Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mietto, Gabriela Sousa de Melo | pt_BR |
dc.contributor.author | Valle, Camila Sena | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-02T17:58:20Z | - |
dc.date.available | 2024-02-02T17:58:20Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-02 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-23 | - |
dc.identifier.citation | VALLE, Camila Sena. A amizade de crianças com TEA na primeira infância e a inclusão escolar. 2023. xviii, 236 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47670 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A relação de amizade na infância tem sido vista na literatura como uma forma de socialização
significativa e que contribui para diversos aspectos do desenvolvimento da criança. Embora
se considerem relevantes as pesquisas desenvolvidas nesse campo, não foi possível identificar
na literatura como as crianças com autismo consideram, desenvolvem e mantém a amizade.
Os estudos, em sua maioria, têm definido e caracterizado a amizade sem levar em conta as
vivências das pessoas com autismo, suas diferentes perspectivas e manifestações em
ambiente natural. Em consideração a isso, construiu-se o objetivo dessa pesquisa, buscando
compreender como ocorre o processo de desenvolvimento das relações de amizade em
crianças com TEA na primeira infância, em situações de interação com seus pares, no
contexto escolar. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, conduzida através do estudo de
caso numa perspectiva longitudinal, estruturando-se na Teoria Fundamentada nos Dados
(TFD) como caminho metodológico norteador desta investigação. Os participantes foram
duas crianças com diagnóstico de TEA, matriculadas no primeiro ano do ensino fundamental,
as crianças de turma que interagiram com elas, as educadoras responsáveis e seus pais. Os
procedimentos de coleta de informações foram: estudo exploratório, entrevista
semiestruturada, videogravações de momentos de interação, conversação guiada por roteiro
semiestruturado e diário de campo. A análise dos dados produzidos baseou-se na análise
microgenética das informações videogravadas, do conteúdo das entrevistas e da conversação
através de análise temática adaptada à psicologia, demarcados pelas contribuições teóricas da
revisão de literatura e da obra de Adams e Quinones (2020). Foi elaborada uma tabela com
categorias e subcategorias no que se refere às características da amizade, que permitiu
evidenciar diferenças qualitativas deste fenômeno entre crianças com autismo. Em função
disto, suscitam-se possíveis contribuições para ampliar o conceito e compreender o processo de desenvolvimento da amizade, considerando essencial a inclusão das vivências das próprias
crianças com autismo e de sua rede de apoio. Ficou evidenciado que as características típicas
das crianças com TEA não se apresentaram como empecilhos para estabelecer relações de
amizade com outras crianças. Também ficou constatado que o ambiente escolar e a mediação
do adulto podem favorecer o desenvolvimento da amizade. Considera-se importante a
produção de pesquisas sobre este assunto para que sejam ampliados os conhecimentos que
têm sido divulgados até o momento, especialmente, investigações sobre a amizade de
crianças com autismo e propostas de práticas inclusivas voltadas para esse público nos
diferentes níveis e modalidades de ensino. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A amizade de crianças com TEA na primeira infância e a inclusão escolar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças autistas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The relationship of friendship in childhood has been seen in the literature as a significant
form of socialization that contributes to several aspects of the child's development. Although
the research carried out in this field is considered relevant, it was not possible to identify how
children with autism consider, develop and maintain friendship. Studies, for the most part,
have defined and characterized friendship without taking into account the experiences of
people with autism, their different perspectives and manifestations in a natural environment.
In consideration of this, the objective of this research was constructed, seeking to understand
how the process of development of friendship relationships in children with ASD in early
childhood occurs, in situations of interaction with their peers, in the school context. This is
qualitative research, conducted through a case study in a longitudinal perspective, structured
on Grounded Theory (GT) as the methodological path guiding this investigation. The
participants were two children diagnosed with ASD, enrolled in the first year of elementary
school, the children in the class who interacted with them, the responsible educators and their
parents. The procedures for collecting information were: exploratory study, semi-structured
interview, video recordings of moments of interaction, conversation guided by a semistructured script and field diary. The analysis of the data produced was based on the
microgenetic analysis of the videotaped information, the content of the interviews and the
conversation through thematic analysis adapted to psychology, demarcated by the theoretical
contributions of the literature review and the work of Adams and Quinones (2020). A table
was created with categories and subcategories regarding the characteristics of friendship,
which made it possible to show qualitative differences in this phenomenon among children
with autism. As a result, possible contributions are raised to broaden the concept and
understand the friendship development process, considering essential the inclusion of the experiences of children with autism and their support network. It was evident that the typical
characteristics of children with ASD did not pose obstacles to establishing friendships with
other children. It was also found that the school environment and adult mediation can favor
the development of friendship. The production of research on this subject is considered
important so that the knowledge that has been disseminated so far is expanded, especially
investigations on the friendship of children with autism and proposals for inclusive practices
aimed at this public at different levels and modalities of teaching. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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