Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mata, Anderson Luís Nunes da | pt_BR |
dc.contributor.author | Macedo, Pedro Ivo Rocha de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-29T18:48:45Z | - |
dc.date.available | 2024-01-29T18:48:45Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-29 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-13 | - |
dc.identifier.citation | MACEDO, Pedro Ivo Rocha de. Só quem viveu sabe: as biografias de celebridades de nicho popular no Brasil. 2022. 216 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47567 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A tese é um estudo das representações de personagens de mídia popular no Brasil, as
chamadas subcelebridades, por meio de biografias e autobiografias. Apresenta-se um panorama
amplo dessa modalidade narrativa, composto por vinte e sete volumes publicados entre 1994 e
2020, refletindo sobre o seu posicionamento no campo literário. Contempla-se a inserção desses
tomos no campo, inquirindo como tais obras, que têm por objeto personalidades alheias ao
mundo literário, viabilizam-se no mercado brasileiro de produção e distribuição, investigando
por que os indivíduos retratados nesses volumes, difundidos em meios de consumo de pouca
profundidade analítica, recorrem à literatura como ferramenta de exposição e propagação de
suas imagens. O estudo busca ainda verificar se há estratégias narrativas comuns aos diferentes
textos, empreendendo uma reflexão de como a ideia de autoria se opera nessas obras.
Finalmente, reflete-se como as obras são recepcionadas pelos leitores e como essas
personalidades se reconfiguram no ato de leitura, ganhando uma dimensão que lhes é vedada
pelo consumo apressado de si como produtos e que só é possível por meio da literatura. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Só quem viveu sabe : as biografias de celebridades de nicho popular no Brasil | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autobiografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura e sociedade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura e representação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Subcelebridade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The thesis is a study of the representations of popular media characters in Brazil, the socalled subcelebrities, through biographies and autobiographies. A broad overview of this
narrative modality is presented, consisting of twenty-seven volumes published between 1994
and 2020, reflecting on its position in the literary field. When contemplating the literary
insertion of these volumes in the field, we investigate how such works, whose objects are alien
to the literary world, become viable in the Brazilian production and distribution market,
investigating why the individuals portrayed in these volumes, disseminated in media with little
analytical depth, resort to literature as a tool for exposing and propagating their images. The
study also seeks to verify if there are narrative strategies common to the different texts,
undertaking a reflection on how the idea of authorship operates in these works. Finally, it
reflects on how readers respond to the works and how these personalities are reconfigured in
the act of reading, gaining a dimension that is not reached when they are rapidly consumed as
products and that is only possible through literature. | en |
dc.description.abstract2 | La tesis es un estudio de las representaciones de personajes mediáticos populares en
Brasil, las llamadas subcelebridades, a través de biografías y autobiografías. Se presenta un
amplio panorama de esta modalidad narrativa, compuesta por veintisiete volúmenes publicados
entre 1994 y 2020, reflexionando sobre su posición en el campo literario. Se contempla la
inserción de estos volúmenes en el campo, indagando cómo tales obras, que tienen por objeto
personalidades ajenas al mundo literario, se vuelven viables en el mercado brasileño de
producción y distribución, investigando por qué los personajes retratados en estos libros,
difundidos en medios de consumo de poca profundidad analítica, recurren a la literatura como
herramienta para exponer y propagar sus imágenes. El estudio también busca verificar si existen
estrategias narrativas comunes a los diferentes textos, emprendiendo una reflexión sobre cómo
opera la idea de autoría en estas obras. Finalmente, se indaga sobre cómo las obras son recibidas
por los lectores y cómo estas personalidades se reconfiguran en el acto de leer, adquiriendo una
dimensión que les está vedada por el consumo precipitado de sí mismas como productos y que
sólo es posible a través de la literatura. | es |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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