Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barbosa, Sidney | pt_BR |
dc.contributor.author | Costa, Sidnei Sousa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-29T18:48:45Z | - |
dc.date.available | 2024-01-29T18:48:45Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-29 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-07 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Sidnei Sousa. A Literatura de Lima Barreto na telenovela Fera ferida da Rede Globo. 2023. 212 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47569 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo estudar o personagem negro na literatura de
Lima Barreto e analisar o seu deslocamento a partir da transmidialidade de seus
textos para a telenovela. A perspectiva é alcançar como a cidade e o personagem
negro ― bases de ligação entre o universo ficcional e a percepção humanística no
contexto social brasileiro ―, foram retratados e transpostos para a telenovela “Fera
Ferida” (1994). A obra de Lima Barreto retrata a cidade e os indivíduos de uma
sociedade que os exclui e os marginaliza. Nossa intenção é verificar como poderia o
pensamento de Ortega y Gasset e Muniz Sodré nas obras A Rebelião das Massas
(1930, primeira edição), O império do grotesco (2002, primeira edição),
respectivamente, contribuir para a discussão das características da teoria da
recepção e do conceito de mídias na telenovela “Fera Ferida” da Rede Globo de
Televisão. A análise será centrada, sobretudo, no estudo do universo literário de
Lima Barreto que foi elemento central para a elaboração da trama do roteiro da
telenovela. A performance apresentada ao público na telenovela materializa
elementos da representação proposta por Barreto nas conjunturas sociais, culturais
e políticas da época e no contexto de recepção da novela no início dos anos 1990.
A autoria do roteiro da novela é de Agnaldo Silva, Ana Maria Moretz e Ricardo
Linhares. “Fera Ferida” foi apresentada pela Rede Globo em 221 capítulos, de 15 de
novembro de 1993 a 16 de julho de 1994. A trama inicial foi fundamentada na
adaptação do conto “A Nova Califórnia” (1915) de Lima Barreto. Além desta
narrativa fundante, serviu-se a telenovela de outros contos e romances de Lima
Barreto para desenvolver o enredo. Dentre eles, o conto "O homem que sabia
Javanês” (1911), além dos romances Recordações de Isaías, Caminha (1917),
Numa e Ninfa (1915) e Clara dos Anjos (1948). Nos textos literários e na adaptação
para a telenovela, interessa-nos identificar o corpo negro, verificar como ele é
tratado pelo autor no universo literário e como ocorreu a recepção na transposição
para a mídia televisiva. Para tanto, não deixaremos de abordar nenhum aspecto da
construção literária que possa interessar aos objetivos da pesquisa. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A Literatura de Lima Barreto na telenovela Fera ferida da Rede Globo | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Barreto, Lima, 1881-1922 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Telenovelas - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | População negra | pt_BR |
dc.subject.keyword | Intermidialidade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to study the black character in Lima Barreto's literature and
analyze his shift from transmediality to soap opera. The perspective is to reach how
the city and the black character ― basis of connection between the fictional universe
and the humanistic feeling in the Brazilian social context ―, were portrayed and
transposed to the soap opera “Fera Ferida” (1994) of the Globo Television Network.
Lima Barreto's work portrays the city, the individuals of a society that excludes and
marginalizes them. Our intention is to verify how the thought of Muniz Sodré and
Ortega and Gasset, in the works O Império Grotesco and A Rebelião das Massas by
José Ortega y Gasset (1930, first edition), contributed to the understanding of the
text that transits between media and other arts of the literary universe from Lima
Barreto to the script and performance in the soap opera “Fera Ferida”. The analysis
will be centered, above all, on the study of the social, cultural, political contexts at the
time and in the context of the telenovela's reception in the early 1990s. The script is
authored by Agnaldo Silva, Ana Maria Moretz and Ricardo Linhares. It was
presented by the Globo Television Network in 221 chapters, from November 15,1993
to July 16, 1994. The first plot was based on the adaptation of the short story “A
Nova Califórnia” (1915, first edition) by Lima Barreto. In addition to this founding
narrative, the telenovela and other short stories and novels by Lima Barreto were
used to develop the plot. Among them were the short stories “O homem que sabia
Javanês” (1911), Memórias de Isaías Caminha (1917), Numa e Ninfa (1915, first
edition) and Clara dos Anjos (1948, first edition). In the literary texts and in the
adaptation for the telenovela, we are interested in identifying the black body,
verifying how it is treated by the author in the literary universe and how the reception
occurred in the transposition to the soap opera media. Therefore, it will not fail to
address any aspect of literary construction that may be of interest to the research
aims. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|