Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barroso, Eloisa Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Anna Lorena Morais | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-30T21:22:10Z | - |
dc.date.available | 2024-01-30T21:22:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-30 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Anna Lorena Morais. A nova capital em narrativas fílmicas: das tramas de cinejornais ao protagonismo de sujeitos históricos no Distrito Federal. 2023. 141 f., il. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47603 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem por objetivo analisar narrativas fílmicas sobre a construção da nova
capital e os anos iniciais após a inauguração, considerando estas como representações
históricas. Oito filmes relacionados à história do Distrito Federal (DF) são utilizados
como fontes documentais. Os cinejornais: Brasília nº 04 de 1957, Brasília nº 10 de
1958 e Brasília nº 16 de 1959; e as películas: Brasília, Contradições de uma Cidade
Nova (1967), de Joaquim Pedro de Andrade; Taguatinga em Pé de Guerra (1982), de
Armando Lacerda; A Capital dos Brasis (1989), de Geraldo Moraes; Romance do
Vaqueiro Voador (2007), de Manfredo Caldas; e A Saga das Candangas Invisíveis
(2008), de Denise Caputo. Os três primeiros abordam a construção da cidade. São
documentários de caráter institucional do governo federal da época, realizados pela
Companhia Urbanizadora da Nova Capital- NOVACAP, a pedido do então presidente
Juscelino Kubitschek (JK). Avaliamos como as representações e discursos presentes
nesses cinejornais incorporam o ideal do discurso fundador de JK que se tornou
narrativa hegemônica sobre a cidade. Argumentamos então que as demais narrativas
fílmicas apresentam outras possibilidades de leituras sobre a capital, pois mesmo
revelando permanências de representações e discursos sobre a “Brasília, capital da
esperança e modernidade”, representam e constroem narrativas disruptivas desse ideal.
A investigação documental das narrativas fílmicas permite que surjam discursos e
representações outras, as quais compõem um diálogo sobre a cidade e os sujeitos que
nela - ou nos arredores dela - viveram ou residem. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A nova capital em narrativas fílmicas : das tramas de cinejornais ao protagonismo de sujeitos históricos no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasília (DF) - história | pt_BR |
dc.subject.keyword | Narrativas históricas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject.keyword | Documento audiovisual | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to analyze film narratives about the construction of the new capital
and the initial years after its inauguration, considering these as historical
representations. Eight films related to the history of the Federal District (DF) are used as
documentary sources. The newsreels: Brasília nº 04 of 1957, Brasília nº 10 of 1958 and
Brasília nº 16 of 1959; and the films: Brasília, Contradições de uma Cidade Nova
(1967), by Joaquim Pedro de Andrade; Taguatinga em Pé de Guerra (1982), by
Armando Lacerda; A Capital dos Brasis (1989), by Geraldo Moraes; Romance do
Vaqueiro Voador (2007), by Manfredo Caldas; and A Saga das Candangas Invisíveis
(2008), by Denise Caputo. The first three deal with the construction of the city. They
are institutional documentaries of the federal government at the time, made by
Companhia Urbanizadora da Nova Capital - NOVACAP, at the request of the thenpresident Juscelino Kubitschek (JK). We evaluated how the representations and
discourses present in these newsreels incorporate the ideal of JK's founding discourse,
which became the hegemonic narrative about the city. We then assume that the other
film narratives present other possibilities of readings about the capital, because even
revealing permanence of representations and discourses about “Brasília, capital of hope
and modernity”, they represent and build disruptive narratives of this ideal. The
documentary investigation of filmic narratives allows for the emergence of other
discourses and representations, which make up a dialogue about the city and the
subjects who lived or resided in it - or around it. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de História (ICH HIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|