Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47599
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AlexandreAlvesDeSousaMoreira_DISSERT.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O patrimônio à luz da primeira república : as iniciativas de Luís Cedro, Jair Lins e Wanderley Pinho
Autor(es): Moreira, Alexandre Alves de Sousa
Orientador(es): Honor, André Cabral
Assunto: Patrimônio cultural - Brasil
Brasil - história - Primeira República, 1889-1930
Análise do discurso
Data de publicação: 30-Jan-2024
Referência: MOREIRA, Alexandre Alves de Sousa. O patrimônio à luz da primeira república: as iniciativas de Luís Cedro, Jair Lins e Wanderley Pinho. 2023. 100 f. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta pesquisa se propõe a analisar as noções de patrimônio cultural que estavam sendo debatidas durante a Primeira República brasileira, em especial nas décadas de 1920 e início de 1930. Para tanto examinar-se-ão os discursos e os projetos de lei defendidos por Luís Cedro, Jair Lins e Wanderley Pinho, que à época buscaram criar políticas públicas e federais que salvaguardassem o patrimônio cultural e nacional brasileiro. Mediante a ideia de silêncio de Eni Orlandi e do paradigma indiciário de Carlo Ginzburg, serão explorados os detalhes que historicizam essas práticas, demonstrando que a noção de patrimônio que estava se desenhando no período não se restringia ao campo cultural, mas problematizava também as bases que compunham a política dos governadores.
Abstract: This research proposes to analyze the notions of cultural heritage that were being debatedduring the First Brazilian Republic, especially in the 1920s and early 1930s. To do so, thespeeches and bills defended by Luís Cedro, Jair Lins and Wanderley Pinho, who at the timesought to create public and federal policies that would safeguard the Brazilian cultural andnational heritage, will be examined. Through Eni Orlandi's idea of silence and CarloGinzburg's evidence paradigm, the details that historicize these practices will be explored,demonstrating that the notion of heritage that was taking shape in the period was not restrictedto the cultural field, but also problematized the bases that formed the policy of the governors.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.