Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47748
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AnaPaulaMagalhaesSilvaSantana_DISSERT.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCabello, Andrea Felippept_BR
dc.contributor.authorSantana, Ana Paula Magalhães Silvapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-15T20:57:07Z-
dc.date.available2024-02-15T20:57:07Z-
dc.date.issued2024-02-15-
dc.date.submitted2023-05-25-
dc.identifier.citationSANTANA, Ana Paula Magalhães Silva. Análise da inserção do ensino híbrido na graduação da Universidade de Brasília. 2023. 99 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47748-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO método tradicional na sala de aula precisa ser complementado com novas modalidades de ensino, uma vez que as mudanças no mundo estão cada vez mais imprevisíveis e a forte expansão do uso social das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC’s), gerou e continua gerando mudanças que provocam a ruptura de fronteiras entre o espaço físico e virtual, criando um espaço híbrido de conexões. Nesse entendimento, o ensino híbrido é apresentado como nova proposta metodológica que amplia a construção de uma prática pedagógica que potencializa o aprendizado dos alunos num contexto tecnológico contemporâneo, sem abandonar o uso da sala de aula tradicional. O objetivo da dissertação é analisar a viabilidade da inserção do ensino híbrido no projeto pedagógico dos cursos de graduação da Universidade de Brasília, descrevendo quais os instrumentos relacionados à essa metodologia são passíveis de uso atualmente na Universidade, abordando o ensino híbrido de forma a conceituar e caracterizar os seus modelos e propostas dentro da esfera das metodologias ativas, identificando impasses e premissas na sua implementação, além de indicar o modelo mais apropriado junto aos cursos de graduação da Universidade de Brasília. Esse modelo proposto trata-se da sala de aula invertida, modelo híbrido sustentado, é uma metodologia ativa que propõe que o educando aprenda por meio da articulação entre espaços e tempos online e presenciais, de forma síncrona e assíncrona que segue a tendência de mudança na gestão educacional. Por meio dos dados conclui-se com a análise dos dados que Universidade de Brasília tem potencial para a inserção do ensino híbrido na proposta da sala invertida nos cursos de graduação, uma vez que segundo a literatura, a universidade atende aos requisitos de infraestrutura física e tecnológica, tanto no que tange aos equipamentos, sistemas e suporte para essa implementação. Faz-se necessário ainda o alinhamento de um planejamento estratégico persuasivo dos seus gestores, no que tange a formação continuada dos seus servidores técnico administrativos e docentes associado a uma mudança cultural da instituição.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise da inserção do ensino híbrido na graduação da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino híbridopt_BR
dc.subject.keywordProjeto pedagógicopt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.subject.keywordEnsino superior - Brasilpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The traditional method in the classroom needs to be complemented with new teaching modalities, since changes in the world are increasingly unpredictable and the strong expansion of the social use of digital information and communication technologies (TDIC's), has generated and continues to generate changes that break the boundaries between physical and virtual space, creating a hybrid space of connections. In this understanding, hybrid teaching is presented as a new methodological proposal that expands the construction of a pedagogical practice that enhances students' learning in a contemporary technological context, without abandoning the use of the traditional classroom. The aim of the dissertation is to analyze the viability of inserting hybrid teaching in the pedagogical project of undergraduate courses at the University of Brasília, describing which instruments related to this methodology are currently usable at the University, approaching hybrid teaching in order to conceptualize and characterize its models and proposals within the sphere of active methodologies, identifying impasses and assumptions in their implementation, in addition to indicating the most appropriate model for undergraduate courses at the University of Brasília. This proposed model is about the inverted classroom, a sustained hybrid model, it is an active methodology that proposes that the student learns through the articulation between online and face-to-face spaces and times, in a synchronous and asynchronous way that follows the trend of change in educational management. It concludes with the analysis of the data that the University of Brasília has the potential for the insertion of hybrid teaching in the inverted classroom proposal in undergraduate courses, since according to the literature, the university meets the requirements of this implementation. Through the data obtained, with regard to the physical and technological infrastructure, the university has all the necessary framework for the implementation, needing to align a persuasive strategic planning of its managers, regarding the continuous training of its technical administrative servants and associated professors to a cultural change of the institution.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.