tanto no que tange aos equipamentos, sistemas e suporte para
essa implementação. Faz-se necessário ainda o alinhamento de um planejamento estratégico
persuasivo dos seus gestores, no que tange a formação continuada dos seus servidores técnico
administrativos e docentes associado a uma mudança cultural da instituição. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise da inserção do ensino híbrido na graduação da Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino híbrido | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior - Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The traditional method in the classroom needs to be complemented with new teaching
modalities, since changes in the world are increasingly unpredictable and the strong expansion
of the social use of digital information and communication technologies (TDIC's), has
generated and continues to generate changes that break the boundaries between physical and
virtual space, creating a hybrid space of connections. In this understanding, hybrid teaching is
presented as a new methodological proposal that expands the construction of a pedagogical
practice that enhances students' learning in a contemporary technological context, without
abandoning the use of the traditional classroom. The aim of the dissertation is to analyze the
viability of inserting hybrid teaching in the pedagogical project of undergraduate courses at
the University of Brasília, describing which instruments related to this methodology are
currently usable at the University, approaching hybrid teaching in order to conceptualize and
characterize its models and proposals within the sphere of active methodologies, identifying
impasses and assumptions in their implementation, in addition to indicating the most
appropriate model for undergraduate courses at the University of Brasília. This proposed
model is about the inverted classroom, a sustained hybrid model, it is an active methodology
that proposes that the student learns through the articulation between online and face-to-face
spaces and times, in a synchronous and asynchronous way that follows the trend of change in
educational management. It concludes with the analysis of the data that the University of
Brasília has the potential for the insertion of hybrid teaching in the inverted classroom proposal
in undergraduate courses, since according to the literature, the university meets the
requirements of this implementation. Through the data obtained, with regard to the physical
and technological infrastructure, the university has all the necessary framework for the
implementation, needing to align a persuasive strategic planning of its managers, regarding
the continuous training of its technical administrative servants and associated professors to a
cultural change of the institution. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|